© MGM

Esta obra prima francesa inspirou Stanley Kubrick na realização de The Shining

Stanley Kubrick é um dos melhores realizadores da história. Para a sua obra prima “The Shining” foi buscar inspiração a França.

Todos os seus filmes, senão quase todos, são estudados e avaliados por centenas de cursos de cinema por todo o mundo. E com razão, toda a sua filmografia é uma autêntica obra prima, é difícil encontrar um filme que não seja aclamado pela critica.

Lê Também:   LEGO e Disney juntam-se para fazer as delícias dos fãs de Branca de Neve e os Sete Anões

Responsável por filmes como “Shining”, “Laranja Mecânica”, “De Olhos Bem Fechados”, “Nascido para Matar”, “Dr. Strangelove”, “Spartacus”, “2001: Odisseia no Espaço”, entre muitos outros, Stanley Kubrick tornou-se num nome incontornável da história do cinema.

Ainda assim até os melhores realizadores da história da sétima arte também precisam de alguma fonte de inspiração. Nesse sentido Stanley Kubrick inspirou-se neste icónico filme francês para fazer “The Shining.




INSPIRAÇÃO FRANCESA

stanley kubrick last year at marienbad inspiração the shining stephen king
© Rialto Pictures

Kubrick foi buscar inspiração a um dos melhores filmes franceses da história, O Último Ano em Marienbad”, de Alain Resnais. O filme toca no experimental, com uma narrativa que se assemelha a um sonho não-linear. Algo que acontece também em “The Shining”.

Lê Também:   Cinemas NOS voltam a exibir todos os nomeados aos Óscares a um preço incrível

Já Alain Resnais já não vê com bons olhos alguns dos filmes de Stanley Kubrick, como disse à The Harvard Crimson – “não consigo perceber porque é que não gosto do final de ‘Laranja Mecânica’. Não fiquei satisfeito. Acho que ele precisava de mais velocidade. Gostava de o editar um dia”.

Lê Também:   Estes são os 7 filmes favoritos de Martin Scorsese

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, “O Último Ano em Marienbad” tem uns incríveis 93% de classificação. Brendan Gill, do New Yorker, escreve, “passa-nos pelos olhos com a suavidade e a ilógica inquestionável de um sonho e, de facto, pode ser que sejamos levados a perceber que a sua história é uma espécie de sonho dentro de um sonho”. Já a obra prima de Stanley Kubrick, “The Shining” tem 83% de classificação. Wendy Ide, do TIMES (UK), escreve, “o sobrenatural une-se à psicose na magnífica adaptação de Stanley Kubrick de um bestseller de Stephen King“.

TRAILER | STANLEY KUBRICK ENCONTROU INSPIRAÇÃO EM LAST YEAR AT MARIENBAD

Já viste estes dois filmes? Para ti, qual é o melhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *