Zona Árida © Zero em Comportamento

Zona Árida | O conservadorismo dos EUA pelos olhos de uma brasileira

Em “Zona Árida”, a realizadora brasileira Fernanda Pessoa conta a sua experiência pessoal na  cidade mais conservadora dos EUA. 

Um documentário especial sobre a experiência da cineasta Fernanda Pessoa em Mesa no Arizona, a cidade mais conservadora dos EUA é uma das propostas cinematográficas da distribuidora Zero em Comportamento para o mês de julho. O filme realizado pela própria cineasta estreia esta sexta-feira, 2 de Julho, na Biblioteca de Marvila, no próximo dia 9 de Julho estreia na Biblioteca de Alcântara e no dia 23 de Julho chega ao Cinema da Villa, em Cascais.

São assim várias as oportunidades para conhecer esta pequena peça sobre uma experiência pessoal, com a qual muitos espectadores se irão identificar. A sinopse de “Zona Árida” pode ser lida abaixo, sendo composta pelas palavras desta cineasta, cujo filme passou por vários festivais nos últimos dois anos.

“Fui estudante de intercâmbio na cidade mais conservadora dos Estados Unidos: Mesa, Arizona. O documentário mostra o meu regresso, 15 anos após minha estadia, e após o 11 de setembro. Numa tentativa de entender o que significa ser a cidade mais conservadora dos EUA, revisito pais, amigos e professores que fizeram parte da minha experiência anterior, passando pela proximidade da fronteira do México, o mito do Oeste, a Segunda Emenda, as eleições de 2016 (que elegeram Trump), etc.”

“Zona Árida” foi Menção Honrosa na sessão competitiva “Next Masters” do festival Dok Leipzig em 2019, e passou também pelo DocsBarcelona (sessão competitiva Latitud, 2020), pelo festival Tenemos que ver (competição internacional, 2020), pelo Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo de 2020 e pelo 13º Festival de Cinema da Lapa (2020). Ganhou ainda o prémio Chiledoc Conecta no Doculab Guadalajara, nas categorias Doculab Análisis e Doculab Construye.

Podes assistir ao trailer de “Zona Árida” de Fernanda Pessoa abaixo.

Não percas para conhecer mais sobre a estreia de “Zona Árida” nas salas artísticas de Portugal na página oficial da distribuidora Zero em Comportamento – Associação Cultural. Podes conhecer também os horários nos respetivos locais de exibição (Biblioteca de Marvila, Biblioteca de Alcântara e Cinema da Villa).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *