Thor: O Mundo das Trevas | Tudo o que precisa de saber

FICHA TÉCNICA

Título Original: “Thor: The Dark World”
Realizadores: Alan Taylor
Atores: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christopher Eccleston
CTW | Marvel Studios | EUA | 2013 | Ação, Aventura, Fantasia

 

SINOPSE

Os estúdios da Marvel apresentam o muito aguardado “Thor: o Mundo das Trevas”, que dá continuidade às aventuras de Thor – o Poderoso Vingador – no grande ecrã, enquanto luta para salvar a Terra e a totalidade dos Nove Reinos de um sombrio inimigo anterior ao próprio universo.

Na sequência de “Thor” e “Os Vingadores” da Marvel, Thor luta para restabelecer a ordem em todo o cosmos. Porém, uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith regressa para mergulhar o universo nas trevas. Perante um inimigo que nem Odin nem Asgard conseguem vencer, Thor embarca na mais pessoal e perigosa aventura que alguma vez enfrentou, que o levará a reunir-se com Jane Foster e irá forçá-lo a sacrificar tudo para nos salvar.

A partir de 31 de outubro deste ano, poderá acompanhar Thor nesta arriscada viagem, nos cinemas portugueses.

 

TRAILERS

Veja o primeiro trailer de “Thor: o mundo das trevas”.

E o mais recente novo trailer do filme, no qual poderá descobrir novas cenas da jornada de Thor.

 

POSTER

Eis o primeiro poster local de “Thor: o mundo das trevas”

1poster
Em breve teremos novas informações e curiosidades sobre “Thor: o mundo das trevas”. Fique connosco!

Um filme é um nada sem as personagens que o compõe. Assim sendo, para aguçar a sua curiosidade de cinéfilo, apresentamos-lhe cada um dos pilares que enriquecem esta viva tela.

Comecemos pelo protagonista:

THOR, protagonizado por CHRIS HEMSWORTH

Thor

Poster local oficial

Thor Odinson é o Príncipe e futuro Rei de Asgard, uma civilização extraterrestre avançada. Revelando-se arrogante e impulsivo, Thor foi exilado para a Terra pelo seu pai, Odin. A experiência ensinou-o a ser humilde, mas colocou-o em conflito com o seu irmão adotivo, Loki. Depois de ter salvo a Terra dos esquemas de Loki ao lado dos Vingadores, Thor enfrenta agora um novo inimigo, que ameaça destruir tudo aquilo que é importante para ele.

 

JANE FOSTER, protagonizada por NATALIE PORTMAN

THOR_JANE

DOMEMBRACE_

Posters locais oficiais

Jane Foster é uma cientista astrofísica que conheceu Thor quando este foi exilado para a Terra pelo seu pai. Ambos sentiram uma intensa atração no curto período em que estiveram juntos, e, através de Jane, Thor aprendeu o valor da humildade e da natureza heróica da humanidade. Separados desde a primeira visita de Thor à Terra, Jane seguiu com a sua vida… mas agora vê-se novamente arrastada para o mundo de Thor, por uma antiga força malévola.

 

LOKI, protagonizado por TOM HIDDLESTON

LOKI1

LOKI2

Posters locais oficiais

Loki Laufeyson é o irmão adotivo de Thor, e foi criado junto com ele, desde bebé, por Odin. Depois de conhecer os seus verdadeiros antepassados, Loki procurou conquistar tanto Asgard como a Terra, mas foi impedido por Thor e os Vingadores. Arrogante e sem quaisquer remorsos, Loki continua nas masmorras de Asgard, e somente a sua mãe Frigga tem alguma esperança nele. Mas quando um arqui-inimigo procura destruir Asgard, Loki vê a sua lealdade ser testada.

 

MALEKITH, protagonizado por CHRISTOPHER ECCLESTON

MALEKI

Poster local oficial

Malekith é o malvado líder dos Elfos Sombrios, uma raça de seres que se diz mais antiga do que o próprio universo. Nascido das trevas, Malekith conduziu o seu povo numa guerra contra os Asgardianos, mas julgavam-se destruídos há milhares de anos. Contudo, Malekith sobreviveu e agora procura transformar o nosso universo, mergulhando-o novamente nas eternas trevas.

 

SIF, protagonizada por JAIMIE ALEXANDER

THOR_SIF

Poster local oficial

Sif é uma das guerreiras mais formidáveis de Asgard. Habilidosa e destemida, é uma aliada leal e de confiança de Thor. Enquanto ele esteve banido, Sif assistiu à traição de Loki e arriscou tudo para fazer com que Thor regressasse a Asgard… Mas, na Terra, ela viu que tinha perdido o coração dele para outra – a humana Jane Foster. Agora, no final de uma longa operação para libertar os Nove Reinos do conflito, Sif procura reatar a sua relação com Thor.

 

ODIN, protagonizado por ANTHONY HOPKINS

ODIN

Poster local oficial

Odin é Rei de Asgard, Protetor dos Nove Reinos e pai de Thor e Loki. No entanto, o longo reinado de Odin está a chegar ao fim e, embora inicialmente desapontado com a arrogância de Thor, percebe agora que este está pronto para assumir o trono. Mas, quando um antigo inimigo regressa, Odin questiona a lealdade de Thor. Afinal, se o reinado pertencer a Thor, este deve colocar o seu dever acima dos desejos do seu coração.

 

HOGUN, protagonizado por TADANOBU ASANO

hogun

Poster internacional oficial

Hogun, habitualmente conhecido por Hogun, o Severo, é o mais mortífero dos Warriors Three. Com a sua maça afiada e a sua lâmina, Hogun defende Asgard tão bem como o seu próprio lar, o pacífico planeta de Vanaheim. Embora raramente fale, a sua lealdade para com Thor é lendária, assim como o facto de reprovar as naturezas levianas de Fandral e Volstagg.

 

HEIMDALL, protagonizado por IDRIS ELBA

Lê Também:
WandaVision recebe primeiro trailer e novo poster

heimdall

Imagem não oficial

Heimdall é a sentinela de Asgard e tem a capacidade de ver e ouvir acontecimentos a galáxias distantes. Mantém-se no seu posto no Observatório de Asgard, observando o cosmos e protegendo Asgard de todo e qualquer intruso. Sendo um dos guerreiros em quem Odin mais confia, Heimdall está acima de qualquer crítica… mas agora Asgard depara-se com um inimigo que nem mesmo Heimdall consegue ver.

 

VOLSTAGG, protagonizado por RAY STEVENSON

VOLSTAGG

Poster local oficial

Volstagg é um dos três elementos dos Warriors Three, os maiores e mais leais guerreiros de Asgard. Grande e imponente, a habilidade de Volstagg com um machado só é comparável ao seu apetite. Com Fandral e Hogun, Volstagg tem lutado ao lado de Thor em muitas aventuras ao longo do cosmos. E ainda que as histórias das suas bravuras sejam frequentemente exageradas, ele é um herói para o povo de Asgard.

 

FANDRAL, protagonizado por ZACHARY LEVI

FANDRAL

Poster local oficial

Fandral é o melhor espadachim de Asgard, o que o beneficia enquanto membro dos Warriors Three. Ao lado de Volstagg e Hogun, Fandral luta para proteger Asgard de todo e qualquer inimigo. Quando não está a usar a sua espada para decepar os inimigos, Fandral usa o seu charme e formosura para impressionar as senhoras.

 

DR. ERIK SELVIG, protagonizado por STELLAN SKARSGÅRD

Dr. Erik Selvig é um astrofísico e mentor de Jane Foster, e estava com ela quando Thor chegou à Terra. A mente de Selvig foi possuída por Loki, que o forçou a ajudá-lo na sua invasão à Terra. O controlo da mente de Selvig por Loki terminou quando Thor e os Vingadores o derrotaram, mas o estado mental de Selvig deteriorou-se devido à influência de Loki. Agora Selvig vê-se mais uma vez no centro de eventos cósmicos enquanto dois mundos colidem.

 

ALGRIM/KURSE , protagonizado por ADEWALE AKINNUOYE-AGBAJE

Algrim/Kurse é o confiável e leal braço direito de Malekith. Ele lutou ao lado de Malekith durante a primeira guerra com Asgard, milhares de anos antes, mas agora o tempo deles está a terminar. Algrim é chamado para fazer o derradeiro sacrifício e é transformado no monstruoso Kurse. Com um novo e terrível poder, Kurse procura destruir Thor e Asgard como preparação para a chegada de Malekith.

 

DARCY LEWIS, protagonizada por KAT DENNINGS

Darcy Lewis é a estagiária de Jane Foster, uma peculiar, mas inteligente mestra em ciência política, que dá por si no meio do primeiro contacto da Terra com uma civilização extraterrestre. E embora nem sempre compreenda o que se está a passar à sua volta, não hesita em falar sobre isso. Quando Jane descobre um acontecimento cósmico antigo que está a afetar a Terra e desaparece, é Darcy quem vai ter de terminar o que Jane começou.

 

Para celebrar o lançamento de “Thor: o mundo das trevas”, reunimos algumas curiosidades sobre a mitologia do livro de banda desenhada de Thor.

  • Sabia que a saga de Thor começou com a sua primeira aparição na banda desenhada da Marvel “Journey Into Mystery #83” de 1962? É verdade. Aqui o herói defende a Terra contra os Stone-Men de Saturno.

detail

  • A ascendência de Thor é outra curiosidade que poderá querer saber: Thor tem ascendência Asgardiana do lado do pai e dos Deus Elder do lado da mãe. Como resultado, a sua pele, os seus músculos e a sua massa óssea são muito mais densos do que os dos humanos.
  • Thor foi criado em Asgard por uma mãe adotiva, portanto ele não conheceu as suas origens até várias décadas mais tarde.
  •  Diz-se que o místico martelo de guerra de Thor, Mjolnir, é movido a uma velocidade duas vezes superior à da luz! O martelo também contém energia suficientemente forte para aniquilar uma galáxia inteira.
  • O Mjolnir não pode ser levantado nem usado por alguém que não seja merecedor. Entre os que conseguiram levantá-lo encontram-se Red Norvell, Beta Ray Bill e Capitão América.

thor-hammer1

  • Depois de Laufey, o pai Gigante Gelado de Loki, ter sido morto numa batalha, ele foi adotado por Odin e criado com Thor. Loki cresceu perigosamente ciumento do seu irmão e este rancor relativamente à força e ao heroísmo de Thor conduziram-no às artes negras, com as quais ele tem uma afinidade natural.

loki-thor-vs-comic-262482

  • Bifrost é a ponte arco-íris e o único portal permanente que liga Asgard (o reino dos deuses) a Midgard (o reino dos humanos).

Bifrost_in_Thor

  • Algures no século IX a.C., Thor viajou para a Terra para estabelecer relação com os Vikings, que acabaram por venerá-lo, até Thor descobrir que alguns eram assassinos. Por isso, afastou-se de todas as atividades da Terra.
  • Foram as manipulações do irmão de Thor, Loki, que obrigaram a que os heróis mais poderosos da Terra se unissem, fazendo de Thor um membro fundador d’Os Vingadores.

The-Avengers

Esta semana juntámos para si alguns fun facts deste filme. Saiba mais sobre o que está por detrás das cenas que serão apresentadas no grande ecrã.

  • Em “Thor: O Mundo das Trevas” são apresentados mais profundamente os Nove Reinos, oferecendo um maior entendimento da história e das complexidades do universo de Thor. Os Nove Reinos têm origem na mitologia nórdica, e referem-se aos nove mundos sustentados por Yggdrasil, uma enorme árvore de cinzas, central à cosmologia nórdica. Asgard encontra-se no topo, e a terra, conhecida por Midgard, está no meio. No “Thor” original, Yggdrasil aparecia como uma estrutura cósmica, formada por uma série de casulos interligados, unindo os nove mundos (Reinos).
Lê Também:
Samuel L Jackson e Nick Fury regressam ao MCU numa série da Disney+

ml6nsrkqHa1s7y

  • A Medina de Asgard é o maior set alguma vez construído para um filme da Marvel. Pode-se passear pelas ruas de Asgard e ver as lojas, os bares e o campo de treinos.

asgard

  • Uma câmara aérea voou até à cascata de Dettifoss na Islândia (a cascata mais poderosa de Europa) para filmar a torrente de águas de todos os ângulos, e representar as cascatas de Asgard de maneira realista pelos computadores que replicam o mundo.

cascata

  • As filmagens na Islândia envolveram locais remotos, e a equipa teve de viajar várias horas do aeroporto até ao hotel. Depois, para chegar aos campos de cinza vulcânica que representavam o Mundo das Trevas, tiveram de viajar de carro por mais de duas horas.
  • Um olhar atento à decoração do set do apartamento de Londres de Jane Foster revela uma partitura no piano onde se pode ler “Thor O Deus Trovão”.
  • A fotografias de Jane Foster em pequena, que se vêem no apartamento, foram cedidas pela mãe de Natalie Portman, que tem um dossier cheio de fotografias de Natalie em diferentes idades, reservado para ocasiões como esta.
  • Fabricaram-se cerca de 30 martelos para Thor, com vários pesos e destinados a diferentes utilizações. O martelo principal é feito de alumínio, mas existem versões em diferentes materiais e pesos, incluindo uma versão “macia”, para os duplos. Das 30 versões existentes, cinco são usadas mais frequentemente, incluindo o martelo iluminado, que emite luz.
  • O design de Mjolnir, o martelo de Thor, foi alterado em relação à versão que Thor usava em “Os Vingadores” da Marvel. O novo martelo tem um maior sentido da história e da antiguidade e o seu punho está mais alinhado com o martelo usado em “Thor”.
  • A inscrição no martelo de Thor, escrita em runas nórdicas, traduz-se deste modo: “Quem quer que segure este martelo, se for digno dele, possuirá o poder de Thor”

Mjolnirinscription

  • O aderecista Barry Gibbs e a sua equipa de 18 técnicos desenharam e produziram 140 armas em 10 semanas, e depois produziram mais 4 unidades de cada arma para um total de 516 usadas pelos Marauders nas cenas de batalha. Isto, antes de começar a construir as armas principais para Thor, Odin, Volstagg, Heimdall, Sif, etc.
  • Thor e Odin surgem no filme com apenas um fato, mas Thor precisa de 15 conjuntos do seu fato porque tem vários duplos nas cenas de ação. Odin tem 6 conjuntos do seu fato.
  • David White, o designer dos elfos sombrios e dos efeitos protéticos em “Thor: O Mundo das Trevas”, desenhou e criou 40 fatos para os elfos, utilizando 100 técnicos ao longo de 3 meses e meio. O aspeto do mundo das trevas inspira-se em vários elementos étnicos e tribais.
  • Os duplos e os figurantes que faziam de elfos sombrios foram treinados para ter uma postura hirta e altiva, pois os elfos são um povo nobre. O designer de próteses David White também ajudou, desenhando o capacete de maneira a que a linha dos olhos estivesse ligeiramente abaixo do habitual, forçando os atores a inclinar a cabeça ligeiramente para cima e para trás, o que lhes dava um ar muito forte e altivo.

thor-2-photos-dark-elves

  • Tanto Christopher Eccleston como Adewale Akinnuoye-Agbaje, que interpretam os elfos sombrios Malekith e Algrim, respetivamente, tiveram que memorizar o seu diálogo numa língua elfa criada especialmente para o filme.

thor-2-photos-malekith-algrim

  • As rodagens desenrolaram-se entre outubro e dezembro de 2012 nos Shepperton Studios em Inglaterra, com filmagens em lugares chave de Londres – Greenwich, Wembley, St. Paul’s Cathedral, Borough Market e Hayes—, em Bourne Wood, Surrey e em Stonehenge, Wiltshire. Para cenário do mundo dos elfos sombrios, Svartalfheim, a equipa escolheu a Islândia, devido às suas paisagens negras e vulcânicas.
  • Antes de enviar helicópteros para filmar a histórica zona de Greenwich, numa tranquila manhã de domingo, a equipa de localizações distribuiu 4000 cartas na área, 2000 em cada margem do rio, para explicar aos moradores o que iria acontecer.
  • As filmagens num lugar histórico como Stonehenge revelaram-se um desafio. Depois de finalmente obter a autorização para filmar por parte do Património Inglês, a equipa apercebeu-se de que existiam inúmeras regras e regulamentos para filmar naquele lugar. Só podiam estar entre as pedras fora das horas de abertura ao público. Por isso, as filmagens tinham de começar de manhã muito cedo, o que dava apenas 3 horas à equipa para filmar. Depois tinham de se afastar e filmar de longe. Sendo património protegido, ninguém podia tocar as pedras ou caminhar sobre elas, e por isso teve de se implementar uma logística complicada para se poder filmar naquele lugar.

ertgergtergv

Carolina Taveira

Carolina Taveira nasceu em Lisboa em 1986. Possui um mestrado integrado em Psicologia Clínica e uma mais recente pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Realizou Psicoterapias de apoio a Vítimas de violência doméstica, durante o seu estágio e consequente voluntariado. Hoje, é consultora numa empresa de formação profissional. Participou em inúmeras coletâneas literárias nacionais e internacionais e publicou o livro de poesia "Palavras intemporais" em 2009. Para além disso, desenvolve o gosto pelas fotografia amadora, escrita, música e também pelo cinema. Contacto: carolina.s.taveira@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *