Warhammer 4K: Dawn of war III (PC) | Análise

Os jogos de estratégia estarão sempre na moda. Será que este Dawn of war III é mais um que vale a pena ter?

 

 

  • Editora: Sega
  • Produtora: Relic Entertainment
  • Plataformas: PC

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Dawn of War III é um jogo que arrisca em alguns aspetos e consegue sair vencedor, muito graça a uma campanha extensa e bastante focada na forma como controlamos os nossos heróis e como os seus comportamentos influenciam os exércitos que os rodeiam.

Graficamente é um jogo bem conseguido, sem quebras e com muito a acontecer ao mesmo tempo. Explosões, corpos a voar, tiros e vários exércitos a movimentarem-se de forma inteligente e realista, misturados com inimigos gigantes, elevam a intensidade deste jogo, tornando-o frenético quando a ação se torna o centro das atenções.

Cada fação existente conta com várias características diferentes e bem pensadas, com uma construção e evolução inteligente e que nos permite explorar bastante o que o jogo nos oferece com alianças entre fações que no início até poderiam não parecer compatíveis. Infelizmente, os mapas não levam o jogador a explorar tudo o que cada exército permite fazer, pois não obrigam a uma estratégia muito apurada para se ganhar vantagem em certos locais. Por isso, aconselho todos os jogadores a explorarem por iniciativa própria tudo o que cada fação pode oferecer.

Com um sistema de evolução muito bom e variado, mas por vezes demasiado complexo, nos modos multiplayer a gestão de recursos torna-se fundamental para se atingir o sucesso, e é bom termos um jogo que não nos dá tudo com demasiada facilidade. É preciso antever muito do que vai acontecer mesmo com recursos que podem parecer garantidos à partida. No entanto, com a grande escala de evolução possível no multiplayer, por vezes senti-me algo perdido por não conseguir visualizar tudo o que poderia estar à minha frente.

 

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Com a campanha a não aproveitar totalmente o que cada exército nos pode dar, o multiplayer torna-se o grande trunfo do jogo. Aliás, o single player, apesar de bom e divertido, funciona como um tutorial para o que iremos encontrar online.

A partir de um certo nível, DoW3 torna-se num grande jogo que pede antevisão da nossa parte e capacidade para criarmos boas estratégias. O seu grande defeito é mesmo o facto de os mapas, que no máximo dão para seis jogadores, serem poucos, apesar de diversificados. Para um jogo deste nível têm de existir mais mapas que aumentam a longevidade de um jogo que respira multiplayer.

Dawn of war 3 arrisca em alguns conceitos novos, aprofunda um bom sistema de evolução e combate e a sua jogabilidade não falha. Não é um jogo perfeito porque lhe faltam algumas coisas, mas mesmo não tendo o impacto que o jogo anterior teve em alguns aspetos, continua a ser uma boa escolha no seu género.

 

 

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor Philips BDM3275UP

 

Luís Pinto


 


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