Os melhores e piores posters da semana (19/03-25/03)

Um pesadelo Dantesco, um mundo de pernas para o ar e um par de amantes coreanas são as principais imagens dos melhores posters da semana.

Na criação de uma campanha promocional para um filme, mesmo que se trate de uma obra independente, existem dezenas, ou mesmo centenas, de ideias que ficam pela fase de desenvolvimento e nunca realmente veem a luz do dia. No caso dos posters de cinema, isso manifesta-se em designs alternativos que, por vezes, acabam por ser utilizados para edições especiais ou objetos de colecionador. Mas isso, como é óbvio, refere-se mais a grandes produções. Se estivermos a falar de um projeto mais direcionado ao circuito dos festivais de cinema, então será muito difícil que algum desses designs seja divulgado, por muito que seja o seu valor estético.

 


OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Graças à MUBI, temos aqui um par de maravilhosos posters alternativos que, se não fosse uma entrevista especial feita ao seu designer, nunca teriam sido tornados públicos. Afinal, estamos a falar de um filme de autor coreano sobre um romance lésbico durante o período da ocupação japonesa dessa nação.

 

a criada melhores posters

a criada melhores posters

A Criada estreia para a semana nos cinemas portuguesas mas já desde o festival de Cannes do ano passado que o filme tem sido exibido, quer seja em festivais ou no circuito comercial de várias nações. Para a estreia de Cannes e subsequente distribuição internacional, os cineastas do filme contrataram a companhia britânica Empire para criar um poster ilustrado do filme. No final, a opção escolhida foi uma maravilhosa versão pitoresca cheia de pequenos detalhes narrativos, mas estas duas opções descartadas também são de valor. A ideia de tornar as duas protagonistas em serpentes estilizadas, com rasgos de nudez sugestiva a desenharem padrões no seu comprimento é particularmente fascinante e memorável, nem que seja pela sua qualidade bizarra.

Lê Também: 10 realizadores revelam segredos por detrás de famosas cenas de sexo

 

alien covenant melhores posters

Num registo muito menos elegante ou erótico, temos outro dos melhores posters da semana, onde sensualidade feminina dá lugar a um pesadelo infernal. Estamos a falar, pois claro, do novo cartaz de Alien: Covenant.  Parte da inspiração vem dos desenhos de H.R. Giger, o pintor que originalmente concebeu o Alien e é um especialista em fundir sexualidade e mecanismos híbridos na criação de visões surreais, mas também se deve dar um crédito ao inferno de Dante e suas muitas representações artísticas ao longo da história. É raro o poster que tem a capacidade de suscitar uns bons pesadelos nos infelizes que têm o privilégio de o contemplar.

 

dark tower melhores posters

Finalmente, temos o primeiro poster para The Dark Tower. É certo que os designers deste cartaz devem muito a Inception e ao material promocional de toda a filmografia de Christopher Nolan (De onde é que acham que veio esta moda de posters com os protagonistas de costas para o espetador em paisagens urbanas pouco coloridas?), mas há que se salutar o seu inteligente uso de espaço negativo para delinear a torre titular, assim como o geral impacto de toda a imagem.

Vê Ainda: Top MHD | Os 10 melhores trailers de 2016

 


OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Mais do que abjeta incompetência, a nossa singular escolha para o pior poster da semana recai sobre um exemplo de devastadora e dececionante mediocridade.

 

a cidade perdida de z poster

A Cidade Perdida de Z, o mais recente filme de James Gray, tem sido aclamado como um absoluto triunfo de engenho formalista e esplendor visual, mesmo por críticos que mostram alguma ambivalência em relação á sua narrativa. Tudo isto para dizer que, se a obra final é tão esteticamente primorosa, então o seu poster oficial não reflete nada disso. Ao invés, temos aqui mais um exemplo aborrecido de um cartaz com três fotos dos atores em colunas dispostas no centro da composição, com uma paisagem relativamente anónima a servir de fundo.

 


Possivelmente, para a semana, haverá algo mais interessante na seleção dos piores cartazes da semana. Em relação aos melhores posters, talvez tenhamos obras ainda mais fascinantes que as celebradas aqui. Não percas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *