Top MHD | Os melhores posters de 2016 (Parte V)
A nossa seleção dos melhores posters do ano termina com um retrato tríptico, um toque romântico, duas pinturas eróticas e uma ilustração retro.
<< PARTE IV
05. MOONLIGHT
Um dos grandes favoritos da Awards Season, Moonlight tem sido descrito pela crítica como algo próximo de um devastador poema cinematográfico sobre três fases na vida de um homem afro-americano homossexual a viver em Miami. Não tendo ainda visto o filme, não nos podemos manifestar sobre a sua qualidade, mas é impossível negar a natureza lírica do seu trailer e deste soberbo poster com o seu retrato tripartido.
Vê Também: Moonlight | Primeiro trailer
04. O ORNITÓLOGO
Criar um poster para a insanidade surrealista, erótica, religiosa e fortemente subversiva da mais recente provocação cinematográfica de João Pedro Rodrigues não deve ter sido tarefa fácil, mas o resultado final é um trabalho de absoluto génio. Aqui vemos uma das mais sensuais imagens de O Ornitólogo como que desfragmentada em pinceladas indefinidas e imprecisas que tornam o poster numa obra de atraente mistério e bizarro erotismo levado quase ao abstrato.
Lê Também: O Ornitólogo, em análise
03. CAFÉ SOCIETY
Já é tradição que os os filmes de Woody Allen, independentemente da sua qualidade, tenham um teaser poster assombroso a que depois se segue uma coleção de desinspiradas variações mais convencionais e medíocres. Tal foi o caso de Café Society, cujo poster original é um milagre de elegante minimalismo ilustrado, portador de um romantismo enigmático e de uma melancolia inesperada.
Vê Ainda: Café Society | O glamour de Hollywood filmada por Woody Allen
02. THE HANDMAIDEN
Inicialmente, não queríamos ter filmes repetidos nesta seleção, mas tornou-se impossível negar a genialidade dos dois cartazes de The Handmaiden. Esta versão foi ligeiramente modificada na sua versão anglófona, mas a sua base mantém-se – uma paisagem estilizada segundo estéticas clássicas coreanas, onde diminutas figuras delineiam alguns dos momentos mais marcantes da narrativa. A grande beleza deste poster é o modo como captura a atenção quando é visto à distância, mas vai ganhando deliciosas complexidades à medida que o examinamos mais cuidadosamente.
Consulta Ainda: 10 realizadores revelam segredos de famosas cenas de sexo
01. CAROL
Tal como aconteceu em Portugal, Carol apenas chegou aos cinemas italianos em 2016, só que, para os mercados do país que em tempos deu à luz a um dos maiores impérios da História, foi criado um poster alternativo que merece o título do melhor cartaz de cinema deste ano. As cores são de tirar a respiração, a composição é de uma elegância merecedora de ser reconhecida nas paredes de um museu, e a audácia de valorizar mais o gesto das personagens do que as faces das atrizes é simplesmente miraculosa. Se alguma vez tentarem defender que o design de posters é uma arte, este é um dos primeiros exemplos a apontar.
Lê Ainda: Carol, em análise
<< PARTE IV
Assim termina a nossa seleção dos melhores posters de 2016. Concordas com as nossas escolhas? Deixa a tua resposta nos comentários.
Leia Também:







