Timor é homenageado na edição deste ano do FESTin

 

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) decorrerá de 8 a 15 de abril, no Cinema São Jorge. No programa constam 85 filmes que englobam longas e curtas-metragens de ficção, documentários e filmes de animação, provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

A homenagem a Timor-Leste inclui um debate, Timor, Janela Aberta, e a exibição de dois filmes: Fraternuras, que lida com questões contemporâneos do país; e o documentário Guerra e um Pouco de Paz, sobre a trajetória de José Ramos Horta, líder revolucionário e Prémio Nobel da Paz.

Na sua sexta edição, o festival celebrará ainda os 50 anos da TV Globo com uma mostra especial dedicada à Globo Filmes e um debate Cinema x Televisão. A programação dos eventos paralelos é completada por outra discussão que tem como tema Culturas Digitais e Consumos Alternativos do Audiovisual: Oportunidades e Desafios para o Cinema em Português.

O FESTin surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social. De acordo com a organização, na edição anterior, foram vistos 76 filmes por 7000 espetadores.

 

0 thoughts on “Timor é homenageado na edição deste ano do FESTin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *