© Film Quest

10 filmes em que Pelé fez parte do elenco

Considerado o ‘Rei do Futebol’, Pelé brilhou dentro e fora do campo, atuando em muitos filmes brasileiros e não só. Na semana em que o mundo diz o último adeus ao atleta, a MHD preparou uma coletânea de longas-metragens em que o número dez fez parte do elenco.

É indiscutível que o futebol é considerado o ‘Desporto Rei‘ em muitos países do mundo, atraindo milhões de adeptos de todas as idades e classes sociais. Apesar de muitos não entenderem a febre provocada por esta competição, os verdadeiros apreciadores vibram ao máximo cada evento alusivo ao universo futebolístico. Como tal, é inegável a consternação que o desaparecimento de uma das maiores lendas do futebol provocou em todos aqueles que seguem este tipo de desporto. Apesar de estar aposentado há quase quarenta anos, Pelé continuou a ser um ídolo para muitas gerações, ganhando o título de ‘Rei do Futebol’ dados os grandes feitos por ele atingidos.

Lê Também:   15 documentários para celebrar o Mundial de Futebol

Nascido em 1940, Edson Arantes do Nascimento aprendeu a jogar à bola com o seu pai, o também futebolista João Ramos do Nascimento, mais conhecido por Dondinho. Apesar dos inúmeros recordes que Pelé foi quebrando ao longo da sua carreira, jamais conseguiu igualar o feito do seu progenitor que alcançou a marca dos cinco golos assinalados de cabeça numa final de campeonato. Apesar de ter começado a jogar à bola com esferas improvisadas com meias recheadas de jornais, Pelé rapidamente conquistou a atenção dos olheiros do Santos, o clube brasileiro ao qual dedicou dezoito anos da sua vida, mostrando uma extrema lealdade pelo seu clube. Com apenas dezessete anos, Edson chegou ao pódio do Mundial de Futebol, um feito que iria repetir mais duas vezes ao longo da sua carreira. Carregando o místico dez às costas, Pelé dedicou a sua vida às quatro linhas e mesmo após se retirar dos relvados, continuou a mostrar o seu amor à profissão através da participação em filmes e séries relacionadas com o tema. Anos mais tarde, a sua carreira de ator foi ganhando destaque e o craque conseguiu os papéis principais em longas-metragens que contribuíram para aumentar o sucesso da sua imagem.

Numa altura em que o país se despede do ‘Rei do Futebol’, falecido a 29 de dezembro após alguns órgãos terem entrado em falência em sequência da sua luta contra um cancro, a Magazine.HD preparou, através de uma breve galeria, um portfólio de dez filmes que contam com o nome de Pelé no elenco.

PELÉ: O NASCIMENTO DE UMA LENDA (2016)

pele o nascimento de uma lenda
© Ascot Elite Entertainment Group

“Pelé: O Nascimento de uma Lenda” é um filme biográfico que se centra na vida de Pelé e no seu percurso na Seleção do Brasil para conquistar o Mundial de 1958. Filho do jogador de futebol João Ramos do Nascimento, também conhecido por Dondinho, Pelé aprendeu a jogar à bola com o seu progenitor, tendo sido este quem mais o motivou a focar-se na sua carreira dentro das quatro linhas. Nascido numa favela, Pelé dedicou-se a lutar pelo seu sonho de se tornar jogador de futebol e com apenas dezessete anos liderou a Seleção Brasileira ao seu primeiro triunfo na competição mais importante desta modalidade desportiva. Apesar de esta longa-metragem ser um filme sobre Edson Arantes do Nascimento, o próprio Pelé fez uma aparição especial numa cena em um hotel.




MIKE BASSETT: ENGLAND MANAGER (2001)

Mike Bassett
© Entertainment Film Distributors

“Mike Bassett: England Manager” é um filme de comédia que satiriza a qualificação da Seleção Inglesa para o Campeonato Mundial de Futebol. Na longa-metragem, o treinador de Inglaterra sofre um ataque cardíaco e a procura por um substituto torna-se uma tarefa difícil, acabando por o cargo ser atribuído a Mike Bassett, o líder de uma equipa de uma divisão mais baixa. Enquanto lida com uma equipa desmotivada e indisciplinada, Mike é apanhado embriagado em um hotel pelo próprio Pelé que se preparava para dar uma entrevista. Além do Rei do Futebol, muitas outras caras conhecidas deste desporto fazem parte do elenco deste filme, como Ronaldo e Barry Venison.




OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL (1986)

os trapalhões e o rei do futebol
© Embrafilme

Durante quase duas décadas, ‘Os Trapalhões’ foram um quarteto de grande sucesso no Brasil, ficando altamente conhecidos pelos sketches de comédia que protagonizavam numa série homónima. Dado o grande sucesso do grupo, foi lançado um filme em 1986 que juntava os quatro comediantes a Pelé. “Os Trapalhões e o Rei do Futebol” segue um grupo amador que se torna dirigente de uma equipa de futebol. Na longa-metragem, o Rei do Futebol interpreta um jornalista que ajuda o quarteto a liderar a sua equipa à vitória.




SEDE DE VENCER (1986)

Sede de Vencer
© Film Quest

Em “Sede de Vencer”, Jim Youngs, o protagonista da longa-metragem, interpreta um jogador de futebol que procura alcançar o sucesso mas que necessita de alguma orientação. Sedento de glória, o atleta procura a ajuda de Pelé, um dos maiores jogadores de todos os tempos, e decide passar uma temporada no Brasil para aprender o máximo possível com o seu mestre. Uma amizade improvável surge entre os dois profissionais, que juntos concretizam o sonho do protagonista.




PEDRO MICO (1985)

Pedro Mico
© Embrafilme

Baseado numa peça de teatro homónima escrita por Antonio Callado, “Pedro Mico” é um filme de 1985 que conta com Pelé no papel principal. Na longa-metragem, o protagonista é um homem que tenta aplica um golpe à quadrilha para a qual trabalha, fugindo com um conjunto de joias roubadas. Colocando todos à procura dele, a personagem de Pelé vê-se forçada a fugir à própria policia arranjando artimanhas para se esconder dos seus perseguidores.




A MINOR MIRACLE (1983)

A Minor Miracle
© Copyright Julien’s Auctions Inc.

Em 1983, Pelé contracenou com John Huston, o pai de Angelica Huston, em “A Minor Miracle”. Na longa-metragem produzida por Terrell Tannen, o ator norte-americano deu vida a um Padre que pede a ajuda de Pelé, que faz de treinador de futebol das crianças órfãs, para salvar o seu orfanato. Esta seria a segunda vez que o astro do cinema contracenaria com o atleta, uma vez que os dois haviam feito parte do elenco de “Fuga Para a Vitória” (1981).




FUGA PARA A VITÓRIA (1981)

Fuga Para a Vitória
© Paramount Pictures

Em plena Segunda Guerra Mundial, um grupo de prisioneiros políticos das forças Aliadas é desafiado a jogar uma partida de futebol contra a Seleção da Alemanha, como ato de propaganda política. O que o inimigo não esperava é que a equipa proveniente da prisão conta com grandes atletas estrategistas que se aproveitam da competição para planear a sua fuga para a liberdade. No fundo, “Fuga para a Vitória” é uma longa-metragem que conta com um elenco bastante improvável, reunindo grandes nomes de Hollywood, como Michael Caine e Sylvester Stallone com grandes figuras do futebol internacional, como Pelé e Bobby Moore.




OS TROMBADINHAS (1979)

os trombadinhas
© Embrafilme

“Os Trombadinhas” é uma história de ficção que podia bem passar-se na vida real. Na longa-metragem, Paulo Goulart dá vida ao Dr. Frederico, um empresário bem sucedido que se depara com uma criança que assalta uma mulher a mando de um bando de marginais. Preocupado com o futuro da geração mais nova que se envolve no mundo do crime, o protagonista decide contactar Pelé para o ajudar a melhorar as condições de vida das crianças mais necessitadas, afastando-as dos perigos da marginalidade. Através de projetos sociais, os dois conseguem integrar os jovens em situação de risco num ambiente mais seguro e saudável.




A MARCHA (1972)

a marcha
© Cinedistri

Em 1972, Pelé participou em “A Marcha”, um filme que lhe permitiu abandonar a imagem de jogador de futebol ao surgir como protagonista de uma longa-metragem sobre a escravidão. Na longa-metragem, o atleta dá vida a um escravo que, em conjunto com o seu amigo Boaventura (Paulo Goulart), lidera a fuga de dezenas de escravos para locais que facilitassem a liberdade dos prisioneiros.




O BARÃO OTELO NO BARATO DOS BILHÕES (1971)

o barao otelo no barato dos bilhoes
© Difilm

Em “O Barão Otelo no Barato dos Bilhões”, Grande Otelo dá vida a um homem com uma vida dupla que envolve dois empregos e três mulheres. Suscetível a esquemas ilegais, o protagonista acaba por se aliar a uma pessoa que o incentiva a subornar jogadores de futebol de modo a ganhar apostas desportivas. Viciado no poder do dinheiro, Grande Otelo decide montar o seu próprio esquema e recorre a um banqueiro para obter um empréstimo de dinheiro, acabando por conquistar uma quantia muito superior à esperada. Neste caso, o banqueiro foi interpretado nada mais nada menos do que pelo próprio Pelé.

Conhecias algum dos filmes em que Pelé participou? Eras fã do ‘Rei do Futebol’?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *