Os melhores e piores posters da semana (16/10-22/10)

Espécies em vias de extinção, duas mulheres de assombrosa beleza e Satanás protagonizam os melhores posters desta passada semana.

Existem inúmeros clichés que afetam o design de posters de cinema, mas o facto de algo ser um cliché, ou uma ferramenta de fácil construção gráfica, não implica que implica que seja necessariamente mau. Esta semana, vimos bons exemplos de básicas soluções visuais bem utilizadas para criar cartazes impactantes e simples, mas também uma série de desastres medíocres e genéricos.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos, como já é usual, pela seleção mais honrosa, onde, esta semana, o tema principal é o uso de simetria vertical como principal solução visual para o design de um poster de cinema.

 

melhores posters goksung the wailing

Em primeiro lugar temos o poster britânico para Goksung, uma magnífica obra-prima de terror coreano, onde possessões demónicas e caos religioso marcam presença. Aqui, a simetria é reminiscente de um teste de Rorschach, que salienta a componente de pesadelo psicológico do filme, temos o cliché do sangue e de um esquema cromático dominado por vermelho e a silhueta simétrica de uma caveira de carneiro, um incontornável motivo de iconografia satânica. É simples, previsível mas estupendamente memorável.

Lê Também: MOTELx ’16 | Goksung, em análise

 

the ivory game melhores posters

Outro animal disposto num cartaz é o elefante em The Ivory Game, onde o simples uso de uma inteligente manipulação fotográfica resulta numa imagem de poderosa síntese ideológica e comovente urgência militante. Tão belo como melancólico, este cartaz é simples, mas poderoso.

 

always shine melhores posters

Por fim temos um cartaz onde, apesar de termos uma linha vertical a separar o poster em metades, não temos uma verdadeira composição que empregue simetria. Em Always Shine, a relação de duas amigas é posta à prova por uma narrativa de crescente paranoia e terror psicológico, sendo que essa componente de horror é bem saliente neste cartaz que usa o vermelho intenso como sua cor principal. Essa ousadia cromática, emparelhada com o título rasgado em amarelo quase fluorescente e os reflexos das duas atrizes principais contribuem para um cartaz de forte impacto visual.

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

É claro que o uso de clichés de design nem sempre resulta em algo minimamente atraente como estes seguintes posters provam.

 

arrival poster

Arrival já esteve na nossa seleção dos melhores posters, mas com esta orgia de mau Photoshop, cabeças flutuantes e efeitos de luz melodramáticos não merece tal honra.

Lê Ainda: Veneza 73 (Dia 7) | ‘La Región Selvaje’: Sexo & Extraterrestres

 

kiss and cry poster

Também no clube das cabeças flutuantes que enciam um detalhe mais ilustrativo do filme a promover temos Kiss and Cry, um filme que tem de ser uma paródia. Ou então mais vale perder fé na humanidade.

 

the resurrection of Gavin Stone poster

Mas maus cartazes não são somente compostos por cabeças e e cporpos que flutuam no espaço, temos também de nos lembrar do uso de caixas coloridas para integrar o elenco principal no poster. Mediocridade não é uma palavra que mereça ser associada ao horror que é este cartaz para The Resurrection of Gavin Stone.

 


Vamos ver se, para a semana, voltamos a ter composições simétricas na nossa seleção dos melhores posters. Não percas!


 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *