Verdade | Nos cinemas a 31 de março

 

Verdade mostra a capacidade do poder político perante qualquer questão abordada pelo jornalismo.

 

FICHA TÉCNICA

  • Título Original: Truth
  • Realização: James Vanderbilt
  • Elenco: Robert Redford, Cate Blanchett, Elisabeth Moss, Topher Grace, Dennis Quaid, Bruce Greenwood, David Lyons, John Benjamin Hickey, Andrew McFarlane, Martin Sacks, Nicholas Hope, Steve Bastoni, Lee Anne Ford
  • Argumento: James Vanderbilt
  • NOS Audiovisuais | Austrália, EUA | 2015 | Drama

 

Verdade

 

TRAILER

 

SINOPSE

Na manhã de 9 de setembro, de 2004, a experiente produtora da CBS News, Mary Mapes (Cate Blanchett) acredita ter todas as razões para se sentir orgulhosa de um trabalho de jornalista bem feito. No final do dia, Mary Mapes, a CBS News e o respeitado pivô Dan Rather (Robert Redford) encontram-se sob um enorme escrutínio. Na noite anterior, o programa 60 Minutes II colocou no ar um relatório de uma investigação, produzido por Mary Mapes e divulgado por Dan Rather, indiciando a revelação de novas provas que comprovariam que o Presidente George W. Bush tinha conseguido evitar cumprir o serviço militar, entre 1968 e 1974.

A peça referia que George W. Bush não só tinha explorado ligações familiares e privilégios políticos para evitar a Guerra do Vietname e juntar-se à Texas Air National Guard, como tinha falhado durante muitos meses a obrigação mais básica da sua função: aparecer na base. Mary Mapes e a sua equipa de investigadores, numa luta contra o tempo, procuraram testemunhas oculares e novos documentos para construírem o caso, e acreditaram que a história era sólida. Contudo, o serviço militar de George W. Bush deixou de estar no foco dos media e do escrutínio público. Em vez disso, foi o programa 60 Minutes, Mary Mapes e Dan Rather que foram colocados em questão: os documentos de suporte à investigação foram denunciados como forjados e a equipa do programa foi acusada de jornalismo de má qualidade ou, pior, de fraude. 

Mary Mapes acabaria por perder o seu trabalho e reputação. Dan Rather demitiu-se do cargo de pivô. Como é que a atenção acabou focada nos jornalistas que questionaram a versão oficial da história? Como é que os caracteres tipográficos ou quebras de linha se tornaram mais importantes para o discurso nacional do que a dúvida relativamente à falta de cumprimento militar do Presidente?

VERDADE, 31 DE MARÇO NOS CINEMAS

Consulta as outras estreias do mês, no nosso Guia de Estreias


 

Lê Também:
Os Veterinários | Estreia dia 15 de outubro (Trailer)

Beatriz Barroca

Amante das artes em geral, e do cinema, música, teatro, televisão e literatura em particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *