Séries que te introduziram ao universo anime (parte 4)

[tps_header]

Quer sejas fã, ou não, deste tipo de desenhos animados, garantimos-te que uma destas séries anime apresentaram-te às produções de animação japonesas!

[/tps_header]

Todas as pessoas que se tornam fãs de algo, quer seja um género de música, de filme, de livros, etc, precisaram daquela primeira obra que os apresentou ao tal género e fez com que a pessoa se tornasse fã do género. O mesmo acontece com as séries anime. É certo que há casos excepcionais, mas a maior parte dos fãs de anime, e até mesmo qualquer pessoa que não seja grande apreciadora do tipo de desenho animado, tiveram aquela série (ou séries, se for esse o caso) anime em comum que os apresentou ao mundo anime, muito devido ao facto das séries anime só se encontrarem disponíveis através da televisão quando foram lançadas. Confere a lista que te apresentamos e diz-nos se nós tínhamos ou não tínhamos razão!

[tps_start_button label=”| CLICA e DESCOBRE |” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 14pt;” class=””]



ANA DOS CABELOS RUIVOS

anadoscabelosruivos

 

Ana dos Cabelos Ruivos é uma série anime baseada no romance Anne of Green Gables da escritora canadiana Lucy Maud Montgomery. A série foi produzida pelo estúdio Nippon Animation em 1979 e foi exibida no canal japonês Fuji TV entre janeiro e dezembro desse ano, contabilizando um total de 50 episódios. Em Portugal a série estreou em 1987 na RTP 2 no programa Agora Escolha e repetiu várias vezes na RTP. A história passa-se no Canadá, na Ilha do Príncipe Eduardo e segue a protagonista, Ana Silvestre, uma pequena órfã, muito sonhadora, sensível, corajosa e alegre.

Por confusão é enviada para o Frontão Verde, a quinta dos irmãos Marília e Matias que pretendiam adoptar um rapaz em vez de uma rapariga. Apesar da troca, Marília e Matias decidem ficar com a pequena Ana. Em comemoração dos 30 anos da série no Japão e do centenário da primeira publicação do romance, foi lançada uma nova série, produzida pela Fuji TV, com o nome Konnichiwa Anne: Before Green Gables (Antes do Frontão Verde) a 5 de abril de 2009.  Ana dos Cabelos Ruivos foi realizada por Isao Takahata que optou por uma versão animada muito fiel ao material original, apesar dos seus dois trabalhos anteriores (Heidi e Marco) terem sido adaptados e alterados. Hayao Miyazaki também colaborou nos primeiros episódios da série desenhando os cenários, acabando depois por abandonar o projeto e o estúdio Nippon Animation.

LÊ TAMBÉM: Hayao Miyazaki irá realizar curta de animação em computador!




DEATH NOTE

death note2

 

Death Note é uma série de 2006 que adapta a manga do mesmo nome, escrita por Tsugumi Ohba e publicada pela editora Shueisha. A adaptação televisiva produzida pelo estúdio Madhouse foi exibida no Japão entre outubro de 2006 e junho de 2007, contando com 37 episódios, realizados por Tetsuro Araki. A história centra-se em Light Yagami, um estudante do ensino secundário que descobre um caderno sobrenatural chamado Death Note, que tem a capacidade de matar pessoas se os nomes forem escritos nele enquanto o dono do caderno visualizar mentalmente o rosto da pessoa que pretende assassinar.

A partir daí Light tenta eliminar todos os criminosos e criar um mundo onde não exista maldade, mas os seus planos são contrariados por L, um famoso e peculiar detective privado. Esta obra foi ainda adaptada para três filmes live-action, duas light novels e vários jogos criados pela Konami para a Nintendo DS. Em Portugal a manga começou a ser comercializada em fevereiro de 2012 pela editora Devir e a série foi transmitida em Portugal pelo Animax e pela SIC Radical. Tanto a manga como série são de uma enorme popularidade a nível mundial, bastante premiadas, continuando a receber elogios e críticas. A manga encontra-se atualmente em 10º lugar no top das 50 melhores mangas de sempre!

LÊ MAIS: Shueisha, a editora das mangas Naruto, Dragon Ball e muito mais




VICKIE, O VIKING

vickieoviking

 

Tal como A Abelha Maia, Vickie, o Viking é uma série anime nipo-alemã, realizada em 1974 pelos estúdios Zuiyo Eizo e Mushi Production. A produção da série começou no estúdio Zuiyo Eizo mas após a separação do grupo, gerando o atual Nippon Animation, a série terminou a produção no Japão. Vickie, o Viking estreou em Portugal, na RTP, em 1975, na versão alemã, com legendas em português e com o nome Wickie, O Viking. Apenas os temas da série tiveram versão portuguesa. A série repetiu na TVI com o nome de Vickie, o Viking e uma nova dobragem e depois também na RTP 2 numa versão restaurada e com outra dobragem.

A série foi realizada por Hiroshi Saito (A Abelha Maia, As Aventuras de Tom Sawyer) e contou com 78 episódios. A história é baseada nas personagens dos livros infantis, Vicke Viking, do escritor sueco Runer Johnson. O protagonista da série é Vickie, filho de Halvar, o chefe da aldeia Viking, Flake. Ao contrário dos seus companheiros da aldeia, incluindo a maioria dos outros meninos de sua idade, Vickie é muito inteligente e tem uma mente extremamente imaginativa que ajuda os seus companheiros vikings em muitas situações complicadas. Sempre que Vickie começava a pensar numa solução, esfregava o nariz e, quando tinha uma boa ideia, apareciam estrelas num fundo laranja. Eiichiro Oda, o criador de One Piece, comentou que Vickie o Viking foi uma grande influência para a sua admiração pelos piratas e vikings.




BEYBLADE

BeybladeMetalFusion_01

 

Beyblade é uma série anime baseada na manga escrita e ilustrada por Takao Aoki para promover as vendas de um brinquedo do mesmo nome semelhante a um pião. A história segue um grupo de rapazes que lutam com os seus Beyblades, piões específicos para batalhas. Beyblade foi adaptada para anime em 2001 pelas mãos do estúdio Madhouse, contou com 51 episódios e foi transmitida na TV Tokyo. Em Portugal, a série anime passou na TVI, no Canal Panda e no Panda Biggs.

A segunda temporada, Beyblade V-Force, teve igualmente 51 episódios, foi produzida pelo estúdio Nihon Animedia e esteve em exibição durante o ano de 2002. Beyblade G-Revolution, a terceira e última temporada, produzida pelo mesmo estúdio que a temporada anterior, contou com 52 episódios e foi transmitida durante o ano de 2003. Em maio de 2015, o site Deadline anunicou que a Paramount Pictures tinha adquirido os direitos para adaptar esta série num filme live-action, após o sucesso dos franchises de Transformers e G.I. Joe.

LÊ TAMBÉM: Novos filmes da Paramount incluem Beyblade




FULLMETAL ALCHEMIST

fullmetal-alchemist

 

Fullmetal Alchemist é primeiramente uma manga escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa, que foi depois adaptada para série televisiva em 2003 pelo estúdio Bones, com 51 episódios e 4 OVA’s. Esta primeira série foi lançada quando a manga ainda não estava concluída e portanto, chegou um altura em que a história da série se separou da história original da manga. Mais tarde, no ano de 2009, o estúdio Bones voltou a adaptar a história da manga totalmente, já que a manga estava terminada. Esta segunda adaptação, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, contou com 64 episódios e 16 OVA’s.

Tanto a primeira adaptação de 2003, como a segunda, de 2009, foram transmitidas em Portugal através da SIC Radical. O mundo de Fullmetal Alchemist é baseado no período da pós-Revolução Industrial europeia. A história situa-se num universo ficcional em que a alquimia é uma das técnicas científicas mais avançadas e conhecidas pelo homem. Os protagonistas são os irmãos Edward e Alphonse Elric, que têm como objetivo restaurar os seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia. Fullmetal Alchemist explora vários temas como problemas sociais, incluindo a discriminação, o avanço científico, a ganância política, a fraternidade, a família e a guerra. A série também explora o conceito da troca equivalente, ou seja, para obter algo, deve-se pagar com algo do mesmo valor. Esta regra é aplicada pelos alquimistas ao criar novos materiais e também é uma crença que os irmãos Elric seguem. Fullmetal Alchemist é uma série bastante premiada, assim como a segunda adaptação, que é considerada ainda hoje com uma das melhores séries anime de sempre.

LÊ AINDA: Animes e mangas | O fenómeno japonês em Portugal




DORAEMON

doraemon

 

VÊ AINDA: Novo trailer de Stand By Me Doraemon!

Adaptada da manga escrita por Fujiko Fujio, Doraemon é daquelas séries anime que mais saudades deixa às gerações mais novas de Portugal. A manga teve três adaptações (1973, 1979 e 2005) mas só as últimas duas foram transmitidas em Portugal. A série anime de 1979 chegou em meados de 1990 pelo Canal Panda na dobragem espanhola com legendas em português, e em 2011 a série regressou ao canal e concluiu a transmissão em 2015. A série também foi emitida pela RTP 1 e pela RTP 2, em 2000, com outra dobragem portuguesa, diferente da versão do Canal Panda.

Em 2010, o canal Panda Biggs estreou o anime de 2005, na dobragem espanhola e com legendas em português. Os filmes de Doraemon também chegaram a Portugal em versão DVD distribuídos pela LUK Internacional. Recentemente o Cartoon Network Portugal comprou os direitos da série, e começou a emiti-la no dia 28 de fevereiro de 2015. Esta segunda série foi realizada por ocasião do aniversário da primeira série de Doraemon, teve uma nova dobragem e atualização dos personagens. A série é sobre um gato robótico chamado Doraemon que viajou no tempo e veio do século XXII para ajudar o estudante Nobita Nobi. O legado desta série é incontestável e a prova disso é que qualquer pessoa reconhece o personagem Doraemon, mesmo quem provavelmente nunca viu a série.




E assim termina esta nossa breve rubrica. Agradecemos a todos os que a acompanharam e esperamos que tenham gostado desta viagem pelas vossas memórias de infância, tal como nós. Como é óbvio houve muitas séries que ficaram de fora, infelizmente, mas não serão esquecidas enquanto cada um de nós reviver os momentos partilhados com elas. Fãs de animação japonesa, não percam o próximo artigo, porque nós, também não!


<<PARTE 3 PARTE 1 >>


 

 

2 thoughts on “Séries que te introduziram ao universo anime (parte 4)

  • Tenho que dizer que esta rubrica fechou com muita qualidade, não só devido aos animes aqui listados serem muito bons, mas também graças a pequenos pormenores como o facto de Vickie, o Viking ter influenciado o grande e lendário Oda-sensei, que é só o criador da manga mais popular de sempre no Japão, o também já grande e lendário One Piece!

    Aqui estarei para o próximo episódio. 🙂

  • Muito obrigada!
    Ficaremos à espera dos teus comentários que são sempre bem-vindos! 😉

    Cumprimentos e até à próxima! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *