Primeiras Impressões de This Is Us

À primeira vista, This Is Us não parece ser algo original. Mas lentamente percebemos como este drama familiar está preparado para surpreender tudo e todos!

Começamos This Is Us ao som de Sufjan Stevens. À medida que ouvimos as primeiras notas de Death With Dignity, surge no ecrã:

Isto é um facto: De acordo com o Wikipedia, cada ser humano partilha o seu aniversário com mais de 18 milhões de seres humanos. Não há evidências de que compartilhar o mesmo aniversário cria qualquer tipo de ligação comportamental entre essas pessoas. Se houver … o Wikipedia ainda não a descobriu para nós.

De seguida somos apresentados aos personagens principais do drama e às respectivas narrativas. Aparentemente, o único aspecto que parece interligar as histórias é o facto de Jack, Kevin, Kate e Randall fazerem anos no mesmo dia. E é exatamente nisso que o espectador acredita durante a maior parte do episódio. Enquanto o episódio piloto se desenrola, as vidas de cada personagem são reveladas de forma alternada. Jack e a sua esposa, Rebecca, estão prestes a ter trigémeos. Kevin sente-se frustrado e irrealizado profissionalmente. Kate lida com a sua obesidade. E Randall encontra finalmente o seu pai biológico, mas não sabe bem como deve agir.

Lê mais: Calendário de Séries Midseason 2017 | As estreias e os regressos das tuas séries

this is us

À primeira vista, este enredo inicial não parece muito original ou inovador. Especialmente o pormenor que liga estes diferentes personagens. Durante os minutos seguintes, o espectador questiona-se se essa é a única ponte de ligação entre as várias linhas narrativas. Mas tem que aguardar até ao final do episódio, onde se depara com uma grande reviravolta, para descobrir. Até que esse grande momento chegue, a série começa a revelar a sua verdadeira faceta e potencial. Ela mostra lentamente como não é, de todo, mais uma história para deixar o seu público em lágrimas. Não é mais um drama familiar banal. E os seus protagonistas não são mais um conjunto de estereótipos.

Vê ainda: Anime da Semana: Usagi Drop

Grande parte dos episódios piloto têm como objetivo apresentar o estilo e a proposta inicial da série. A ideia é conquistar o espectador, aliciando-o a ver os episódios seguintes. O piloto de This Is Us cumpre esta tarefa sem cometer qualquer erro. Mas ele consegue ir mais longe e faz mais do que era suposto. O enredo deste capítulo inicial está tão bem estruturado, tão bem desenvolvido, que vale por ele próprio. Ao terminá-lo, ficamos com a sensação de que estivemos a ver um filme, cujo final ficou em aberto. Mas como o ser humano é uma criatura bastante curiosa, e visto que This Is Us se trata de uma série, é impossível controlar a vontade com que se fica no final deste episódio de saber como é que o resto da história se irá desenrolar e o que irá acontecer a estas personagens.

Não percas: Peak TV: A televisão em crescimento

this is us

Consulta ainda: TOP Séries 2016 by MHD

A premissa de This Is Us é explorar os problemas e os dramas de cada personagem de uma forma realista e crua, como se estivéssemos a ver as nossas próprias adversidades da vida representadas no pequeno ecrã. E tendo apenas em conta este episódio inicial, acreditamos que a nova série da NBC vai conseguir cumprir com o prometido e de uma forma muito original. Porquê? Basta ver a forma como a série construiu todo este episódio, brincando com a percepção que o espectador tem da linha temporada da história, e como teve a capacidade de dar uma enorme profundidade aos protagonistas, tornando-os mais verdadeiros e multifacetados, em apenas 45 minutos. Algo que muitas séries televisivas não são capazes de fazer em temporadas de 20 episódios.

Lê mais: Séries A Não Perder em 2017

Nos Estados Unidos a série tem sido um enorme sucesso e foi renovada para um segunda e terceira temporada uns dias depois da sua estreia. No elenco encontramos caras conhecidas como Mandy Moore, Milo Ventimiglia (Gilmore Girls) e Sterling K. Brown (American Crime Story) que não irão desiludir nas suas performances. This Is Us promete ser uma incrível série dramática, que irá explorar continuamente os prazeres e os dissabores da vida dos seus protagonistas. Estão prontos para embarcar nesta jornada emotiva?

This Is Us estreia em Portugal dia 23, no Fox Life, às 22h e 20. Não percam!


this is usTítulo Original: This Is Us
Criador: Dan Fogelman
Elenco: Milo Ventimiglia, Mandy Moore, Sterling K. BrownChrissy MetzJustin Hartley
NBC | Drama, Comédia, Familiar | 2016 | 45 min

Ângela Costa
Beatriz Barroca
Filipa Machado
Joana Ferreira
Marcos Mendes
Miguel SImão
Rui Ribeiro
 


Filipa Machado

 



Sobre Filipa Machado

Licenciada em Estudos Artísticos e uma grande apaixonada (e viciada) por Literatura, Televisão, Cinema e, em especial, por Animação Japonesa.