SME na Ajasom: Vinil em saborosa nostalgia ao cair do dia
Na sexta-feira, 19 de setembro, decorreu mais uma edição do habitual Lusco-Fusco na Ajasom, showroom de referência em equipamentos de alta fidelidade em Portugal. Estas sessões de fim de tarde tornaram-se verdadeiros momentos de culto para os apaixonados do audio — e esta foi, sem dúvida, um dos mais especiais.
Da Engenharia Britânica de Precisão à Paixão Analógica
O destaque coube à histórica marca britânica SME Ltd, num evento que contou com a presença do seu Sales Director, Kerry St. James, vindo expressamente ao nosso país para apresentar as últimas criações analógicas da empresa.
Fundada em 1946, a SME (Scale Model Equipment Company) começou por produzir peças de precisão para a indústria aeronáutica, mas rapidamente se distinguiu pelos seus braços de leitura e giradiscos, reconhecidos hoje como referência absoluta no universo analógico. A marca combina engenharia meticulosa com materiais de exceção, e é conhecida pela longevidade dos seus produtos — alguns dos quais permanecem em funcionamento perfeito após décadas de uso.
Em demonstração estiveram dois dos modelos mais recentes da marca: o SME Model 35 e o SME Model 8, cada um inserido num sistema distinto, pensado ao detalhe para revelar o melhor de cada componente. O sistema que acompanhou o Model 35 integrou colunas Vivid Audio, eletrónica Ayre, cablagem de interligação Kimber e de energia e filtragem de corrente da Shunyata Research — uma seleção à altura da estrela do dia, com sinergia evidente e desempenho irrepreensível,
Gravações com História, mas reproduzidas com Presença
Kerry St. James revelou-se naturalmente não só um profundo conhecedor técnico da SME, como também um comunicador cativante. Ao longo da sessão partilhou curiosidades sobre o processo de fabrico da marca e também histórias saborosas em torno de algumas das raridades em vinil que trouxe consigo para a ocasião — que fizeram as delícias dos presentes e permitiram revelar as melhores qualidade de reprodução do Model 35, como a sua dinâmica, palco, textura e uma singular sensação “being there” interpretativa, De Eva Cassidy a Miles Davies, passando pela obra prima de Tom Waits e Crystal Gayle (a lendária banda sonora “One From the Heart” do musical de Francis Ford Coppola) todos revelaram de forma bem clara a sua bela presença e assinatura particular.
A Ajasom, atual representante oficial da SME em Portugal, é desde há muito tempo também um espaço que cultiva o gosto pelo vinil em todas as suas vertentes. Para além de vários equipamentos e acessórios das melhores marcas na área, a loja disponibiliza também uma seleção cuidada de Vinil, com títulos da Analogue Productions, MoFi, Reference Recordings, entre outras editoras de referência.
Esta edição do Lusco-Fusco reafirmou o compromisso da Ajasom com a excelência sonora e o vinil em particular — e a SME revelou, mais uma vez, porque continua a ser sinónimo de precisão e paixão analógica.