Anime da Semana: The Anthem of the Heart

The Anthem of the Heart é uma história singela sobre o poder das palavras. O filme é da mesma equipa que nos trouxe a série Anohana: The Flower We Saw That Day! 

Vivemos numa era onde se tornou muito fácil comunicar com outras pessoas. As novas tecnologias foram certamente inovadoras, e para a maioria das pessoas, o longe fez-se perto. Essa foi uma grande vantagem desta evolução que ocorreu na forma como cada indivíduo comunica. No entanto, se existem os prós, também existem os contras. Pensando por exemplo no caso das redes sociais, é muito banal encontrarmos nestes espaços virtuais comentários negativos, carregados de ódio e desrespeito. Com esta facilidade de comunicação foi igualmente fácil esquecer o impacto que as nossas palavras podem ter nas outras pessoas. É exatamente sobre este tema, o poder das palavras, que nos fala The Anthem of the Heart.

Lê mais: Personagens de Harry Potter ganham versão anime oficial

Dos mesmos criadores da série anime Anohana: The Flower We Saw That Day, The Anthem of the Heart (Hino do Coração, em Portugal) centra-se em Jun Naruse. Quando era criança, Jun era uma criança extrovertida, ingénua e com uma imaginação muito fértil. Um dia, a jovem encontra-se a deambular perto de um motel construído à semelhança de um castelo e vê o seu pai a sair do local com uma mulher que não é a sua mãe. Porém, na cabeça de Jun, o que ela vê é um príncipe em cima do seu cavalo, a sair do seu castelo com a sua princesa. Sem ter a mínima noção do que aquela situação significava, Jun corre para casa ansiosa por contar à mãe o que viu. Isto provoca inevitavelmente a separação dos seus pais e consequentemente a divisão de toda a família.

Vê também: Animes da Winter Season 2017 a não perder

the anthem of the heart

Como se esta mudança drástica na vida de Jun não fosse suficiente, a jovem ainda é considerada culpada pelo seu pai por tudo o que aconteceu. Mais tarde, durante um momento de grande tristeza, Jun vê um ovo mágico que lhe lança uma maldição e retira-lhe a capacidade de falar. Embora ela não fique realmente impedida de falar, cada vez que o faz, fica com enormes dores no estômago. Esta maldição trata-se de uma metáfora para a ansiedade e para o sentimento de culpa da protagonista. Mas é igualmente um mecanismo criado por Jun para se castigar e para evitar cometer os mesmos erros.

Consulta ainda: Kimi no Na wa (Your Name), em análise

Avançamos uns anos na história e encontramos Jun no secundário. As mudanças na personagem são evidentes. A protagonista tornou-se numa jovem introvertida, ansiosa, sem amigos e isolada de tudo e todos. Porém, esta realidade altera-se. Um dos seus professores escolhe um grupo de alunos para fazer parte do comité responsável por organizar um evento para a comunidade onde vivem. E como é óbvio, Jun faz parte deste grupo. Para além dela, são escolhidos mais três alunos.

Vê mais: Your Lie in April, em análise

the anthem of the heart

Lê também: Os 10 principais géneros de animes

À primeira vista eles parecem ser autênticos estereótipos. Temos Natsuki Itō, a líder da claque, bela e popular. Daiki Tazaki, a estrela da equipa de basebol que se encontra lesionado. E Takumi Sakagami, o rapaz introvertido mas com um grande talento para a música. Contudo, rapidamente percebemos que não há nada de cliché nestes personagens. Todos têm os seus problemas. Mas acima de tudo, todos têm dificuldade em expressar os seus sentimentos. Juntos, decidem organizar um musical escrito por Jun e inspirado nas suas experiências pessoais.

Vê mais: Como seria se certas celebridades fossem Pokemons?

Gradualmente, Jun começa a interagir com os seus colegas de turma, em particular, Takumi, por quem se apaixona. A protagonista acredita que ele é o seu príncipe e que a irá salvar da maldição do ovo. Embora isto seja tudo fruto da imaginação de Jun, Takumi acaba de facto por salvá-la do pesadelo em que ela vivia.

the anthem of the heart

The Anthem of the Heart é na sua essência um filme sobre o poder das palavras, mas também sobre a importância de expressar os sentimentos. Estas duas ideias estão sempre interligadas durante toda história e são exploradas de várias formas. Utilizando o musical organizado pelos alunos como pano de fundo, o filme demonstra como a música é uma forte transmissora de emoções.

Mas é através dos seus personagens que as mensagens do filme ganham força. Durante a história, eles são colocados em diversas situações onde o que dizem, ou o que omitem, vai ter impacto nas vidas deles e de outras pessoas. O crescimento e a evolução de cada um é feita de uma forma muito natural e crua. Muitos dos momentos que eles são obrigados a viver podem ser duros. Porém, só assim eles são capazes de aprender a ser mais maduros, mais sensatos, mais humildes. E claro, a exprimirem os seus sentimentos mais íntimos e profundos. No fundo, tornam-se pessoas melhores.

Consulta ainda: Outsider Films celebra o 30º aniversário do Studio Ghibli

the anthem of the heart

Lê também: E se as princesas Disney fossem personagens anime?

A relação mais interessante do filme é a amizade entre Jun e Takumi. Ambos são filhos de pais divorciados. E ambos se sentem culpados pelas separações. Contudo, Jun culpa-se por acreditar que as palavras dela foram a causa do divórcio, e consequentemente do desmoronamento da sua vida. Enquanto Takumi considera-se culpado por não se ter expressado o suficiente. Esta dicotomia criada pelo filme lança a questão: devemos, ou não devemos, usar as palavras para expressar os nossos sentimentos? Para responder, nada melhor do que ligar uma pessoa que receia o impacto que as suas palavras possam ter, a alguém que anseia conseguir ser mais expressivo para minimizar conflitos e mal-entendidos.

the anthem of the heart

Vê mais: As 10 séries anime mais longas e ainda em exibição

O drama produzido pelos estúdios A-1 Pictures não é nenhuma obra-prima, mas transmite uma ideia muito forte e honesta, e que é constantemente esquecida nos dias de hoje. As palavras têm mais impacto do que se pode imaginar. Elas podem magoar, podem ser utilizadas para humilhar uma pessoa, podem destruir a vida de alguém. Mas a palavras também têm a capacidade de reconfortar e alegrar, motivar e inspirar, e até de salvar vidas! Não se deve ter medo de expressar o que se sente ou o que se pensa. Mas é preciso refletir sobre de que maneira aquilo que se diz pode afetar o outro. E na maioria dos casos, deve-se ponderar também o momento em que se dizem as coisas.

The Anthem of the Heart é um filme singelo mas com uma temática complexa e atual. Facilmente criamos empatia com os personagens e sentimos uma grande satisfação quando vemos Jun a encontrar novamente a sua voz. No final, qualquer espectador ficará numa reflexão pessoal, rebobinando mentalmente os momentos onde as palavras tiveram um enorme impacto na sua vida, e na dos que o rodeiam, quer positiva ou negativamente.


Título Original: Kokoro ga Sakebitagatterun Da.
Realizador:  Tatsuyuki Nagai
A-1 Pictures | Drama | 2015 | 120 min

the anthem of the heart[starreviewmulti id=30 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’] 

 


Filipa Machado

 

3 thoughts on “Anime da Semana: The Anthem of the Heart

  • Porque não fala o nome original do anime, se é pra traduzir pro inglês não é melhor botar logo em português? Quem é que traduz título? =.=

  • Bom dia,

    Pode encontrar o título original do filme (Kokoro ga Sakebitagatterun Da.) no final do artigo, na ficha técnica, assim como o nome do realizador e o estúdio responsável pelo filme.

    A tradução não é nossa. Trata-se do título internacional do filme. Visto que o filme não foi lançado em Portugal, não existe tradução para português.

    Espero ter esclarecido a sua dúvida.

    Cumprimentos,
    Filipa Machado

  • O filme chama-se O “HINO DO CORAÇÃO” cá em Portugal.
    Sendo que vai sair este mes pelo Festival Monstra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *