TOP 10 Personagens Harry Potter | 4. Albus Dumbledore

Dumbledore é como se fosse um terceiro avô para cada um dos fãs da saga Harry Potter. Daqueles que sabem tudo sobre tudo, e com doutoramento em ciências do coração.


<< 5. Dobby | 3. Hermione Granger >>


Para quem lê qualquer uma das obras de J.K. Rowling sobre o rapaz que sobreviveu ou vê qualquer uma das suas respetivas adaptações cinematográficas, fica patente que a imagem de Albus Dumbledore é quase indissociável de uma figura paternalista como se tratasse de um avô que viveu tanto e que tem tanto para contar, um avô protetor e omnipresente que estará sempre no sítio certo para nos amparar nas mais inusitadas quedas.

A estampa física de Albus Dumbledore não engana: perante nós está aparência do mais genial de todos os Homens. Baseado no arquétipo do feiticeiro bondoso e velho, Rowling produziu um personagem central do seu universo que é uma espécie de justaposição entre Merlin, Gandalf e Yoda. Mas J.K. Rowling fez mais do que simplesmente recriar o esterótipo físico de um ancião.  Apesar de sempre ter sido um dos feiticeiros mais inteligentes a pisar o chão de Hogwarts, Dumbledore possuía uma inteligência superlativa – a inteligência emocional. E essa esteve sempre na génese das mais importantes decisões de Rowling para o desenrolar da ação.

vlcsnap-2011-10-26-10h44m46s196

Principal mentor de Harry Potter e, a seguir ao jovem Potter, provavelmente o personagem com maior importância no decurso da ação, Dumbledore foi interpretado no cinema por Richard Harris que, após a sua morte em 2002, acabou por ser substituído por Michael Gambon, que ficou ligado a alguns dos momentos mais emocionantes de toda a saga.

J.K. Rowling já confirmou a presença de um jovem Albus Dumbledore no spin-off “Monstros Fantásticos e Como Encontrá-los”, prometendo levar-nos ao epicentro da sua tumultuosa relação com Gellert Grindelwald. Perante essa confirmação, estamos mais perto de conhecer as origens de um dos únicos feiticeiros que Voldemort realmente temeu – e isso implicará, certamente, uma exploração das suas relações familiares e sexualidade.

O quarto lugar de Dumbledore neste Top é merecido?


<< 5. Dobby | 3. Hermione Granger >>


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *