UCI Cinemas mudam de mãos em Portugal

As salas pertencentes ao grupo Odeon-UCI Cinemas foram adquiridas pela empresa chinesa Wanda Group.

A empresa norte-americana AMC Entertainment Holdings, que pertence ao grupo chinês Wanda Group, do magnata Wang Jianlin, revelou, nesta terça-feira 12 de junho, que adquirirá o Odeon & UCI Cinemas Group, que opera no nosso país em  45 salas e em três localizações distintas (em Lisboa no El Corte Inglês e Dolce Vita Tejo; no Porto no Arrábida Shopping). O grupo Odeon-UCI é, inclusive, o maior operador de cinemas da Europa, num total de 242 cinemas e 2236 salas.

Segundo a Reuters, esta é já a maior compra de uma empresa britânica por outra norte-americana desde que o Reino Unido decidiu pelo Brexit, no passado dia 23 de junho. Apesar da mudança de mãos, a UCI continuará a ser designada por esse nome em Portugal, onde enfrenta a concorrência da NOS Audiovisuais. A empresa Wanda Group passará, assim, a deter o controlo sobre 627 cinemas e mais de 7500 salas, em oito países europeus, nomeadamente Reino Unido, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha e Irlanda.

UCI Cinemas
Os cinemas UCI Cinemas, no El Corte Inglês durante a última Festa do Cinema

Lê ainda: Festa do Cinema | O Balanço

A transição, que só deverá ser concluída mais para o final deste ano, custou cerca de 1079 milhões de euros ao multi-milionário Wang Jianlin que, por sua vez, deverá assumir responsabilidade pelos 477, 2 milhões de dívida líquida da cadeia britânica. Entretanto tal não deverá impedir que surja o maior grupo de salas de cinema do mundo, como o próprio diretor-geral e presidente da AMC Entertainment Holdings, Adam Aaron referiu em comunicado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *