Tribeca Festival chega a Lisboa com grande estrela de Hollywood
Robert De Niro traz o Tribeca Festival pela primeira vez até Lisboa, com grandes realizadores e filmes premiados no painel.
Sumário:
- O Tribeca Festival, fundado por Robert De Niro chega, pela primeira vez, ao continente europeu e Lisboa foi a cidade escolhida para acolher o festival;
- A atriz americana Whoopi Goldberg vai estar presente para uma conversa com o humorista português Ricardo Araújo Pereira;
- “Anora”, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, é um dos filmes que vai passar em visionamento no Tribeca Festival.
O Tribeca Festival foi fundado em 2002 por Robert De Niro, a produtora Jane Rosenthal e o investidor Craig Hatkoff, com vista a revitalizar o bairro de Tribeca, em Nova Iorque, tanto economicamente como culturalmente, após os ataques do 11 de setembro. Atualmente, o Festival reúne artistas de todo o mundo, com o objetivo de promover grandes filmes, novos talentos e outras áreas, como a música, os podcasts e as séries de televisão. 2024 é o primeiro ano em que o Tribeca Festival se expande para o continente europeu e Lisboa foi a cidade escolhida para o acolher, dos 17 a 19 de outubro no Beato Innovation District.
Quem vai estar presente?
Para além de visionamentos, o Tribeca Festival vai contar com vários painéis de conversa. Os fundadores, Robert De Niro e Jane Rosenthal vão estar presentes. A atriz e humorista americana Whoopi Goldberg estará ao lado do Português Ricardo Araújo Pereira, para uma conversa sobre o poder da comédia e do drama na saúde mental e no storytelling, ou seja, na construção de narrativas para o audiovisual.
A realizadora e argumentista americana Patty Jenkins, que realizou os filmes de “Wonder Woman”, disponíveis na Netflix e na Max Portugal, também estará presente em vários painéis, incluindo uma conversa sobre a importância das mulheres na indústria do cinema. A atriz internacional Daniela Ruah e o humorista e ator César Mourão também estão confirmados no Tribeca Festival em Lisboa.
Filmes a não perder no Tribeca Festival
Vários filmes que passaram por grandes festivais internacionais vão ser visionados no Tribeca Festival, destacando “Anora”, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. O filme é do realizador de “The Florida Project”, Sean Baker, e segue a história de uma prostituta de Nova Iorque que vê uma chance de ter um final feliz, quando se apaixona pelo filho de um oligarca russo. No entanto, a família está contra o casamento dos dois e viaja até Brooklyn para anular o casamento. A performance de Mikey Madison está a ser muito elogiada pela crítica e as previsões ditam que poderá mesmo chegar a uma nomeação para os Óscares.
“Podia Ter Esperado Por Agosto” o primeiro filme de César Mourão como realizador também vai ter uma sessão especial no Festival, incluindo uma sessão de perguntas com o realizador e o produtor, Diogo Brito. “Podia Ter Esperado Por Agosto” está entre os filmes mais vistos do ano em Portugal, tendo levado quase cem mil espectadores ao cinema. A comédia romântica de César Mourão, segue a história de dois amigos que vivem numa aldeia remota e elaboram um plano inusitado para atrair a mulher pela qual um deles está apaixonado, de Lisboa até à pequena aldeia.
E tu, vais estar presente no Tribeca Festival em Lisboa?