© Xbox

Xbox Series X|S optimiza as 4 gerações de consolas

A nova Xbox Series X|S lança não só com um conjunto de títulos de próxima geração, como corre milhares de jogos retrocompatíveis de forma optimizada.

Alguns jornalistas e criadores de conteúdo já receberam uma versão da Xbox Series X|S há uns dias, e têm partilhado algumas das tecnologias de nova geração, como os tempos de carregamento mais rápidos graças aos novos SSD, a velocidade da transferência de conteúdo entre os locais de armazenamento interno e externo, e até a nova funcionalidade Quick Resume.

Enquanto os novos títulos ainda estão a ser demonstrados na nova consola de forma esporádica, uma das funções que mais entusiasma os media e os fãs é a optimização dos jogos, nomeadamente os títulos retrocompatíveis da Xbox One, Xbox 360 e Xbox OG.

São 4 gerações, incluindo a que está a chegar em Novembro, que têm melhor desempenho nas consolas Xbox Series X e Xbox Series S, sem qualquer trabalho necessário dos criadores, nem qualquer custo adicional.

Os jogos retrocompatíveis da Xbox 360 e Xbox OG, juntamente com toda a biblioteca da Xbox One, não só serão jogáveis na nova geração Xbox, como terão uma melhor performance nas novas consolas, em pontos como resolução, tempos de carregamento, framerates e até HDR. Tudo graças ao programa de retrocompatibilidade que começou em 2015, e às mais de 500mil horas de jogo de testes realizados no último ano para que a biblioteca inteira possa ser acedida no lançamento da Xbox Series X|S a 10 de Novembro.

Nas novas consolas, os jogos retrocompatíveis correm nativamente, com todo o poder do CPU, GPU e SSD. Isto significa que todos os títulos serão jogados no expoente máximo para o qual foram planeados.

Os jogos mais modernos costumam implementar o HDR (high dynamic range), para uma qualidade visual melhorada, tendo um melhor contraste, vibração e fidelidade de tons, atingindo uma palete de cores e brilhos mais abrangente. No fundo, a imagem ganha outro enriquecimento e profundidade, em comparação com o habitual SDR (standard dynamic range).

Sem qualquer esforço adicional do CPU ou GPU, os jogos que lançaram com SDR são automaticamente melhorados com Auto HDR na Xbox Series X|S, sem nunca alterar o trabalho visual em si.

Xbox Series X|S Optimizações
© Xbox

As novas tecnologias permitem também duplicar a quantidade de framerates em títulos seleccionados – somente porque muitas das físicas e animações originais de alguns jogos não permitem estas melhorias.

A equipa da Xbox desenvolveu novos métodos que esforçam os motores de jogo de forma a que renderize mais rapidamente e providenciem, assim, uma experiência mais suave em comparação com o que era possível na época do seu lançamento. Um dos exemplos é “Fallout 4”, que duplicou dos 30fps para 60fps, uma inovação que pode ser desfrutada até na Xbox Series S.

TRAILER | AS MELHORIAS DE “FALLOUT 4” NA XBOX SERIES S

O método que foi utilizado para optimizar títulos da Xbox 360 na Xbox One X, é o mesmo que irá melhorar os títulos na Xbox Series X|S. Os mesmos títulos que de 360p podem ser jogados a 720p na Xbox One X, chegam aos 144op na Xbox Series S e a 4K na Xbox Series X.

Estas são as principais tecnologias que melhoram os títulos retrocompatíveis, de uma lista que conta com milhares de jogos das 3 consolas anteriores e irá aumentar à medida que a equipa da Xbox continua a trabalhar para que cada vez mais jogos da Xbox 360 e Xbox OG se juntem a todos os títulos da Xbox One para que possam ser jogáveis na nova geração.

O que pensas destas optimizações?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *