Nem Waze nem Google Maps, esta aplicação lidera num detalhe muito importante
Tanto o Google Maps como o Waze são aplicações de enormíssima qualidade. Porém, o Petal Maps traz algumas funcionalidades inovadoras.
Sumário
- O Waze e o Google Maps são as aplicações de navegação por GPS mais usadas pelos condutores;
- Porém, existem cada vez mais alternativas que surgem com ferramentas inovadoras;
- É o caso do Petal Maps, a app desenvolvida pela Huawei e que contou com ajuda da TomTom.
Com a ascensão do Petal Maps, uma aplicação de navegação desenvolvida pela Huawei, o domínio do Google Maps no mercado começa a ser desafiado. Lançado após o tão famoso embargo à Huawei, tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos com a contribuição da TomTom, e em certos aspectos, oferece uma experiência superior à do Maps e até do Waze.
A aplicação da Google, uma das mais populares em todo o mundo, especialmente em dispositivos Android onde vem pré-instalado, está no mercado há quase 20 anos. Durante este período, a aplicação passou por inúmeras atualizações e integrou uma vasta gama de novas funcionalidades. No entanto, apesar da sua longa trajetória e base de dados sem paralelo, ainda há espaço para melhorias, principalmente quando comparado com alternativas como o Petal Maps ou até o Magic Earth, por exemplo.
As principais funcionalidades do Petal Maps
Embora o Google Maps seja frequentemente considerado a aplicação mais completa, a verdade é que a sua interface e método de apresentação de informações não são tão intuitivos como acontece com o Waze ou o Petal Maps. Ao contrário do que acontece no Maps, em que a linha de percurso ocupa toda a estrada, na app da Huawei a linha cobre apenas as faixas de rodagem relevantes, facilitando a compreensão de qual faixa utilizar em situações complexas como autoestradas com múltiplas saídas e entradas.
Além disso, outra vantagem que salta à vista é a suavidade e clareza das animações de navegação. A aplicação oferece um zoom predefinido que proporciona uma visão mais detalhada e próxima do percurso, ajudando os condutores a seguir a rota correta com maior facilidade. Além disso, inclui um botão de ajuste de localização, que permite aos utilizadores corrigir a sua posição GPS em situações onde há incerteza, como ao passar por pontes.
Já conhecias o Petal Maps?