Toy Story: A deprimente verdade sobre o pai de Andy…

 

Os easter eggs e referências escondidas são já uma larga tradição da Disney/Pixar, mas Jon Negroni, autor da célebre “The Pixar Theory”, vai mais longe ao criar mirabolantes teorias que colmatam falhas e/ou interligam os diversos filmes do universo da Pixar. Ao seu último sucesso – “A verdadeira identidade da mãe de Andy em Toy Story – segue-se, agora, a triste revelação sobre o pai de Andy.

o-JONNEGRONI-facebook

Uma outra tradição dos filme da Disney/Pixar (muito menos simpática que a dos easter eggs) é a morte frequente de um ou ambos os progenitores dos protagonistas (uma possível futura teoria de Jon Negroni poderia, inclusive, debruçar-se sobre correlação entre ser órfão e a probabilidade de vir a ser protagonista de um filme da Disney/Pixar). Toy Story encaixar-se-ia facilmente  nesta teoria, uma vez que o pai de Andy nunca é visto ou mencionado em nenhum dos filmes da saga.

Em alternativa, há evidências que apontam para o facto dos pais de Andy estarem em processo de divórcio durante os eventos do primeiro filme de “Toy Story” (parece bastante simples, certo? E bem menos rebuscado do que algumas das teorias referidas). Todavia, a verdade é bem mais deprimente: o pai de Andy abandonou a família. Analisemos os factos que o comprovam:

1. O pai do Andy não aparece nas fotos da família Davis.

BeFunky_176631_v1.jpg

Ao longo dos filmes, existem várias fotos Andy e Molly, individualmente e em conjunto, e também da mãe de Andy, a Sra. Davis, mas nenhuma pai de Andy como podemos ver na imagem. Se ele tivesse simplesmente morrido, é de esperar que existisse pelo menos uma foto a honrar a sua memória. Ainda que pudéssemos argumentar que ele morreu há muito tempo sendo por isso esquecido, tal não seria possível dado que Molly ainda é um bebé no primeiro filme. Portanto, faz mais sentido supor que as fotos foram retiradas devido a uma atitude reprovável da sua parte (o que também não se enquadra na hipótese de um divórcio amigável).

2. A mãe de Andy não tem aliança na cena da festa de aniversário de Andy no primeiro filme. Se o Sr. Davis tivesse morrido recentemente ela provavelmente ainda a usaria.

BeFunky_dt.jpg

3. No primeiro filme a família de Andy está de mudança para uma casa mais pequena (logo, mais económica), pelo que se supõe que estejam a passar por dificuldades financeiras, o que não aconteceria se o pai de apoia-se no sustento das crianças.

4. A família adopta um cachorro (um cliché das mães solteiras!).

5. A teoria do “pai ausente” explica por que Andy está tão profundamente ligado aos seus brinquedos, especialmente às figuras masculinas (paternais?) representadas por Woody e Buzz.

Toy-Story-3-Buzz-Lightyear-Andy-Woody

Em suma:

O pai de Andy provavelmente abandonou a família, o que levou a sua mãe a decidir mudar-se para uma casa mais pequena para economizar dinheiro. De modo a apagar as memórias dolorosas, ela retirou todas as fotografias do marido da casa, juntamente com a aliança de casamento e o pai de Andy nunca é mencionado nem visto (nem mesmo nas fotos da cerimónia de graduação de Andy). É triste e deprimente, mas em última instância, secundário para a história, já que os personagens foram capazes de seguir em frente e ser felizes mesmo sem a presença da figura paterna.

O que dizem os criadores? Tanto o realizador Lee Unkrich como o animador Craig Good abordam a questão de forma vaga, referindo apenas que animar personagens humanas na altura em que o filme foi criado implicava custos elevados, neste caso, não justificáveis já que ele não seria relevante para a história, deixando assim a porta aberta para a especulação…

E vocês, que pensam destas teorias da conspiração?

the-pixar-theory-infographic_529781f6ade43_w1500

(originalmente publicado em junho 2014)

6 thoughts on “Toy Story: A deprimente verdade sobre o pai de Andy…

  • nossa fiquei surpresa com isso tudo

  • mas assim , e a mãe dele engravida de novo . E quem é o pai da criança ?

  • só lembrando q aliança de casamento nos EUA é na mão direita, e a mão da imagem é a esquerda.. o criador da teoria eskeceu desse detalhe..

  • rodrigo a molly ja estava no primeiro filme,ou seja ele teve os dois primeiro e foi embora depois

  • Gente, preste atenção… tudo na disney quer criar um novo tipo de comportamento em quem assiste:principalmente em crianças. elas ainda estão formando seu carater. Se você quer acabar com o preconceito contra negros, não adianta tentar convencer um idoso nascista. Muito mais fácil é incutir isso na cabeça do neto dele. Como fazer com desenhos e filmes primeiramente… depois ensinando nas escolas… depois de uns 20 anos pode começar a trabalhar na sociedade… que estará pronta para aceitar o novo conceito. Foi assim na Alemanha e Italia. E é assim no mundo todo… o que ocorre é que nem sempre são incutidos bons conceitos em nossas crianças. Muitos conceitos são prejudiciais para a vida em sociedade. Não vou falar deles aqui por que choveria de críticas sobre mim. Mas aquele que tem ouvidos para ouvir, entenderá!. Nesse épisódio, os autores querem passar o conceito de mãe independente que pode criar um filho sem a figura do pai. Basta ir a um banco de esperma e PRONTO! Tá aí um exemplo de como desconstruir uma sociedade e transforma-la em outro. Há 100 anos atrás uma mulher ter uma produção independente seria escândalo, hoje nem tanto… principalmente entre os mais jovens. Todo mundo na Matrix!!! É o sistema!

  • Essa teoria nao faz sentido, no primeiro filme eles nao mudam para uma casa menor e sim maior… a pequena molly durmia no mesmo quarto que andy na primeira casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *