Top Jogos – Melhores bandas sonoras de sempre – parte I

 

As bandas sonoras sempre foram uma parte importante nos video jogos. Apelativas e viciantes, é impossível esquecer a música de Tetris ou de Super Mario Bros.

Atualmente, com os brutais orçamentos nesta indústria, as bandas sonoras dos videojogos estão ao nível das grandes produções de Hollywood, e são muitos os compositores que afirmam que os jogos estão num nível superior aos filmes, pois existe uma maior liberdade criativa do que nos filmes, também muito graças à maior duração.

O que a MHD propõe é, sem ordem específica, escolher as 20 melhores bandas sonoras de sempre para videojogos. Claro que tal escolha será sempre subjetiva e controversa, pois tentámos olhar para a banda sonora como algo que tem de encaixar perfeitamente no que estamos a jogar.

Aqui estão os jogos que completam a primeira parte do nosso top 20, e voltamos a afirmar que não existe ordem específica.

 

 

God of war

É, indiscutivelmente, uma das melhores bandas sonoras de sempre. A forma perfeita como transmite o essencial sobre a vingança de Kratos torna todo o jogo muito melhor. Sempre forte e épica, a saga God of War tem uma banda sonora que nos deixa sem fôlego e faz sentir a emoção de derrotar os Deuses Gregos.

*

Journey

A beleza desta banda sonora é impressionante. Calma e envolvente, embala-nos num mundo mágico e cheio de significados. Perfeita para quando estivermos a jogar, ou até a relaxar, esta é uma banda sonora que deve ser ouvida.

*

Metal Gear Solid

Uma verdadeira obra prima de Harry Gregson-Williams. Arrepiante e comovente, a banda sonora da saga MGS está cheia de fantásticos êxitos que, quando ouvidos em qualquer situação, nos levam a recordar, de imediato, o exato momento do jogo em que a começamos a ouvir. Desde as suas várias intros a cada jogo da saga, até à luta final onde toda a banda sonora é resumida numa única batalha, Metal Gear Solid será sempre recordado como uma das melhroes OSTs jamais feitas.

*

Chrono Trigger

Numa fase em que as consolas eram conhecidas pelos seus bits e o poder de som era limitado, algumas bandas sonoras destacaram-se e mostraram que sem somo a experiência de jogo não poderia ser tão intensa.  Chrono Trigger, um dos melhores jogos de sempre, apresentou uma banda sonora fantástica e que merece ser ouvida mesmo que nunca tenham a oportunidade de jogar esta obra prima.

*

Final Fantasy VI

A melhor banda sonora de sempre? Talvez. São muitos os que dizem que sim, mas para nós não interessa se é a melhor, mas o que é certo é que tem de estar nesta lista. Final Fantasy VI foi feito naquela era em que as consolas não conseguiam produzir som de grande qualidade, mas isso não impediu Nobuo Uematsu, um dos melhores compositores de sempre, de criar, com apenas 16 bits, uma banda sonora que ouvimos e ouvimos e ouvirmos…

*

The Legend of Zelda – Ocarina of Time

Um jogo tão bom teria de oferecer uma banda sonora inesquecível, e é o que acontece aqui. Ocarina of Time é magia para os nossos ouvidos. Alegre nuns momentos, épica noutros, emocionante e inesquecível do início ao fim. Quem tiver jogado esta obra prima, sabe do que estamos a falar

*

Bastion

É provável que o jogo vos tenha passado ao lado, mas não deixem que tal aconteça, muito graças à sua banda sonora. Bastion apresenta um conjunto diversificado de músicas que criam o ambiente que o jogo pede. Surpreendente em vários momentos com os seus vários estilos, esta é uma das melhores OST alguma vez feitas.

*

Skyrim

Quem tenha jogado este jogo, sabe que não o pode fazer sem som. Uma longa e épica banda sonora, bastante diversificada e com mudanças de ritmo que encaixam nos vários momentos do enredo e proporcionam grandes momentos.

*

Mass Effect

Uma das melhores trilogias de sempre necessitava de uma boa banda sonora, e Mass Effect apresenta um conjunto de luxo de músicas épicas que elevam o enredo a uma verdadeira Space Opera de fazer inveja a muitos filmes de Hollywood. Se nunca ouviram, então o melhor é jogarem os jogos, mas para abrir o apetite, aqui estão mais de 6 horas de músicas de toda a trilogia.

*

Castlevania: Symphony of the night

Com este nome seria crime se a banda sonora fosse má. E não o é. Este jogo é, não só, o melhor Castlevania alguma vez feito, como é também uma das grandes obras primas de Michiru Yamane. Imperdível e que deve ser ouvida até ao fim. E todos os filmes de Dracula têm inveja.

Nos próximos dias teremos a segunda parte desta lista, mas, por agora, digam-nos o que acham desta lista e quais as vossas OSTs favoritas!



Sobre Luis Pinto

Software developer - Autor do blog Ler y Criticar - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!