Afinal Stanley Kubrick é um dos atores da sua obra-prima 2001: Odisseia no Espaço
Stanley Kubrick não ficou apenas atrás das câmaras, o lendário realizador também entrou e teve uma breve aparição nesta cena.
Sumário:
- Stanley Kubrick conta com uma impressionante filmografia com filmes como “The Shining”, “Laranja Mecânica”, Dr. Strangelove”, entre outros;
- A sua icónica obra-prima, “2001: Odisseia no Espaço”, ainda tem muito que se diga, como revelou a filha do realizador;
- O cineasta tem uma breve cameo no final na cena em que Bowman e Poole fazem uma caminhada espacial.
Stanley Kubrick é uma figura incontornável na história do cinema, sendo que os seus filmes são frequentemente alvo de estudo em cursos especializados de cinema em todo o mundo.
Obras como “The Shining”, “Laranja Mecânica” e “Dr. Strangelove” são apenas alguns exemplos da sua vasta e complexa filmografia. No entanto, uma de suas maiores realizações continua a ser “2001: Odisseia no Espaço”. Uma obra-prima da ficção científica que, mesmo após quase seis décadas, mantém a sua relevância e capacidade de provocar reflexões diversas.
Lançado em 1968, o filme tornou-se num marco cultural, não apenas pelo tratamento vanguardista da ficção científica, mas também pela forma como questiona temas existenciais, tecnológicos e a própria evolução humana.
A história, baseada numa história de Arthur C. Clarke, segue a viagem de uma missão rumo a Júpiter, comandada pelo astronauta Dr. Dave Bowman e com a inteligência artificial HAL 9000. Com um comportamento cada vez mais errática, leva a um confronto entre homem e máquina. Contudo, há um aspecto da produção de “2001: Odisseia no Espaço” que só foi recentemente revelado: um cameo secreto do próprio realizador.
Uma breve aparição que nem todos reparam
Embora seja comum que os cineastas façam aparições nos seus próprios filmes (como Peter Jackson na trilogia “Senhor dos Anéis), o cameo de Kubrick passa despercebido aos olhos mais desatentos.
Durante a famosa cena em que Bowman e Poole fazem uma caminhada espacial, o som ofegante ouvido é, na verdade, o de Kubrick. A revelação foi feita pela filha, Katharina Kubrick Hobbs, que contou que só descobriu a identidade por trás dos sons ao conversar com a mãe sobre a exibição do filme.
Com 92% de classificação no Rotten Tomatoes, Charles Champlin, do Los Angeles Times, está rendido ao filme. Nesse sentido o jornalista escreve, “’2001: Odisseia no Espaço’, de Stanley Kubrick, é o filme que os entusiastas da ficção científica de todas as idades e em todos os cantos do mundo rezaram para que a indústria lhes desse um dia.”
Já tinhas reparado no breve cameo do realizador? Qual é a o teu filme favorito de Stanley Kubrick?