LEFFEST’15 | 45 Years, Mini-Crítica

 

Um dos filmes com mais prestígio internacional a fazer a sua passagem pelo LEFFEST ’15 foi 45 Years, um delicado drama matrimonial de Andrew Haigh.

 

45 years LEFFEST Título Original: 45 Years
Realizador: Andrew Haigh
Elenco: Charlotte Rampling, Tom Courtenay, Geraldine James
Género: Drama
Alambique | 2015 | 95 min[starreviewmulti id=18 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

45 Years desenrola-se durante uma semana na vida de um casal idoso, a viver em Norfolk no norte de Inglaterra. Kate e Geoff estão prestes a celebrar os seus 45 anos de casamento, quando uma carta chega da Suíça, informando Geoff que o corpo da sua namorada de há 50 anos foi encontrado, preservado no gelo glacial. Este fantasma do passado vem atormentar o casal, despoletando uma série de dúvidas e ciúmes nos dois protagonistas e despertando uma avassaladora melancolia em toda a narrativa.

LEFFEST 45 Years

45 Years apoia-se fortemente no trabalho do seu elenco, permitindo que inteiras cenas se apoiem num olhar silencioso ou no gesto das mãos de uma personagem. Charlotte Rampling e Tom Courtenay são os intérpretes principais e ambos foram galardoados pelo festival de Berlim com os seus prémios para Melhor Atriz e Ator. Tais honras são imensamente merecidas, sendo o filme um formidável exercício para os dois veteranos do cinema europeu que aqui criam retratos de intensa interioridade e subtileza.

Lê Também: Nomeações para os 28º EFA European Film Awards

Depois de Weekend ter demonstrado uma impressionante intimidade na abordagem de Andrew Haigh, 45 Years é uma reaplicação desse mesmo estilo autoral a uma história bastante menos efémera e infinitamente mais atormentada pela implacável passagem do tempo. A delicadeza desta obra é surpreendente, não havendo aqui grandes gritos ou discussões estrondosas como estamos habituados a ver em dramas matrimoniais de Hollywood. Os próprios visuais transmitem uma cuidada ideia de calma, como que convertendo as paisagens frias de Norfolk em discretas e silenciosas aguarelas vivas. É especialmente nesses silêncios e subtilezas que existe o génio e humanidade dolorosa de 45 Years, que, nos seus derradeiros momentos, nos oferece um dos finais mais emocionalmente esmagadores no cinema de 2015.

45 Years é apenas um dos filmes a serem exibidos fora de competição no LEFFEST’15 como parte da sua seleção oficial. Consulta o LEFFEST’15 | Programa completo para saberes mais sobre os filmes a serem exibidos nesta edição do festival, que decorre até dia 15 de novembro.

 

LEFFEST 45 Years

O PIOR – Algumas das interações do casal principal com outras personagens parecem, ocasionalmente, supérfluas e ligeiramente forçadas numa narrativa que brilha pelo seu foco na intimidade de Kate e Geoff.

O MELHOR – O trabalho dos dois protagonistas e a delicadeza extrema na observação humana concebida por Andrew Haigh.

 

CA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *