Takeshi Kitano é homenageado em França

Depois de receber o título de Comandante pela Ordem de Artes e Letras de França em 2010, o talento e a inovação do mestre Takeshi Kitano voltam a ser reconhecidos em França.

O governo francês irá no próximo dia 25 de Outubro homenagear Takeshi Kitano com o título de Oficial na Ordem Nacional da Legião de Honra (em francês, a L’ordre National de la Legion d’honneur), uma ordem criada em 1802 por Napoléon Bonaparte que reconhece os serviços prestados por um individuo à cultura, à ciência, ou aos negócios.

Lê Também: Japoneses elegem as 10 melhores aberturas de séries anime

O realizador, comediante, ator, guionista, pintor, e produtor, foi escolhido este ano para receber esta honra pelo seu contributo para a arte contemporânea. Sobre Kitano, o antigo Ministro da Cultura francês Jack Lang comenta:

“Takeshi Kitano foi confortavelmente para além dos limites dos géneros artísticos e transformou as regras das artes performativas, da televisão, do filme e da literatura”.

takeshi kitano outrage

Em resposta, Kitano prometeu dedicar-se ainda mais ao seu trabalho e à preservação do seu estilo, acrescentando:

“Estou muito surpreso e simplesmente repleto de felicidade por ter sido escolhido para esta homenagem”.

Nascido em 1947, Takeshi Kitano, também conhecido como Beat Takeshi, começa a sua carreira em 1971 e alguns dos seus filmes mais conhecidos são Violent Cop (1989), Sonatine (1993), Dolls (2002) e Outrage (2010). Em 2017 poderá ser visto no filme Ghost in the Shell.


 

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *