"À Solta na Internet" © Zero em Comportamento

À Solta na Internet | Filme sobre abuso online vai chocar os espectadores

A Zero em Comportamento apresenta “À Solta na Internet”, o filme sobre o abuso infantil online que irá chocar os espectadores em outubro.

A Zero em Comportamento tem uma nova estreia nas salas portuguesas agendada para outubro e que promete colocar os espectadores em debate. “Sabe com quem a sua filha comunica online?” Assim começa a promoção do documentário checo “À Solta na Internet”, que aborda os abusos infantis online, levados a cabo por centenas de predadores sexuais na República Checa.

A trama deste documentário segue três atrizes – Tereza Tezká, Sabina Dlouhá e Anezká Pithartová – todas elas maiores de idade, que se fazem passar por crianças nas redes sociais, de maneira a perceber o comportamento destes homens. O documentário foi escrito e realizado pela dupla Barbora Chalupová  e Vít Klusák e tem ganho alguns prémios importantes de cinema, como o de Melhor Documentário no Festival Internacional de Documentário de Moscovo em 2021 e ainda o Prémio da Audiência e o de Melhor Documentário nos Czech Lions 2021. O trailer deste filme pode ser visto abaixo, assim como a sua sinopse oficial.

Três actrizes, três quartos de criança, 10 dias e 2.458 predadores sexuais. Uma experiência que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Três actrizes, maiores de 18 anos, mas com ar bem juvenil, fazem-se passar por meninas de 12 anos em falsos perfis nas redes sociais. Em quartos de criança recriados num estúdio, elas conversam através de chats e de Skype com homens de diferentes idades que as procuraram e contac- taram online. A maioria destes homens pede-lhes vídeos sexuais e envia-lhes fotos suas bem explícitas. Alguns até tentam chantageá-las.Este documentário mostra o drama destas actrizes à medida que as suas personagens vão passando das relações online até ao real encontro com os predadores (vigiado por seguranças e câmaras escondidas). Às tantas, as tácticas predatórias viram-se contra os predadores e os caçadores tornam-se as presas.

“À Solta na Internet” é a prova que a distribuidora independente Zero em Comportamento procura abordar as temáticas mais sensíveis da nossa sociedade, fazendo-nos pensar e discutir as nossas atitudes nas redes sociais e, chamar-nos à atenção, para os seus perigos. Não são todos os dias que filmes desde calibre chegam às salas comerciais, mas “À Solta na Internet” é diferente e tem estreia marcada para o próximo dia 21 de outubro nas principais salas de cinema do país.

A versão mais longa de 100 minutos de duração ficará disponível para o público em geral. No entanto, existe uma versão mais curta, de 63 minutos, e que conta com comentários por parte das três atrizes protagonistas estará disponível para as escolas. As mesmas poderão marcar sessões em horários especiais nos cinemas. Para tal basta entrar em contacto com a distribuidora portuguesa.

Fica atento às novidades sobre este filme “À Solta na Internet” que serão partilhadas pela MHD. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1273 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *