TOP Interpretações Leonardo DiCaprio | 10. Revolutionary Road

 

<<  Introdução   |  9. A Origem  >>

 

O regresso anunciado do “casal mágico” de Titanic pôs o mundo em polvorosa meses antes do lançamento de Revolutionary Road. Mas desenganem-se se acham que esta é apenas uma desculpa para reencontrar, nas mesmas polegadas do ecrã, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

A estrada para a ruína trágica do casamento contemporâneo é pavimentada pelo conformismo no clássico conservado em âmbar de Sam Mendes sobre um casal resignado a criar os dois filhos enquanto tenta sobreviver aos seus próprios dramas, deixando cair pelo caminho inúmeros sonhos e ilusões. Se em Titanic o afundamento do navio foi a causa literal da interrupção amorosa entre Winslet e DiCaprio, em Revolutionary Road o naufrágio é metafórico e transportado para um casamento claustrofóbico.

Muitos dizem mesmo que esta seria a versão de uma fantasia tremenda onde Jack e Rose teriam sobrevivido ao naufrágio, mas o filme de Sam Mendes é, em todas as medidas, uma antítese do filme-evento de James Cameron.

Lê Também:   Esta intensa minissérie com Robert Downey Jr. acabou de estrear e já é a mais vista da HBO Max

 

revolutionary road

Lê Mais: Os Melhores Momentos dos Globos de Ouro 2016

 

DiCaprio chega-se aqui à frente como um Ator Principal completo, deixando para trás a aparência de um mero charme juvenil, para atacar a complexidade de uma miríade de personagens multidimensionais que o viriam a tornar um dos grandes atores da atualidade. Talvez esse caminho, tenha começado antes de chegar a Revolutionary Road (antes disso já tinha enveredado pelos fantásticos Apanha-Me Se Puderes, O Aviador e The Departed), mas aqui a forma como se apresenta é de uma subtileza e poderio inequívocos a um rapazinho que finalmente aprendeu a ser Homem. Enquanto Frank Wheeler, equilibra na perfeição a natureza galanteadora e lograda de um jovem homem que parece ter deixado de compreender a mulher com quem partilha a vida – uma April apaixonada, carinhosa, mas continuamente esmagada pelo mundano da própria vida.

Lê Também:   Christopher Nolan revela finalmente o significado da misteriosa cena final de Inception

Num crescendo de agonia e prisão quotidiana, o trabalho de Winslet e DiCaprio é fora de série no retrato de um casal cujas conversas vão escalando numa competição de indizíveis gritos de insatisfação. Com uma verdade e honestidade de brutais consequências, Revolutionary Road examina a evolução natural do sonho Americano: se ele algum dia teve coração, agora já não está aqui.

Estabelecendo-se precedentes deste calibre, mal podemos esperar pelo (hipotético) terceiro reencontro dos atores no grande ecrã.

 

<<  Introdução   |  9. A Origem  >>

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *