Top MHD | Os melhores posters de 2016 (Parte III)

Nesta terceira parte da lista dos melhores posters de 2016, temos o impacto de um grito de Victória Guerra, a magia de David Bowie e Los Angeles em Technicolor.

 


<< PARTE II  |  PARTE IV >>


 

15. COSMOS

cosmos melhores posters

Apesar de ter chegado aos cinemas portugueses ainda em 2015, foi somente no ano seguinte que a última obra de Andrzej Zulawski chegou aos mercados internacionais. Subsequentemente, também foi este ano que tivemos os primeiros grandes cartazes internacionais, com especial destaque para esta genial obra a preto-e-branco onde um grito de Victória Guerra se ramifica como um ribombante relâmpago, na mesma instância em que define a silhueta de uma árvore onde um inocente pássaro foi enforcado – uma das principais imagens de Cosmos.

Lê Também: Cosmos, em análise

 

14. THE CONJURING 2 – A EVOCAÇÂO

the conjuring 2 melhores posters

Uma mão junto a um pescoço, ora em pose de espanto ou indicador do desespero de uma sufocação. Entre os dedos um crucifixo traz um caráter religioso à imagem de sinistro mistério e, ao canto vemos uma expressão de horror meio encoberta pelos limites do cartaz e pelas sombras que tudo consomem. Este é o perfeito poster para um filme de terror.

Consulta Também: The Conjuring 2 – A Evocação, em análise

 

13. O HOMEM QUE VEIO DO ESPAÇO

The-Man-Who-Fell-To-Earth-poster-2

No ano em que perdemos David Bowie (e uma série de outras divindades do mundo das artes e da cultura), o seu legado cinematográfico foi marcado pela reposição e restauração do mais icónico filme que fez, O Homem que Veio do Espaço. Na sua campanha promocional tentou-se realçar o magnetismo do falecido génio, algo que ganha proporções particularmente divertidas e hipnóticas neste cartaz onde todas as linhas de perspetiva guiam o olho para os genitais de Bowie e suas propriedades alienígenas, possivelmente mágicas.

Recorda Também: Adeus David Bowie (1947-2016)

 

12. KONG: SKULL ISLAND

kong skull island poster melhores posters

Para um blockbuster de verão sobre um gorila gigante na ilha com o nome mais absurdamente ameaçador que se pode imaginar, é surpreendente ver que os cartazes de Kong: Skull Island se têm apoiado num registo de serenas pinturas paisagísticas ou épicas representações da magnificência sobrenatural do seu protagonista. Aqui, o uso de cor, escala, simetria e difusa luz criam um dos mais belos posters do ano.

 

11. LA LA LAND

melhores posters la la land

O uso indiferente e despropositado de uma colossal quantidade de espaço negativo no cartaz de La La Land é um pouco irritante, mas é impossível negar o visceral impacto deste poster. O contraste entre o azulão do céu estrelado com a energia dos amantes a dançar é de particular genialidade, tornando o próprio esquema cromático em algo imediatamente associável a este filme – não é por acaso que Emma Stone e Ryan Gosling têm passado a press tour do filme em vestidos amarelos e fatos azuis respetivamente.

Lê Ainda: Veneza 73 | La La Land, ao fundo do coração

 


<< PARTE II  |  PARTE IV >>


 

Na próxima página começa verdadeiramente o nosso top 10 dos melhores posters do ano. Não percas!

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1634 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.