WWE 2K14 (PS3) | Análise

 

 wwe the rock  

  • Editora: 2K Sports
  • Produtora: YUKE’S
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360,

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

A 2K Sports tem fornecido grandes jogos nos últimos anos. Com “Top spin” elevou a fasquia no ténis e deixou a concorrência para trás em termos de realismo. Com o “NBA” podiam mostrar algum relaxamento devido à falta de concorrência, mas a 2K não se sentou sobre os aplausos e continua a criar produtos cada vez melhores. Agora temos pela frente o mundo da WWE e apesar de ser um desafio mais recente para a 2K, já se nota a qualidade que nos habituaram noutras modalidades. Ainda não consegue estar ao nível de outros produtos da editora, mas consegue oferecer um bom jogo.

WWE_2K14_Screenshot

O principal motivo para se comprar este jogo é o modo “30 anos de WrestleMania”. Aqui iremos jogar os combates principais dos 30 anos deste grande evento da WWE. Mas o jogo dá-nos mais do que uma simples ideia. Os combates estão fielmente retratados! Em primeiro lugar, a apresentação está como foi transmitida pela televisão, sendo que a cada ano notamos as diferenças. Os cenários também estão iguais, criando um ambiente nostálgico e que dá grande qualidade à experiência. Com a apresentação televisiva e os cenários iguais, o resto podia ser o normal, mas não. O jogo leva-nos a recriar os próprios combates, a ganhá-los da mesma forma, com os grandes acontecimentos a tomarem lugar enquanto jogamos. São muitas as ocasiões em que ao fazermos algo que aconteceu na realidade, o jogo ganha o controlo durante uns segundos para recriar algo que aconteceu, como sermos atraiçoados por um amigo ou a entrada de alguma personagem no ringue. Tudo está fiel e só pelo valor histórico destes grandes momentos já vale a pena meter as mãos neste jogo.

w2k14

No entanto, devido à jogabilidade, o jogo não consegue transmitir toda a emoção e espetacularidade que fazem da WWE um grande fenómeno mundial. Existe sempre uma sensação de que estamos a ser limitados pelos comandos ou que não conseguimos tirar partido de tudo o que os cenários nos podem oferecer. Outro aspeto, que agradará a uns e não a outros é a insistência do jogo em, nos mais diversos momentos, usar dos contra-ataques, e se em alguns momentos encaixa perfeitamente, noutros parece que torna tudo algo repetitivo.

wwe 2k14

Ainda na jogabilidade, a inteligência artificial continua a precisar de melhorias, principalmente quando estão mais do que dois lutadores no ringue. Quando temos vários lutadores tudo se torna mais previsível, e a jogabilidade torna-se mais repetitiva. Neste aspeto, também os comentários não estão ao nível do que, por exemplo, a 2K oferece no seu “NBA 2K14”. Aqui existe alguma repetição, mas principalmente, comentários que não fazem sentido com o que estamos a jogar. Claro que não é sempre, mas acontece com alguma frequência, sendo um dos pontos a melhorar nos próximos anos. O último aspeto a mencionar sobre a jogabilidade é a velocidade do jogo. Para um fã, é fácil notar que o ritmo dos combates é, na sua maioria, mais elevado do que na realidade, onde existe durante grande parte do combate alguma inércia até se chegar ao grande momento. Aqui o ritmo é mais alto e percebe-se o porquê: com este ritmo o jogo pode tornar-se menos realista mas ganha em emoção, obriga-nos a uma jogabilidade com maiores dificuldades e maior capacidade de improviso, dando uma boa dinâmica.

the rock

Muito viciante desde que colocamos o jogo na consola, é impossível não referir tudo o que podemos fazer na criação da nossa personagem. Ainda melhor do que nos jogos anteriores da WWE, aqui temos um conjunto tão grande de opções que podemos ficar, literalmente, horas a criar todos os pormenores do nosso lutador. Mas há mais: se tiverem criatividade, façam a vossa própria história, criem os vossos eventos, escrevam os diálogos das personagens antes, durante e após os combates! Sejam realizadores, explorem as várias câmaras, ângulos de visão e partilhem na internet tudo o que criarem. Preparem-se para muitas horas!

 

Por fim a parte gráfica. “WWE 2K14” consegue ter uma boa atenção ao detalhe, quer seja nos cenários, no público e, claro, nas personagens. Com as suas apresentações, feições e movimentos característicos, estes lutadores ganham vida na nossa televisão e todo o ambiente dos combates ganha com isso. A juntar a isso, temos um leque impressionante de personagens, muitos golpes e os movimentos estão muito bem conseguidos, com o jogador a sentir o impacto dos golpes que dá no seu adversário.

Para finalizar, lancem-se nos desafios: ajudem Undertaker a manter a sua série de vitórias, ou acabem com ela!

“WWE 2K14” não é um portento em termos técnicos e ainda apresenta alguma falhas, mas no que faz, consegue oferecer o que queremos. Existe tanto para fazer, para criar e para recriar, que se torna num jogo que ainda estaremos a jogar daqui a vários meses. A possibilidade de jogarmos, de forma tão fiel, os grandes combates da História da WWE é fantástica e por isso é um jogo que todos os fãs irão adorar.

 

Pontos fortes:

  • 30 anos de WrestleMania
  • possibilidades de recriação, criação, realização, etc…
  • criação da nossa personagem com milhares de opções
  • Muitas personagens, muitos cenários… tudo fielmente criado

Pontos fracos:

  • Inteligência artificial ainda não está ao nível do jogo
  • Comentários medianos

LP

Lê Também:
Games with Gold | Os jogos de Julho 2020

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *