Andrzej Zulawski (1940-2016)

 

O realizador e argumentista Andrzej Zulawski faleceu na passada quarta-feira aos 75 anos de idade, vítima de cancro. 

Mais uma perda neste ano de 2016, Andrzej Zukawski, realizador de Cosmos – produção totalmente filmada em Portugal com Vitória Guerra no principal papel e que teve antestreia na última edição do Lisbon & Estoril Film Festival -, faleceu aos 75 anos após uma longa luta contra o cancro. 

Andrzej Zulawski nasceu na Ucrânia em 194o, mas cedo mudar-se-ia com os pais para a Polónia e mais tarde estudaria cinema em França, nos finais dos anos 50. Regressaria à Polónia para tornar-se assistente de realização, mas após algumas interdições das autoridades comunistas Zukawski exilou-se na cidade parisiense onde filmaria O Importante é Amar com Romy Schneider, Fabio Testi e Jacques Dutronc, por muitos considerado a sua obra-prima.

Lê também: Cosmos, em análise

Depois do êxito de O Importante é Amar, continuou a explorar a excessividade emocional com os filmes A Mulher Pública (1984), ou A Fidelidade (2000), com Sophie Marceau (atriz de 007 – O Mundo Não Chega) que na época era ainda sua esposa. De relembrar que o seu último projeto Cosmos foi também galardoado com o prémio de melhor realizador na edição 2015 do festival de Locarno.

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Fevereiro 2016

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *