Andrzej Zulawski (1940-2016)

 

O realizador e argumentista Andrzej Zulawski faleceu na passada quarta-feira aos 75 anos de idade, vítima de cancro. 

Mais uma perda neste ano de 2016, Andrzej Zukawski, realizador de Cosmos – produção totalmente filmada em Portugal com Vitória Guerra no principal papel e que teve antestreia na última edição do Lisbon & Estoril Film Festival -, faleceu aos 75 anos após uma longa luta contra o cancro. 

Andrzej Zulawski nasceu na Ucrânia em 194o, mas cedo mudar-se-ia com os pais para a Polónia e mais tarde estudaria cinema em França, nos finais dos anos 50. Regressaria à Polónia para tornar-se assistente de realização, mas após algumas interdições das autoridades comunistas Zukawski exilou-se na cidade parisiense onde filmaria O Importante é Amar com Romy Schneider, Fabio Testi e Jacques Dutronc, por muitos considerado a sua obra-prima.

Lê também: Cosmos, em análise

Depois do êxito de O Importante é Amar, continuou a explorar a excessividade emocional com os filmes A Mulher Pública (1984), ou A Fidelidade (2000), com Sophie Marceau (atriz de 007 – O Mundo Não Chega) que na época era ainda sua esposa. De relembrar que o seu último projeto Cosmos foi também galardoado com o prémio de melhor realizador na edição 2015 do festival de Locarno.

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Fevereiro 2016

 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1418 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.