Top MHD | Os melhores posters de 2016 (Parte IV)

Nesta quarta parte do nosso top dos melhores posters do ano, chegamos finalmente aos 10 melhores cartazes de 2016.

 


<< PARTE III  |  PARTE V >>


 

10. JACKIE

jackie

Menos é mais, a contenção é o caminho para o sucesso e outras frases semelhantes são um deplorável cliché, mas isso não implica que estejam erradas. O cartaz minimalista de Jackie é prova disso mesmo, apresentando somente uma foto de Natalie Portman no papel principal, a assinatura da verdadeira figura histórica como título e uma paleta cromática dominada por um vermelho violento, que remete tanto para o icónico fato com que Jackie Kennedy fez a visita guiada à Casa Branca como para a violenta morte do seu marido.

Consulta Também: Veneza 73 (Dia 9) | Jackie, Uma Princesa Americana

 

09. EIS O ADMIRÁVEL MUNDO EM REDE

melhores posters Lo and Behold

Por muito sérios e quase niilistas que os documentários de Werner Herzog possam ser, existe sempre uma pitada de humor sardónico e absurdista a sombrear as suas investigações. É desse humor invulgar que nasce este perverso poster, onde um banal retrato em plano médio é tornado numa visão surrealista de um homem transmutado num turbilhão de circuitos. Oxalá o filme tivesse tanta ingenuidade visual como este cartaz, verdadeiramente um dos melhores posters do ano.

Lê Também: Lo and Behold, Reveries of the Connected World, em análise

 

08. VELUDO AZUL

blue velvet veludo azul melhores posters

Entre as várias reposições que marcaram o cinema de 2016 à escala internacional, nenhuma delas teve direito a cartazes mais belos que os de Blue Velvet. A obra enigmática e inebriantemente bizarra de David Lynch é aqui ilustrada com um turbilhão de imagens desconexas, coloridas, fortes, mas perdidas num mar de desvanecimento e caos organizado. Apesar de tudo isso, o resultado final é uma composição harmoniosa de uma beleza estonteante, onde o fantasma de um par de lábios rubros confere um erotismo eletrizante ao poster.

 

07. ANIMAIS NOTURNOS

animais noturnos nocturnal animals tom ford melhores posters amy adams

Animais Noturnos, o segundo esforço cinematográfico de Tom Ford, é um filme cheio de imagens marcantes e estudiosamente compostas, mas o seu cartaz principal foge aos excessos estilísticos do realizador. Ao invés disso, temos aqui um perfeito resumo gráfico da principal relação, emocional e estrutural, da narrativa do filme, entre uma leitora e a imagem do seu ex-marido, o escritor que a assombra, tanto como uma personagem fictícia e como uma memória meio esbatida do passado.

Vê Ainda: A fria elegância de Animais Noturnos

 

06. JULIETA

julieta melhores posters

O instante em que a versão jovem de Julieta se transforma na mulher de meia-idade cuja face está sempre presa numa expressão de amargura, é o momento mais marcante da mais recente obra de Pedro Almodóvar. Apercebendo-se da magia dessa cena, os designers deste cartaz usaram essa transição para unir as duas versões da personagem na mesma imagem, ao mesmo tempo que despiram o poster do vermelho que domina o filme em prol de um amarelo contrastante que destaca Julieta entre a filmografia de Almodóvar e seus muitos cartazes.

Lê Ainda: Julieta, em análise

 


<< PARTE III  |  PARTE V >>


 

Esta seleção dos melhores posters do ano chega ao fim na próxima página. Consegues adivinhar que filmes escolhemos?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *