Estes são os 20 atores com Óscares ganhos em memoráveis Biopics
Muitos são os atores e atrizes que receberam Óscares, mas só um pequeno grupo destes o alcançou por dar vida a uma pessoa real.
Os Óscares são os prémios mais importantes da indústria cinematográfica e desde 1927 que premeia todos aqueles que estão envolvidos na arte de fazer filmes, desde o realizador e atores até à maquilhagem e guarda-roupa.
A indústria cinematográfica conta uma enorme variedade de histórias, sendo que algumas vezes conta histórias de pessoas reais, e alguns desses atores receberam nomeações para os Óscares, mas só alguns conseguiram levar a icónica estatueta dourada para casa.
Vem descobrir alguns dos atores que levaram a estatueta para casa.
LUISE RAINER
Luise Rainer deu vida a Anna Held no filme “O Grande Ziegfeld” de 1936. A atriz interpretou a uma atriz da Broadway, de origem polaca e francesa, que se vê no triângulo amoroso entre ela, o produtor Florenz Ziegfeld e Billie Burke. Isto durante o período de ascensão de Ziegfeld como produtor.
Infelizmente, este filme não envelheceu bem, sendo mesmo considerado um dos piores filmes que recebeu o prémio de Melhor Filme dos Óscares.
JAMES CAGNEY
O ator James Cagney pode ser conhecido pelos seus papéis de gangster em “Fúria Sanguinária” ou “O Inimigo Público”, mas o artista ganhou o Óscar de Melhor Ator com “Canção Triunfal” de 1942.
Cagney deu vida a George M. Cohan, ator, produtor, argumentista e realizador que viria a ser conhecido pelo “Dono da Broadway”. Com este filme, o ator surpreendeu a todos com a sua habilidade para dar vida a uma personagem tão diferente daquelas vistas anteriormente. Este foi o seu único Óscar.
BARBRA STREISAND
A atriz Barbra Streisand recebeu o seu Óscar por interpretar Fanny Bryce em 1969, no musical “Funny Girl – Um Rapariga Endiabrada”. Contudo, algo improcedente aconteceu nesse ano já que Streisand empatou na categoria de Melhor Atriz com Katharine Hepburn, a única vez que tal aconteceu nesta galardoada cerimónia.
O enredo conta a história de Fanny Bryce, uma mulher muito talentosa, que chega ao estrelato, mas tudo muda quando se apaixona por Nicky Arnestein (Omar Shariff), um empresário e jogador.
SISSY SPACEK
Sissy Spacek é conhecida por ter dado vida a Carrie no clássico de terror de 1976, tendo mesmo recebido uma nomeação na altura. Mas foi só com “A Filha do Mineiro” em 1980 que Spacek levou um Óscar para casa.
A atriz deu vida à cantora country Loretta Lynn, onde seguimos a vida da jovem Lynn, da pobreza passando pelo seu casamento aos 15 anos, até ao seu sucesso na música country.
MARTIN LANDAU
Martin Landau recebeu um Óscar pela sua interpretação de Bela Lugosi no filme de Tim Burton, “Ed Wood”, que contou com Johnny Depp como estrela.
Este filme conta a história de Ed Woods, famoso realizador e uma figura muito importante para a história de Hollywood. Landau dá vida a Bela Lugosi, ícone dos filmes de terror, e importante parte da história de Woods.
CHARLIZE THERON
Charlize Theron ganhou o seu único Óscar, até ao momento, com o filme “Monstro”. A atriz sul africana ficou irreconhecível neste filme onde dá vida uma assassina em série, Aileen Wuornos, que matou sete homens enquanto trabalhava como prostituta.
Este filme é baseado em factos reais, tendo a própria Wuornos sido executada em 2002, um ano antes deste filme. Para além de Theron, o elenco também inclui Christina Ricci, Bruce Dern, Lee Tergesen e Annie Corley.
CATE BLANCHETT
Cate Blanchett recebeu o Óscar como Melhor Atriz Secundário com o filme de Martin Scorsese, “O Aviador”. Nele, a atriz deu vida a Katharine Hepburn, uma lenda em Hollywood.
Este biopic conta a vida do piloto, magnata e produtor Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), que chegou a ter uma relação com Hepburn nos anos 30.
JAMIE FOXX
Leonardo DiCaprio perdeu o Óscar de Melhor Ator em 2005 para Jamie Foxx, com a sua performance como Ray Charles no filme “Ray”.
Este filme de Taylor Hackford retrata um período de trinta anos da vida do cantor de soul, em particular durante o período em que sofreu com abuso de substâncias e as dificuldades que teve para atingir o sucesso.
Para além de Foxx, o elenco também inclui Regina King, Kerry Washington e Clifton Powell.
REESE WITHERSPOON
Reese Witherspoon conseguiu arrecadar um Óscar de Melhor Atriz com o filme “Walk The Line”.
Embora “Walk The Line” seja focado na vida do cantor country Johnny Cash (Joaquin Phoenix) e na sua luta contra substâncias, houve outra estrela neste filme, June Carter (Witherspoon). Cash e Carter viveram um romance apaixonante mas tumultuoso.
HELEN MIRREN
Helen Mirren é considerada uma das melhores atrizes de sempre e em 2007 a atriz recebeu um Óscar por dar vida à Rainha Isabel II no filme “A Rainha”.
Este filme retrata um período muito difícil para a família real britânica, acompanhando a morte da Princesa Diana e tudo que surgiu nos dias seguintes.
O elenco também inclui Michael Sheen, James Cromwell, Alex Jennings e Roger Allam.
MARION COTILLARD
Em 2008, a atriz francesa Marion Cotillard recebeu um Óscar de Melhor Atriz pela sua interpretação da icónica Édith Piaf em “La Vie en Rose”.
Este biopic segue a vida turbulenta de Piaf, desde a sua infância em pobreza, a chegada ao sucesso, tragédias e abuso de substâncias. Cotillard teve ao seu lado Gérard Depardieu como Louis Leplée, o dono do clube que descobriu a cantora.
MERYL STREEP
Meryl Streep é uma das atrizes com mais nomeações para os Óscares e venceu múltiplos, mas só um foi por uma biopic. Streep conquistou uma estatueta dourada com a “A Dama de Ferro” onde deu vida a Margaret Thatcher, a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido.
Este biopic mostra-nos o passado de Thatcher do ponto de vista da mesma, num período complicado depois da morte do seu marido.
Para além de Streep, o elenco também inclui Jim Broadbent, Richard E. Grant e Susan Brown.
DANIEL DAY-LEWIS
Daniel Day-Lewis recebeu dois óscares por interpretar pessoas reais, mas aqui focamo-nos só em “Lincoln” onde o ator deu vida ao presidente Abraham Lincoln.
O ator teve uma carreira com 21 filmes, no entanto, em “Lincoln” Day-Lewis mostra-nos o presidente dos Estados Unidos em conflito devido à guerra civil e à sua decisão de emancipar os escravos.
O elenco também conta com Sally Field, David Strathairn e Joseph Gordon-Levitt.
EDDIE REDMAYNE
Eddie Redmayne recebeu duas nomeações aos Óscares. Contudo só venceu com “A Teoria de Tudo” quando deu vida ao físico Stephen Hawking.
O filme segue a vida de Hawking desde a descoberta da sua doença ao sucesso no seu campo de estudo, tudo isto ao lado da história de amor entre Hawking e Jane Wilde.
O elenco também conta com Felicity Jones, Harry Lloyd e David Thewlis.
MATTHEW MCCONAUGHEY
Matthew McConaughey recebeu o seu Óscar em 2014 com o filme “O Clube de Dallas”.
McConaughey deu vida a Ron Woodford, um homem que descobriu que estava infetado com o vírus HIV e criou um clube onde conseguia medicação que não estava autorizada nos Estados Unidos para ajudar outros na mesma situação que ele.
Para além de McConaughey, o elenco conta com Jennifer Garner, Jared Leto e Steve Zahn.
GARY OLDMAN
Gary Oldman transformou-se por completo em “A Hora Mais Negra” quando deu vida ao primeiro-ministro Winston Churchill, e pelo qual recebeu um Óscar.
Este biopic mostrou-nos Churchill no período mais conturbado da história, a Segunda Guerra Mundial, e como este liderou o país durante esta altura.
O elenco também inclui Lily James, Kristin Scott Thomas e Ben Mendelsohn.
MAHERSHALA ALI
Mahershala Ali recebeu um Óscar de Melhor Ator Secundário em 2019 com “Green Book – Um Guia para a Vida”.
Ali dá vida ao pianista Don Shirley, num filme que segue a amizade improvável entre Shirley e o seu motorista e guarda-costas, Frank Vallelonga, num mundo segregado.
Para além de Ali, o elenco conta com Viggo Mortensen, Linda Cardellini e Sebastian Maniscalco.
RAMI MALEK
Rami Malek venceu o Óscar de Melhor Ator em 2019 com o filme “Bohemian Rhapsody”.
Malek deu vida ao icónico Freddy Mercury neste biopic onde seguimos a história de Mercury, num período de 15 anos, desde a formação dos Queen até ao memorável concerto em Wembley.
O elenco também inclui Lucy Boynton, Gwilym Lee, Ben Hardy e Aidan Gillen.
RENÉE ZELLWEGER
Renée Zellweger ganhou o seu segundo Óscar como Melhor Atriz com “Judy”.
A atriz dá vida a Judy Garland, icónica atriz de Hollywood conhecida por ter sido Dorothy em “O Feiticeiro de OZ” de 1939, num biopic que acompanha o último ano da carreira de Garland com flashbacks à altura em que foi Dorothy.
O elenco também inclui Jessie Buckley, Finn Wittrock, Rufus Sewell e Michael Gambon.
CILLIAN MURPHY
Cillian Murphy recebeu o seu primeiro Óscar com “Oppenheimer”, que dominou a temporada de prémios de 2024.
Murphy deu vida a J. Murphy Oppenheimer enquanto seguimos a sua vida, desde o seu período escolar até ao ponto onde ajudou a criar a bomba atómica que mudou o mundo para sempre.
Para além de Murphy, o elenco contou com Emily Blunt, Robert Downey Jr. e Matt Damon.
Vistes estes filmes?