Nemo, representante da Suíça na Eurovisão 2024 © SRF / Ella Mettler

Eurovisão 2024 | “Surreal e divertido”, Nemo prepara-se para representar a Suíça (Entrevista)

Estivemos à conversa com Nemo, representante da Suíça na Eurovisão 2024, festival decorre nos próximos dias em Malmö. 

Começamos a nossa ronda de entrevistas eurovisivas com uma pequena conversa com Nemo, representante da Suíça na Eurovisão 2024, que acontecerá durante os próximos dias em Malmö. Nascido em 1999 em Biel, uma pequena cidade na Suíça, Nemo é apontado como o favorito à vitória no maior espectáculo musical do mundo, aceitando o primeiro lugar de uma forma otimista e bem-disposta, como a sua verdadeira essência. Como artista não-binário, Nemo tem dado que falar pelos seus impressionantes dotes musicais, com discos de ouro e platina arrecadados no seu país, assim como 5 Swiss Music Awards.

Eurovisão 2024
Nemo, representante da Suíça na Eurovisão 2024 © SRF / Ella Mettler

Desde 2020, Nemo começou a escrever e a produzir canções para outros artistas, além de lançar algumas músicas em inglês. Entre os temas que aborda destacam-se a identidade de género, a saúde mental e como ajudar o outro a encontrar o seu lugar no mundo. É notável a sua paixão pela música e pela sua autenticidade, que certamente deverá fazer as delícias de uma nova geração de fãs eurovisivas. Aliás, a sua canção intitulada “The Code” é uma mistura impressionante de sonoridades, do pop aos sons mais alternativos, passando ainda pela ópera.

Lê Também:   HBO Max em Maio | Pretty Little Liars e cinema português em destaque

Não esqueçamos que, desde 2019, a Suíça tem selecionado internamente a sua música para a Eurovisão, o que tem prova de ser um método bem sucedido para o país. Recordemos que em 2021, “Tout l’univers” de Gjon’s Tears alcançou em 3.º lugar. Em 2024, caberá a Nemo acrescentar algo a uma história de muitos êxitos. Temos a certeza que no palco da Malmö Arena irá surpreender várias pessoas! Vejamos o que tem a dizer.




MHD: Como é que te sentes ao estar em primeiro lugar na casa de apostas para a Eurovisão 2024?

Nemo: Estar em primeiro lugar é algo surreal e divertido. É como receber tudo ao mesmo tempo. Estou muito feliz com as reações e com o facto das pessoas se identificarem com “The Code”. Acreditam na canção, o que me motiva para as próximas semanas. É incrível ver como a música pode tocar tantas pessoas de maneiras diferentes, e isso inspira-me. Quero continuar a partilhar a minha arte com o mundo. Estou ansioso para ver como é que essa jornada se desenrolará e espero que possamos celebrar juntos no Eurovisão.

Eurovisão 2024
O primeiro ensaio de Nemo na Eurovisão © Corinne Cumming / EBU

MHD: Por que achas que as pessoas se identificam com a canção?

Nemo: É sempre difícil explicar a razão das pessoas se identificam com uma música, especialmente quando a canção é tua. Quando escrevi The Code”, percebi que havia qualquer coisa ali. A minha primeira reação foi que a música era tão excêntrica! Mas também sinto que este é momento certo de fazê-la chegar ao público, porque a canção sou eu. O público sabe disso e, ao ter consciência disso, sinto que acontece algo mágico. Na maioria das vezes as músicas são reflexos dos artistas, das suas experiências e das suas vidas, mesmo que tenham medo de partilhá-lo. Espero que esta conexão especial que as pessoas estão a sentir com “The Code” continue a crescer e nos una ainda mais como uma comunidade.

Lê Também:   Óscares 2024 - Veja todos os Vencedores

The Code na Eurovisão 2024

MHD: Como é que te sentes ao representar a Suíça na Eurovisão?

Nemo: É uma honra incrível representar a Suíça na Eurovisão. A Eurovisão é uma plataforma, que oferece uma grande oportunidade para construir pontes entre diferentes culturas e gerações. Por isso, é muito importante para mim, como pessoa de género não binário, defender toda a comunidade LGBTQIA+. É emocionante poder usar a plataforma para promover a inclusão e a diversidade, e espero que minha participação na Eurovisão inspire outras pessoas a serem mais autênticas e a celebrarem a sua identidade. Acredito seriamente que juntos, podemos criar um mundo mais acolhedor e igualitário para todos.




MHD: O que significa “The Code” e qual mensagem gostarias de transmitir?

Nemo: “The Code” é sobre a minha jornada, quando comecei a perceber que não sou nem homem nem mulher. Encontrar-me foi um processo longo e muitas vezes difícil. Mas nada se compara à liberdade que ganhei ao perceber que sou non-binary. “The Code” é o manifesto artístico dessa jornada pessoal. Nesta peça combino rap, pop e ópera, portanto “The Code” não é apenas uma canção, mas um espaço seguro onde cada pessoa pode encontrar a sua verdade. É uma mensagem para todos. Sinto que em algum lugar, entre os 0s e 1s, foi onde encontrei o meu reino. Gostaria de motivar pessoas a descobrirem o seu próprio código e a entrarem no comboio da autenticidade.

Lê Também:   Quando chega Dune: Parte 2 de Denis Villeneuve ao streaming?
Nemo no palco da ESC
O primeiro ensaio de Nemo na Eurovisão © Corinne Cumming / EBU

MHD: O videoclip leva-te numa viagem alucinante de comboio. Como é que te sentiste durante a rodagem?

Nemo: As gravações do videoclip decorreram em apenas 1 dia, porque o nosso orçamento era bastante limitado. Tivemos pessoas que não dormiram, para cumprir o prazo, e senti que todos deram o seu melhor para transmitisse a mensagem certa. Sinto que este é o melhor videoclip em que já estive envolvido.  O resultado final é verdadeiramente notável e espero que pessoas sintam isso.

The Code | Versão Acústica

MHD: O que gostarias que acontecesse em Malmö durante os próximos dias? 

Nemo: Algumas amizades começaram nos últimos meses e isso será visível durante os próximos dias do Eurovisão. É algo muito bonito, e gostaria de ver outros artistas que me têm acompanhado. Além disso, atuar nesta etapa será uma nova experiência, e mal posso esperar por isso. Darei o meu melhor. Alguma ansiedade para partilhar o palco com outros talentos mundiais e para ver como essas novas amizades e conexões se desenvolverão ao longo do evento. Não sei se muitas pessoas têm noção disso, mas a Eurovisão é muito mais do que uma semana. Existem várias festas que antecedem o evento, existem várias comunidades e até jornalistas que se dedicam exclusivamente à Eurovisão. É toda uma família que se junta para celebrar este espectáculo!

Entrevistas Eurovisão 2024

Fica atento a todas as novidades da Eurovisão em eurovision.tv. Já conhecias Nemo?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *