Peak TV | Remake

Para iniciar a nossa “aula” de termos vamos começar com um que é do conhecimento de todos nós: o remake. Em que consiste?


<< INÍCIO | REBOOT >>


Falar-se de um remake não é propriamente uma novidade nos dias de hoje. O cinema tem vindo a “reciclar” alguns dos seus clássicos, reaproveitando a sua estrutura e ideia, e misturando-a com algum material recente para agradar às novas gerações de espectadores. Procura também suscitar a curiosidade das gerações mais antigas que se tornaram fãs na altura em que o original foi lançado.

Fica a saber mais2017, o ano das sequelas

Por exemplo, os fãs do filme coreano de horror Ringu (1998) viram alguns anos mais tarde o seu filme favorito ser adaptado para o cinema americano. A premissa do original sofreu uma reestruturação cultural mas, ainda assim, conseguiu preservar os aspetos mais importantes do contexto em que se insere.

Lê maisTOP Casais de Séries 2017

Na televisão, um exemplo prático é precisamente o caso de MacGyver. O intrépido aventureiro engenhocas, encarnado por Richard Dean Anderson, tornou-se um dos maiores sucessos televisivos de ação da geração de 80. Durante 7 temporadas, MacGyver e os seus feitos quase impossíveis tornaram-se um marco inconfundível para toda uma comunidade que esperava todas as semanas por mais uma aventura.

Não percas ainda10 musicais para ver antes de La La Land

Em 2016, a CBS procurou reproduzir o mesmo sucesso numa versão mais “modernizada” do aventureiro. Ainda que tenha falhado em ser “fresca” aos olhos dos críticos, as audiências foram mais que satisfatórias. E conseguiu, pelo menos, captar a atenção de antigos fãs da série original.

Lê ainda: TOP Séries 2016 by MHD

Peak TV - Remake MacGyver

O remake também pode “transgredir” as fronteiras das duas formas de linguagem visual. O filme de culto Fargo (1996), dos célebres irmãos Coen, foi transposto para o pequeno ecrã em 2014 pelo estreante Noah Hawley. Foi um caso arriscado, visto que a fórmula episódica da televisão poderia quebrar a estrutura que torna o filme tão especial.

Confere também10 filmes esquecidos pelos Óscares

A visão de Hawley de Fargo, não só recuperou em grande forma o tom satírico do filme dos Coen, como conseguiu torná-lo um exercício de televisão de referência. Este foi um dos casos mais inesperados de um remake cinematográfico em televisão e, depois dele, foram surgindo outros. A cada ano que passa, a tendência para trazer cinema para o formato televisivo é cada vez mais frequente.

Consulta: As séries que irão terminar em 2017

Peak TV - Remake Fargo

Confere: Séries A Não Perder em 2017

REMAKE | SHAMELESS (US)


Qual é o vosso remake televisivo favorito?


<< INÍCIO | REBOOT >>



Também do teu Interesse:


Lê Também:   James Cameron confirma novo projeto e desta vez rumo ao Corpo Humano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *