Top MHD | Os melhores posters de 2016 (Parte III)
Nesta terceira parte da lista dos melhores posters de 2016, temos o impacto de um grito de Victória Guerra, a magia de David Bowie e Los Angeles em Technicolor.
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15. COSMOS
Apesar de ter chegado aos cinemas portugueses ainda em 2015, foi somente no ano seguinte que a última obra de Andrzej Zulawski chegou aos mercados internacionais. Subsequentemente, também foi este ano que tivemos os primeiros grandes cartazes internacionais, com especial destaque para esta genial obra a preto-e-branco onde um grito de Victória Guerra se ramifica como um ribombante relâmpago, na mesma instância em que define a silhueta de uma árvore onde um inocente pássaro foi enforcado – uma das principais imagens de Cosmos.
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14. THE CONJURING 2 – A EVOCAÇÂO
Uma mão junto a um pescoço, ora em pose de espanto ou indicador do desespero de uma sufocação. Entre os dedos um crucifixo traz um caráter religioso à imagem de sinistro mistério e, ao canto vemos uma expressão de horror meio encoberta pelos limites do cartaz e pelas sombras que tudo consomem. Este é o perfeito poster para um filme de terror.
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13. O HOMEM QUE VEIO DO ESPAÇO
No ano em que perdemos David Bowie (e uma série de outras divindades do mundo das artes e da cultura), o seu legado cinematográfico foi marcado pela reposição e restauração do mais icónico filme que fez, O Homem que Veio do Espaço. Na sua campanha promocional tentou-se realçar o magnetismo do falecido génio, algo que ganha proporções particularmente divertidas e hipnóticas neste cartaz onde todas as linhas de perspetiva guiam o olho para os genitais de Bowie e suas propriedades alienígenas, possivelmente mágicas.
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12. KONG: SKULL ISLAND
Para um blockbuster de verão sobre um gorila gigante na ilha com o nome mais absurdamente ameaçador que se pode imaginar, é surpreendente ver que os cartazes de Kong: Skull Island se têm apoiado num registo de serenas pinturas paisagísticas ou épicas representações da magnificência sobrenatural do seu protagonista. Aqui, o uso de cor, escala, simetria e difusa luz criam um dos mais belos posters do ano.
11. LA LA LAND
O uso indiferente e despropositado de uma colossal quantidade de espaço negativo no cartaz de La La Land é um pouco irritante, mas é impossível negar o visceral impacto deste poster. O contraste entre o azulão do céu estrelado com a energia dos amantes a dançar é de particular genialidade, tornando o próprio esquema cromático em algo imediatamente associável a este filme – não é por acaso que Emma Stone e Ryan Gosling têm passado a press tour do filme em vestidos amarelos e fatos azuis respetivamente.
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Na próxima página começa verdadeiramente o nosso top 10 dos melhores posters do ano. Não percas!