60 interessantes factos sobre Harry Potter

 

Numa época em que as consolas e os computadores prendiam as crianças à televisão, chegou uma saga de livros que conseguiu o que muitos diziam ser impossível: levar crianças de todo o mundo a ler livros, num fenómeno sem igual, tornando-se na mais vendida saga da história da literatura: Harry Potter.

Com 7 livros e 8 filmes, Harry Potter tornou-se num dos nomes mais adorados pelas crianças de todo o mundo, onde “milhões” é a palavra usada para descrever esta saga. Acreditamos que muitos dos nossos leitores são grandes fãs deste jovem feiticeiro, e por isso juntamos aqui várias curiosidades sobre este mundo onde Hogwarts é o local mais famoso, numa lista feita a partir de váris entrevistas e factos escritos por Rowling no seu site Pottermore.  Será que conhecem todos estes factos/teorias?

 

Aqui está uma interessante lista:

 

1- J.K.Rowling e Harry Potter nasceram no mesmo dia: 31 de julho

2- Joanne Rowling assina os seus livros como J.K.Rowling para que os leitores masculinos não “fugissem” dos livros escritos por uma mulher. Pelo menos foi esta a ordem feita pela editora do livro. Joanne juntou também a letra K em homenagem à sua avó Kathleen

3- A atriz que interpreta “Murta queixosa”, tinha 37 anos, sendo o elemento mais velho do elenco a “ser” um aluno de Hogwarts.

4- Apesar de ainda hoje se discutir quantas editoras rejeitaram publicar o primeiro livro da saga, muitos apontam para um número a rondar os sete.

5- Expecto Patronum, pode ser traduzido do latim como “Eu espero um guardião”

6- Os Expecto Patronuns são representações da alma de quem os invoca. Os dos pais de Harry Potter são um veado macho e fêmea, mostrando o quanto as suas almas se completam.

7- De todos os atores presentes nos filmes, apenas Alan Rickman (Snape) sabia qual seria o fim da sua personagem, pois Rowling fez questão que assim fosse.

8- Vários rumores apontam para o facto de os Dementors, criaturas que sugam a felicidade das pessoas, serem uma criação de Rowling tendo como base fases de depressão da escritora antes de começar a escrever a saga.

9- Rowling colocou Harry a usar óculos para que os leitores nunca se esquecessem da sua fragilidade.

10- São várias as fontes que indicam que no primeiro rascunho de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, Ron Weasley dizia algumas asneiras. Tal terá sido rejeitado pela editora, para permitir ao livros terem um target de leitores mais jovem.

 

Lê TAMBÉM: Novo filme de Harry Potter a caminho?

 

11- O último livro da saga decorre no ano em que o 1º livro é publicado, e muitos indicam que a frase “I open at the close” tem, realmente, um duplo significado.

12- A última letra do nome Voldemort não se lê, pois Rowling adaptou o nome da língua francesa e da frase “o voo da morte”.

13- Ao que aprece, Rupert Grint teve de sair do set de filmagens durante o beijo entre Harry Potter e Hermione, pois não conseguia parar de rir com a situação.

14- Se Voldemort visse um “Sem-forma”, este transformar-se-ia no seu cadáver, pois era esse o maior receio de Voldemort.

15- “Sem-forma” foi uma criatura tornada famosa por Rowling, mas já antes tinha aparecido na televisão, num episódio de Os Ficheiros Secretos, em que Mulder e Scully enfrentam uma criatura que se transforma no maior medo de quem a enfrenta.

16- Após a morte de Fred, George, seu irmão gémeo, nunca mais conseguiu criar um Patronus

Lê Também:
Harry Potter e a nova coleção da Primark

17- A família Black tem como nomes principais, o nome de estrelas. Sirius é uma estrela que faz parte da constelação Canis Major.

18- Supostamente existirão mais de 3 mil feiticeiros em Inglaterra, nos livros de HP.

19- No primeiro livro, quando Ron e Harry salvam Hermione do Troll, na casa de banho, e se tornam amigos, é o dia em que os pais de Harry morreram, dez anos antes.

20- O ator Tom Feldon fez audições para o papel de Harry Potter, mas acabou por ser escolhido para Draco Malfoy.

 

Lê TAMBÉM: J.K. Rowling escreve carta como Dumbledore a adolescente sobrevivente de massacre

 

21- O 3º livro da saga, “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, apenas foi lançado em Inglaterra após o início das férias escolares para que o livro não fosse olhado como uma enorme distração.

22- Segundo algumas fontes, Alfonso Cuaron terá pedido aos três personagens principais que fizessem um trabalho sobre a sua personagem, por forma a perceber até que ponto o ator conhecia quem estava a representar. Emma Watson apresentou, tal como Hermione faria, um extenso trabalho com mais de dez páginas. Já Radcliffe escreveu tudo numa simples página e Grint nunca chegou a entregá-lo.

23- A poderosa e invencível varinha de Sabugueiro, era a única varinha com algo de um Thestral, criatura que apenas pode ser vista por quem já viu alguém a morrer (já viu a Morte – é a Morte quem entrega esta varinha ao seu primeiro mestre).

24- Harry, Ron e Hermione, após o fim da saga, tiveram direito a terem os seus próprios cromos de sapos de chocolate

25- Se alterarmos a ordem das letras do nome Remus Lupin, podemos escrever “primus lune” que se pode traduzir como “primeira lua”

26- Rowling afirmou que no início teve planos para matar Ron, por volta do 4º ou 5º livro.

27- Rowling afirmou que quando Dumbledore morreu, teria perto de 150 anos.

28- Voldemort não pode amar pois foi concebido a partir de uma poção de amor. É também por esse motivo que não consegue compreender tal sentimento e nunca o consegue ler na mente de Snape.

29- A ideia inicial de Rowling era matar o pai de Ron no 5º livro, mas após um enorme carinho ganho pelos fãs a Sirius, a autora mudou de ideias, matando Sirius para ter um maior impacto.

 

Lê TAMBÉM: The Cuckoo’s Calling, de J.K. Rowling, ganha série na BBC

 

30- Snape sempre teve um particular ódio a Neville, pois este também poderia ser o rapaz escolhido, e se tal tivesse acontecido, Lily ainda estaria viva.

31- Bellatrix pode ser traduzido como “guerreira” em latin

32- O Patronus de Tonks era um coelho, mas após apaixonar-se por Lupin, tornou-se um lobo.

33- Voldemort teria mais de 70 anos quando morreu.

34- Lavander Brown, a obcecada namorada de Ron, é um anagrama para “brand new lover”

35- Harry Potter chegou pela primeira vez à casa dos tios na mota de Hagrid. Quando saiu da mesma, pela última vez, foi na mesma mota.

36- McGonagall foi uma fantástica jogadora de Quidditch, que abandonou a carreira após uma grave lesão.

37- Por altura do 6º filme da saga, a cada minuto um novo leitor começava a ler a saga em alguma parte do mundo.

38- Rowling afirmou numa entrevista que se a sua mãe não tivesse morrido tão cedo, provavelmente nunca teria escrito os livros.

Lê Também:
Harry Potter e a nova coleção da Primark

39- Rowling justificou que Dumbledore seguia Grindelwald porque o amava verdadeiramente.

40- Rowling matou a coruja Hedwig como significado do fim da inocência e da juventude de Harry.

 

Lê TAMBÉM: J.K. Rowling publica novo conto da saga Harry Potter

 

41- Fred e George nasceram no dia das mentiras

42- Após o fim da saga, George terá tido um filho, ao qual chamou Fred.

43- Quando Fred e George são punidos por atirar neve à nuca de Quirrel, na realidade estavam a acertar na cara de Voldemort.

44- Quando Hermione cheira a Amortência, o terceiro cheiro que sente é do cabelo de Ron.

45- Michael Jackson perguntou a Rowling se estaria interessada em fazer um musical infantil sobre a saga. JKR rejeitou a ideia.

46- Desde o início que Rowling planeou que a última palavra da saga fosse “cicatriz”, mas tal ideia desapareceu quando se preparava para terminar a saga.

47- Ginny tornou-se jogadora profissional de Quidditch

48- Quando Dumbledore vê um Sem-forma, a criatura transforma-se na sua irmã morta, Ariana.

49- No 2º livro da saga, indiretamente, Rowling descreve um feiticeiro que pode ser visto no escritório de Dumbledore. Esse feiticeiro é Gandalf.

50- Todas as plataformas da famosa estação de comboios King’s Cross, são usadas por feiticeiros, e a plataforma 7 1/2 é para o Expresso do Oriente

 

Lê TAMBÉM: J.K. Rowling quer construir cabana de Hagrid na sua propriedade

 

51- Quando Alastor Moody morre, 13 pessoas reúnem-se à volta do seu corpo, sendo Lupin o primeiro a chegar. Mais tarde Lupin morre, tornando verdadeira a profecia da professora Trelawney, que indicou que quando os 13 se reunissem, o primeiro a chegar, seria também o primeiro a morrer.

52- Albus Wulfric Percival Brian Dumbledore é o nome completo de Dumbledore. Albus significa branco em latim, Wulfric foi um santo da Idade Média, Percival um cavaleiro do Rei Artur e Brian é um nome celta que simboliza força.

53- Rowling afirmou que fez Percy voltar para a família uns minutos antes de Fred morrer para demonstrar o quanto não se devem desperdiçar amizades por causa de pequenos problemas.

54- Os 7 livros de Harry Potter têm mais de 3300 páginas e mais de um milhão de palavras.

55- O lema de Hogwarts é “Draco dormiens nunquam titillandus“, que significa, mais ou menos, “nunca belisquem um dragão adormecido”.

56- O último livro da saga vendeu 11 milhões de exemplares no dia de lançamento (record mundial)

57- Após milhares de visitas feitas por fãs à estação de King´s Cross para tirarem fotografias entre as plataformas 9 e 10, foi colocado um sinal que avisa os Muggles que a plataforma para Hogwarts está ali, mas que não pode ser vista por eles.

58- Rowling confessou que fez um questionário online para saber a que casa pertenceria, e o resultado foi Hufflepuff.

59- A história dos 3 irmãos que encontram a Morte, contada no último livro da saga, é a fonte de uma das teorias mais discutidas entre fãs, na qual muitos argumentam que os 3 reencarnaram em Voldemort (que morre na busca pelo poder), em Snape (que apenas quer reencontrar-se com o seu amor) e em Harry (que trata a Morte como uma amiga)

60- Rowling afirmou que nunca mais escreveria um livro no qual Harry Potter fosse personagem principal.

 

E vocês, quais são as curiosidades que conhecem sobre esta saga e que mais gostaram?

 

 



Sobre Luis Pinto

Software developer - Autor do blog Ler y Criticar - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!