“Volk” é o mais recente single de Suspiria
Já há um terceiro single de Suspiria, “Volk”, que nos desvela uma nova faceta desta estreia de Thom Yorke na música para filmes. Descobre-a aqui.
O remake do clássico de terror de Dario Argento de 1977 por Luca Guadagnino conta com vinte e cinco composições escritas por Thom Yorke. Depois de “Suspirum” e “Has Ended”, “Volk” apresenta-se como o novo single desta banda sonora, que sairá no dia 26 de outubro por meio da XL Recordings.
A banda sonora de Suspiria começa a tornar-se para nós familiar. É uma mistura de música instrumental, feita de pequenas peças e interlúdios, com canções mais tradicionais, compostas em torno de melodias vocais de Thom Yorke. É uma nova faceta do líder dos Radiohead a que se nos revela neste trabalho de música para filmes, com as suas baladas de piano e o uso de sintetizadores modulares, sugestivos da sonoridade krautrock que grassava na Berlim de 1977, o cenário da acção de Suspiria.
Suspiria conta com a participação da London Contemporary Orchestra and Choir, de Noah Yorke, filho do autor, na bateria, em “Volk” e “Has Ended”, e de Pasha Mansurov na flauta, em “Suspirium”.
A disparidade de estilos e estruturas, atravessada contudo por temas musicais recorrentes, a transmitir terror, saudade e melancolia, gera um todo musical caótico inesperadamente coeso. “Volk”, que saiu hoje, intensifica a sensação ominosa de estar prestes a cair num precipício, destacando-se dos anteriores singles por ser puramente instrumental.
Como banda sonora que é, torna-se interessante perceber que imagens acompanharão esta música, cujo marcado e tenso crescendo obriga ao reajuste do som dos auriculares. No filme, é pedido a Susie (Dakota Johnson) que protagonize, dançando, uma performance chamada Volk.
THOM YORKE, SUSPIRIA | “VOLK”
Lê Também:















