Estes são os 10 filmes favoritos de Greta Gerwig
Greta Gerwig, aclamada realizadora de “Lady Bird”, “Mulherzinhas” e “Barbie”, construiu uma carreira sólida com referências cinematográficas marcantes. Desde os seus primeiros passos no cinema independente, ela realizou apenas três filmes e já a consideram uma das melhores realizadoras da atualidade. Destacou-se pela sensibilidade estética e narrativa. Por isso, entender os seus filmes favoritos ajuda a compreender suas escolhas criativas.
A realizadora ganhou mais atenção mediática quando começou a colaborar com o atual marido e cineasta, Noah Baumbach, em 2010 no filme “Greenberg” e mais recentemente em “White Noise“. Muitos dos seus filmes favoritos influenciaram diretamente os seus guiões, a direção artística e o desenvolvimento das personagens.
Com a sua próxima longa-metragem já em produção, “As Crónicas de Nárnia” a estrear na Netflix, podes ver aqui quais os filmes que a inspiraram.
A história de Truman, com Jim Carrey, centra-se num homem normal que não sabe que está a viver num reality show. Por isso, inspirou Gerwig a explorar temas de realidade e ilusão. Em “Barbie“, essa influência é evidente na desconstrução do mundo perfeito da protagonista.
Em entrevista para a Letterbox, Greta mostrou-se impressionada com a arte deste filme: “Eu vi novamente antes de fazer este filme (“Barbie”).” “E porque Peter Weir (realizador do filme) muito generosamente ligou-me antes de eu começar a filmar, e conversou comigo por um longo tempo sobre como ele filmou e como eles fizeram-no funcionar”, revelou.
“Rio Bravo”
Um wester de Howard Hawks que Gerwig gosta muito é “Rio Bravo”. Ela destaca a dinâmica entre as personagens e a construção narrativa como elementos inspiradores, chegou a dizer “Já não se fazem filmes assim.”
A colaboração contínua de Hawks com John Wayne inspira Gerwig a trabalhar repetidamente com atores como Saoirse Ronan e Timothée Chalamet, fortalecendo a química nos seus filmes.
“O Feiticeiro de Oz”
Também este clássico musical fascinou Greta Gerwig, com a sua narrativa mágica e visuais deslumbrantes. A jornada de Dorothy em busca do seu lar aborda com os temas de identidade e sentido de pertencer a algum lugar, presentes em “Lady Bird”.
A estética vibrante e os cenários de fantasia influenciaram diretamente o design da produção de “Barbie”, especialmente na criação de um mundo colorido e surreal.
“O Padrinho”
Um dos filmes mais aclamados de sempre é também um favorito de Greta Gerwig. Aliás, a argumentista considera este filme uma obra-prima do cinema! A complexidade das personagens e a construção meticulosa da narrativa serviram de inspiração para o desenvolvimento das suas próprias histórias. Incluindo, a diretora admira a estética e o ritmo do filme, elementos que procura incluir nas suas produções.
“Oklahoma!”
Foi graças a este icónico filme de 1955, que Greta reuniu a inspiração necessária para as cenas musicais no filme “Barbie”. Mais especificamente graças à cena de ballet coreografada por Agnes de Mille.
“Mulheres à beira de uma ataque de nervos”
Ainda assim, a identidade visual colorida deste filme de Pedro Almodóvar, influenciou a escolha de Greta Gerwig de incluir as cores vibrantes em “Barbie”. Incluindo, a exploração das emoções femininas complexas também é um ponto de conexão entre as obras dos dois cineastas.
“2001: Uma Odisseia no Espaço”
Apesar de ser um dos filmes de ficção cientifica mais icónicos de sempre, foi a cena de abertura do filme que ficou num lugar especial na memória de Greta. Visto que, a sequência de abertura de “Barbie” é uma homenagem direta a este clássico e explora a evolução e a consciência da protagonista.
“Um Americano em Paris”
Para além disso, a abertura deste filme também inspirou a sua estética, e refere ainda na sua entrevista para a Letterbox que Gene Kelly er a sua paixão de infância. A combinação de música, dança e narrativa visual presente em neste clássico do cinema é refletida na abordagem estética em “Barbie”. “Embora “Barbie” tenha uma extensão muito maior, eu pensei: “Esta é uma ótima abertura””, sobre a abertura de “Um Americano em Paris”.
“Outro Ano”
Este filme britânico conta a vida de um casal de meia-idade feliz durante um ano e as relações conturbadas com família e amigos. Contou também: “Gosto muito da forma como o tempo passa no filme. Tu meio que tens de tentar descobrir o que aconteceu entre as estações”.
“Pretty in Pink”, como inspiração para Greta Gerwig
Apesar de ser um filme sobre adolescentes, ajudou a inspirar a história de “Lady Bird”, que conta também uma história de amor no liceu. Incluindo o vestido cor de rosa usado em “Pretty in Pink”, influenciou o guarda-roupa do anteriormente referido sucesso de Greta Gerwig.
É nos possível confirmar que as referências de Greta abrangem todos os géneros cinematográficos e ajudam a criar universos muito diferentes uns dos outros. Já viste algum destes filmes?