Twitter, Amazon, Netflix, Airbnb… Os gigantes da internet sofreram ataque informático de larga escala

Esta manhã, diversos serviços como o Twitter, Amazon, Paypal ou o Spotify sofreram um ataque informático e estiveram indisponíveis para utilizadores dos Estados Unidos.

Depois de um período de grande tensões política entre a Rússia e os Estados Unidos, a Dyn, empresa de gestão de domínios, é alvo de um intenso ataque informático que paralisou vários sites e serviços, dos quais:  site de notícias Vox e os serviços online do britânico The Guardian e do Financial Times, bem tantos outros tão conhecidos como o Twitter, Amazon, Paypal ou o Spotify.

O Github, Reddit e Airbnb também não escaparam ilesos e fizeram parte de uma centena de vítimas de um ataque distribuído de negação de serviço. Estes ataques caracterizam-se por colocar o maior número de informação possível num serviço, o que culmina no bloqueio do site destinatário. Esta invasão aconteceu entre as 7 horas e as 9 horas de Nova Iorque.

Lê Também:
Power Rangers expande universo na Netflix

Lê também: A realidade aumentada chegou a Lisboa

A Dyn registou, ainda, a ocorrência de um segundo ataque. A empresa já informou que a questão da monitorização já se encontra regularizada: “Os nossos engenheiros estão a investigar e a resolver os ataques à nossa infra-estrutura”.

A autoria deste ataque ainda é desconhecido, mas uma coisa é certa, este ataque surge num contexto de grande tensão política entre os Estados Unidos e a Rússia. a semana passada, a cadeia de televisão NBC noticiou que a Casa Branca solicitou à CIA planos para um ataque informático de grandes dimensões contra a Rússia. Dias antes, em entrevista ao programa televisivo Meet the Press, o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse que Washington iria “enviar uma mensagem” a Moscovo, sugerindo uma acção de guerra cibernética.


 

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Cátia Santos has 1092 posts and counting. See all posts by Cátia Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *