A viagem no tempo de Jane Hawking

 

A autora esteve em Lisboa para promover o seu livro de memórias “Viagem ao Infinito” e o filme baseado nele “A Teoria de Tudo”,  no qual descreve a sua vida com o astrofísico Stephen Hawking.

Durante cerca de meia hora, Jane Hawking falou connosco acerca da sua preocupação em equilibrar os cuidados constantes que o ex-marido exigia com as necessidades de uma família em crescimento, do seu doutoramento em poesia medieval espanhola e das razões que a levaram a escrever as suas memórias.

“Eu realmente senti, nos meus anos de juventude, que era a minha missão na vida ajudar Stephen”, confessou. Apesar do tempo praticamente dedicado ao cientista, a autora britânica, afirmou que “viajei no tempo à minha maneira”.

 Theory-of-Everything-679x350

Lê mais: Stephen Hawking emocionou-se e chorou depois de ver o seu biopic, “The Theory of Everything”

 

Em várias ocasiões, Jane, fez questão de sublinhar que o filme é uma “celebração” do livro pois nele apenas está retratado “um quarto do sacrifício” e que o livro vai “mais fundo”. As suas memórias foram adaptadas ao grande ecrã por James Marsh (“Homem no Arame”) com Eddie Redmayne (“Os Miseráveis”) e Felicity Jones (“The Invisible Woman”) nos papéis principais.

“Eddie e Felicity foram jantar a minha casa e eu notei que ela estava a estudar os meus gestos e o meu carácter. Então, quando eu vi o filme pela primeira vez fiquei fascinada pois era eu que estava lá”, comentou. No entanto, a autora não ficou tão contente com a adaptação cinematográfica do seu atual marido, Jonathan Jones, pois a sua aparência não corresponde à realidade mas “a sua personalidade está perfeita”.

A longa-metragem está nomeada para cinco Óscares (Melhor Ator – Redmayne; Melhor Atriz – Jones; Melhor Argumento Adaptado; Melhor Música; Melhor Filme) e ganhou o Globo de Ouro para Melhor Ator (Redmayne) dos quatro aos quais estava nomeado (Melhor Atriz – Jones; Melhor Filme; Melhor Música).

A Teoria de Tudoestreia a 29 de janeiro nos cinemas portugueses.

 

Hawking

 

0 thoughts on “A viagem no tempo de Jane Hawking

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *