Kara Hayward e Jared Gilman

10 filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em junho

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Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no sexto mês de 2018. 

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“Stranger Than Paradise”, F.R. 2-6-15h30

Cinemateca Portuguesa
Elenco do filme

‘Stranger Than Paradise’ começou por ser apresentado como uma curta-metragem, depois expandida e integrada numa longa que levou o mesmo título. Este segundo filme de Jim Jarmusch firmou o seu nome como ponta de lança do universo dos “independentes americanos”. De Nova Iorque ao Ohio natal do cineasta e dali à Florida, seguimos as deambulações de um grupo de suaves ‘misfits’. Minimalista, estilizado, lacónico e com toda a melancolia do universo jarmuschiano, este é definitivamente um dos seus melhores filmes.

“Stranger Than Paradise” é apresentado em “Double Bill”. Depois da exibição do filme é apresentado “O Homem Sem Passado”, de Aki Kaurismäki.




“Lo Sceicco Bianco”, F.R. 4-6-15H30

Cinemateca Portuguesa
Alberto Sordi como Lo Sceicco Bianco

‘Lo Sceicco Bianco’ é a história de uma provinciana fã de fotonovelas que, durante uma viagem a Roma, tudo faz para conhecer o herói da série ‘O Cheik Branco’. Alberto Sordi é fenomenal no papel do galã pusilânime; o par Brunella Bovo-Leopoldo Trieste enfileira na galeria das mais comoventes personagens de Federico Fellini.




“A Última Esperança”, F.R. 5-6-15h30

Cinemateca Portuguesa
Elenco do filme “The Last Chance”

Premiado na primeira edição do Festival de Cannes, em 1946, é um dos filmes suíços mais célebres de sempre, não apenas pelas suas qualidades cinematográficas (Freddy Buache aproxima-o da ‘nova objetividade’ de Pabst), mas também pelo seu testemunho terrível sobre um drama recentíssimo. Em setembro de 1943, um oficial americano e um britânico tentam passar clandestinamente de Itália para a Suíça. No caminho, acabam por levar com eles um grupo de refugiados judeus, enfrentando imensas dificuldades e a perseguição dos soldados nazis. O plano final mostra uma imensa fila de refugiados, com o comentário: “Milhões de homens na Europa percorrem este caminho. Um dia, poderão voltar para casa”. As autoridades suíças tudo fizeram para retardar a distribuição do filme até ao fim da guerra, para não ofender a Alemanha. A apresentar na versão restaurada, em cópia digital. Primeira exibição na Cinemateca.




“Perdido por Cem…”, F.R. 14-6-21h30 | 22-6-15h30

Cinemateca Portuguesa
Perdido por Cem

Foi a primeira longa-metragem de António-Pedro Vasconcelos, com a marca da Nova Vaga francesa. É um filme lisboeta, de planos-sequência, câmara à mão, som direto, atores não profissionais, de que Fernando Lopes falou como ‘um imen- so adeus aos nossos verdes anos.’ ‘Nenhuma obra anterior [no cinema português] tinha aplicado tão convictamente a ‘gramática’ da Nouvelle Vague’ (José Manuel Costa).




“Strangers on a Train”, F.R. 15-6-21H30

Cinemateca Portuguesa
Farley Granger e Robert Walker

Um dos pontos máximos da obra de Alfred Hitchcock, baseado num argumento que parte de um romance de Patricia Highsmith e conta com a colaboração de Raymond Chandler. ‘Strangers on a Train’ leva ao limite o tema da culpabilidade, central em Hitchcock, mas também o do duplo. O desdobramento de motivos, cenas e personagens é outro dado de partida, marcante da mise-en-scène do filme. O móbil da ação assenta no firmar de um pacto entre dois desconhecidos cuja troca de crimes tem em vista “o crime perfeito”, servindo magistralmente a noção de transferência e o sentido de suspense fulcrais no cinema de Hitchcock.




“O Lugar do Morto”,  F.R. 20-6-21H30 | F.R. 29-6-15H30

Cinemateca Portuguesa
Ruy Furtado e Pedro Oliveira

‘O Lugar do Morto’  é um título incontornável da filmografia portuguesa da década de oitenta, que marcou como um assinalável êxito comercial do cinema português trabalhando os elementos do policial e do thriller. É também um filme indissociável dos atores que compõem os protagonistas, Ana Zanatti no papel de uma femme fatale e Pedro Oliveira, um jornalista por ela seduzido que testemunha acidentalmente uma morte nos meandros da qual se enreda.




“The Color of Money”, F.R. 20-6-15H30

Cinemateca Portuguesa
Tom Cruise e Paul Newman

Vinte e cinco anos depois, a personagem de ‘The Hustler’, de Robert Rossen, Eddie Felson, regressa, de novo interpretada por Paul Newman, que desta vez tirou a desforra do Óscar perdido no filme anterior, ganhando, finalmente, à sétima nomeação, a cobiçada estatueta. Felson regressa, envelhecido e do anonimato, para passar o testemunho e ensinar um novo aspirante a campeão, interpretado por Tom Cruise.




“Robles Duelo Al Sol”, F.R. 21-6-19H

Cinemateca Portuguesa
John Dos Passos e Ernest Hemingway

Escrito e realizado por Sonia Tercero Ramiro com a colaboração de John Dos Passos Coggin, ‘Robles Duelo Al Sol’ baseia-se na investigação histórica levada a cabo em 1937, em Espanha, pelo romancista americano de ascendência portuguesa John Dos Passos (1896-1970) sobre o desaparecimento de José Robles Pazos. Primeira exibição na Cinemateca.




Amor Impossível”, F.R. 28-06-21H30

Cinemateca Portuguesa
Ricardo Pereira e Soraia Chaves

À data é o último trabalho de ficção de António-Pedro Vasconcelos. Olhar sobre o romantismo juvenil, através da história, contada em flashback, da investigação policial ao desaparecimento misterioso de uma adolescente, desaparecimento de que o namorado é o principal suspeito. O diário da rapariga serve de mote à narrativa, polvilhando-a de ecos do Monte dos Vendavais. Primeira exibição na Cinemateca.




“Offside – Fora-de-Jogo”, F.R. 30-06-15H30

Cinemateca Portuguesa
Offside

‘Offside’ foi o último filme realizado por Jafar Panahi antes da proibição de filmar de que foi alvo por parte do governo iraniano (desde então, fez quatro longas-metragens ‘clandestinas’ e algumas curtas). Urso de Prata em Berlim 2006, ‘Offside’ inspira-se num acontecimento verídico para contar a história da detenção de um grupo de raparigas que tenta assistir a um jogo de futebol no Irão, onde o acesso aos estádios é interdito a mulheres, mas não é (ou não era) invulgar que as muitas adeptas assistissem aos jogos disfarçadas de homens. Filmado num estádio real durante um jogo de qualificação da seleção iraniana, é um filme extraordinário, narrado praticamente em tempo real e estruturado entre o que é mostrado e o “fora de campo”.

“Offside” é apresentado em “Double Bill”. Depois da exibição do filme é apresentado “Fome de Amor”, de Nelson Pereira dos Santos.




Moonrise Kingdom”, Palácio Foz 30-06-15h

Cinemateca Portuguesa
Bill Murray, Frances McDormand, Edward Norton e Bruce Willis

Coescrita com Roman Coppola, a sétima longa-metragem de Wes Anderson põe as suas personagens numa ilha da costa de Nova Inglaterra nos anos sessenta e segue dois estranhos miúdos que se apaixonam e decidem fugir juntos, levando famílias e autoridades a seguir no seu encalço. ‘Moonrise Kingdom’ é também ‘uma tragicomédia da vida adulta’ e “tem um ritmo velocíssimo, as cenas, por vezes muito curtas, quase se encavalitam umas nas outras; a quantidade de ‘informação visual’ de cada plano chega a ser impressionante, o que diz tanto sobre o rigor da composição de cada enquadramento como sobre o trabalho de ‘animação’ do mundo e do décor” (Luís Miguel Oliveira).

Mais informações sobre a programação podem ser consultadas no jornal da programação disponível aqui

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