As modas sangrentas de Crimson Peak | Figura de Estilo

 

Crimson Peak: A Colina Vermelha é uma explosão de design gótico, com os figurinos de Kate Hawley a vestirem o elenco na extravagância e no excesso da Hollywood clássica.

Trabalhando ao lado de Guillermo del Toro, Hawlwey, que também desenhou os figurinos de Suicide Squad, criou um guarda-roupa num estilo que mistura o artifício clássico dos estúdios americanos, presente nas silhuetas e nos próprios materiais, com um simbolismo quase opressivo que é típico do realizador mexicano.

Crimson Peak

Lê Também: Sentir a magia do cinema com Crimson Peak

Edith (Mia Wasikowska), a protagonista de Crimson Peak, é particularmente coberta de imagética simbólica, nomeadamente as flores que decoram as suas roupas. Ela é uma força de vitalidade quando contrastada com o mundo sanguinário e espectral do marido e sua cunhada. Na cena em que entra pela primeira vez na casa que dá título ao filme, Edith aparece com um casaco pontuado com violetas, uma flor tão vistosa como simbólica do luto e da morte, uma referência tanto à morte recente do seu pai como um presságio dos horrores que se vão seguir.

Crimson Peak

A atriz australiana é vestida em roupas inspiradas na década de 90 do século XIX, quase sempre em cores claras e fortes, como o seu vestido amarelo ácido que usa quando está a investigar a casa sombria. Os restantes aspetos visuais de Crimson Peak ajudam a esta colisão cromática, enchendo o início do filme, na América de Edith, com cores quentes e ricas, e cobrindo a parte do filme passada na mansão inglesa dos Sharpe num pesadelo de sombras lúgubres e cores frias.

Lê Também:   A série mais popular de Tom Hiddleston regressa ao streaming com duas novas temporadas

Crimson Peak

Crimson Peak Mia Wasikowska

Crimson Peak

Em direto contraste com a luminosidade de Edith, os irmãos Sharpe vestem-se num estilo antiquado e sempre em tons escuros. Lucille (Jessica Chastain) usa vestidos que estão quase 20 anos fora de moda, assemelhando-se mais às roupas que a sua mãe usava antes de morrer que aos das outras mulheres no filme.

Crimson Peak

Crimson Peak

Para além da sua silhueta distinta, Lucille também está coberta de simbologia, neste caso traças, sangue e folhas mortas. A primeira vez que a vemos, Chastain enverga um complicado vestido vermelho. Essa cor é usada por del Toro apenas nas cenas de Allerdale Hall e nos irmãos misteriosos. Lucille é assim um símbolo humano da sangrenta existência dos Sharpe, sendo que o seu anel também partilha a cor e é depois usado como o anel de noivado de Edith.

Crimson Peak Jessica Chastain

Em Allerdale Hall, longe das cores quentes americanas, a figura de Lucille emerge num figurino de veludo azul desgastado em que os bordados e aplicações lhe concedem uma imagem quase desumana. Se Edith está em constante contraste com a casa, Lucille emerge como uma extensão das sombras do edifício delapidado.

Crimson Peak

Talvez os figurinos mais marcantes destas duas personagens femininas sejam as suas camisas de noite com que ambas estão vestidas para o sangrento final. Num filme em que os fantasmas são apresentados como monstruosidades negras, físicas e fumegantes, são as duas personagens vivas da heroína e da vilã que parecem tornar-se a imagem clássica do espectro. Ambas parecem quase flutuar pelo cenário gigantesco, pálidas e cobertas de leve tecido branco. Mas se Edith parece quase uma boneca indefesa com as suas mangas tufadas e folhos à volta da garganta, Lucille é quase um morcego vingador com uma imensidão de tecido a cair sobre os seus braços como asas. Quando as duas estão na neve vestidas de branco, apenas o sangue e a argila vermelha cortam a brancura da imagem.

Lê Também:   A série mais popular de Tom Hiddleston regressa ao streaming com duas novas temporadas

Crimson Peak

No meio das extravagantes e vistosas criações que adornam Wasikowska e Chastain, a figura sombria de Tom Hiddleston como Thomas Sharpe quase passa despercebida. Tal como a sua irmã, o aristocrata usa apenas cores escuras, nomeadamente o preto. Em tecidos ricos e cortes impecáveis, há uma misteriosa e sedutora elegância que quase lembra Lord Byron, esse arquétipo do herói romântico da era Vitoriana.

Crimson Peak

Vê ainda: Crimson Peak – A Colina Vermelha | Divulgado trailer legendado

Todo o guarda-roupa de Crimson Peak teve de ser feito de raiz, sendo que algumas das peças originais chegaram a incorporar elementos resgatados de roupas de época, como bordados e rendas.

Crimson Peak

Crimson Peak: A Colina Vermelha e todos os seus extravagantes visuais estão de momento nos cinemas nacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *