Skylanders: Swap Force (PS3) | Análise

 

 skylanders  

  • Editora: Activision
  • Produtora: Vicarious Visions
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, Wii, Wii U, 3DS

 

Classificação 

[starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

Com “Disney Infinity” a tentar roubar o espaço que até agora pertencia exclusivamente a “Skylanders”, foi com grande expetativa que esperámos por “Swap Force”. Será que valeu a pena?

Enredo: Sendo a parte menos importante deste jogo, e também a mais fraca, temos de salientar o esforço feito para criar um enredo com momentos que nos fazem rir. A mais valia é o vilão, Kaos, que para além de ter muita qualidade, consegue criar momentos hilariantes que farão as delícias das crianças, mas não só. O enredo é divertido, nunca maçador nem repetitivo o suficiente para nos fazer parar. É verdade que a campanha não dura mais do que 10 horas, mas existe muito para ser feito para lá do enredo principal, tendo cada criatura as suas próprias missões. De salientar o modo Arena, que faz lembrar “God of War II”, e que vos oferece muitas horas de diversão onde tentarão alcançar novos limites.

Skylanders-Swap-Force-screenshot

 

Jogabilidade: Antes de mais temos de dizer o seguinte: Agora podemos saltar! À primeira vista pode parecer uma adição insignificante, mas acreditem que não é, pois a nossa jogabilidade molda-se a esta alteração. Em seguida devemos salientar a maior inovação deste jogo: a capacidade de dividirmos os nossos bonecos em dois e fazer combinações com outros bonecos (ver imagem seguinte). E com isto o jogo respira de inovação e apresenta novas possibilidades, pois a cada boneco que adquirimos estamos realmente a aumentar o nosso número de combinações possíveis que nos darão novas criaturas. Com isto não precisamos de muito tempo para sentirmos como toda a forma de jogar se altera com esta possibilidade, sendo, de longe, o grande aliciante deste jogo.

Em termos de controlos, tudo é intuitivo e simples, feito para qualquer tipo de jogador, desde o mais hardcore ao novato, e para tal muito contribui a diferença entre níveis de dificuldade. Preparem-se para a cada novo nível de dificuldade encontrarem um novo jogo, levando-nos a precisar de muita concentração para dominarem tudo o que vos espera. Mesmo os jogadores mais experientes terão algumas dificuldades em certos momentos.

skylanders swap

 

Gráficos: Mantém a sua fórmula vencedora: cenários variados, cheios de imaginação, cor e que pedem para ser explorados. É realmente interessante ver como alguns cenários foram construídos, levando a que não se tenha a sensação de repetição nem que se torne desgastante ter de explorar mais um pouco. Tudo está muito bom nestes mundos que iremos descobrir.  De salientar ainda que o jogo não nos oferece a capacidade de controlarmos a câmara. Tal adição seria interessante mas novamente percebemos que os seus criadores querem oferecer um jogo simples, capaz de ser jogado com facilidade, sem esforço, sem cansaço (mas como já disse, nos níveis mais difíceis, preparem-se para o desafio). A variedade dos níveis também molda a própria jogabilidade e leva-nos a criar novas combinações, sendo que em alguns casos dava jeito termos mais bonecos.

General_Skylanders_SWAP_Force

 

Som: Tal como nos jogos anteriores, a banda sonora e os efeitos de som estão bons, mas o que marca a parte sonora é o excelente trabalho de vozes que ajuda à harmonização do enredo, mas principalmente a tornar o enredo mais cómico e divertido, tornando toda a experiência de jogo em algo que facilmente gostamos. A personagem Kaos ganha bastante com um exímio trabalho de voz. É quase como presenciar um filme de animação das grandes produtoras.

 

Mas o que torna “Skylanders: Swap Force” um bom jogo não são apenas estes parâmetros, mas sim tudo o resto. “Skylanders” volta a induzir uma necessidade de continuarmos, de experimentar algo novo e, claro, de comprar novos bonecos. Este é, talvez, o defeito desta série: obriga-nos a comprar mais bonecos para conseguirmos tirar partido de tudo o que o jogo nos pode oferecer, e com isso torna-se num investimento que pode ser pesado para alguns, mas que as crianças irão adorar. O jogo possibilita ainda que todos os monstro cheguem ao nível 20, por isso peguem nas vossas criaturas dos jogos anteriores e toca a jogar! O conjunto de possibilidades que este jogo oferece convida-nos a passar muitas horas a controlar estas criaturas, e mesmo após termos conquistado o troféu de platina, continuamos a jogar.

skylanders starter pack

“Skylanders: Swap Force” faz o que toda a série foi melhorando com o tempo, e mais ainda, pois oferece a mistura entre a criatividade dos seus programadores e a imaginação dos jogadores ao criarmos combinações com os nossos bonecos, e esta mistura torna este jogo numa experiência singular. Este é o melhor jogo da série até hoje! É completo, é compacto, é imaginativo, puxa pelos nossos limites e criatividade, e o enredo é muito divertido. Sendo a prenda ideal para qualquer fã, agora vamos ver o que esta série, capaz de vender milhões, pode fazer na próxima geração. A minha única questão é: sendo este um género tão lucrativo e com tão grande margem de manobra para evoluir e trazer algo realmente novo às nossas experiências de jogo, para quando um jogo deste género de outras marcas que sempre ouvimos falar, como a Marvel, Pokemon, ou Star Wars? Skylanders está de parabéns por tudo aquilo que está a criar, e por apostar em algo que poucos acreditavam há uns anos.

 

Pontos fortes:

  • Enredo divertido com um bom vilão do qual facilmente gostamos
  • Capacidade de dividir bonecos e criar combinações (novas criaturas)
  • Os cenários continuam diversificados, imaginativos e cheios de cor

Pontos fracos:

  • Tal como em toda a série, precisamos de mais criaturas para tirar partido de tudo o que o jogo oferece

LP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *