Futebol: O Desporto Rei no Cinema
Num momento entusiasmante que se vive com o Mundial FIFA 2018 vale a pena conhecer um conjunto de filmes onde o futebol se torna rei do cinema.
Há momentos em que precisamos de filmes românticos, outros quando precisamos de assistir a um daqueles melodramas familiares, e de vez em quando há uma sensação qualquer que pede por uma história verídica que nos faça levantar a moral e o espírito. Quem diria que todas estas fórmulas cinematográficas poderiam estar presentes em filmes sobre futebol, ou melhor, filmes com futebol? Nem sempre vistos com bons olhos, os filmes com futebol são pouco comentados pelos espectadores mais cinéfilos, e tão raramente abordados pela indústria de cinema.
No entanto, e não só por estarmos numa altura demasiado excitante vivida com o Mundial da FIFA, considerámos interessante relembrar um conjunto de filmes sobre o desporto mais amado do mundo. Há quem ainda pense que o futebol é o desporto somente de mentes agressivas sempre prontas para atirar uma cuspidela ou quaisquer picardias aos jogadores e aos árbitros. Mas nos dias que correm este é um discernimento algo equivocado. O futebol deve ser vivido como um momento especial, como um momento de união, tal como o próprio cinema!
Assistir futebol e assistir a um determinado filme têm muito em comum. São ambos programas de fim-de-semana que permitem reunir a família! Ambos fazem os amigos se juntarem na casa de um outro amigo ou amiga, acompanhados de umas cervejas fresquinhas, de pipocas e de umas gargalhadas espalhafatosas. Também dizem respeito àquele instante, quando dois vizinhos após vários anos de “bons dias” e “boas noites”, fixam-se finalmente olhos nos olhos e comentam resultados do jogo ou de Óscares, quiçá descobrindo ter o mesmo clube e o mesmo gosto cinematográfico.
Na lista que se segue podes ficar a conhecer alguns dos melhores trabalhos feitos em cinema, e até em televisão, sobre o futebol. De entre os formatos, não só em ficção se contam as melhores histórias. Também o documentário anda de braços dados com o futebol, e mais recentemente até o delicioso universo da animação com o caso de “A Idade da Pedra” (2018). Todos estes enredos, e todos os seus protagonistas, são particulares, mas com muito futebol fazem o espectador estar preso ao ecrã, sentindo as suas emoções à flor da pele.
“Ronaldo” (2015)
Dos criadores dos documentários sobre Ayrton Senna e Amy Winehouse, “Ronaldo, O Filme” narra a história de Cristiano Ronaldo com acesso à vida privada do jogador de futebol mais conhecido de sempre. Através de conversas e imagens de inéditas, o filme oferece uma visão surpreendente da vida desportiva e pessoal de Cristiano Ronaldo. A realização é de Anthony Wonke.
“A Máquina” (2001)
Danny Meehan é um jogador de futebol famoso, capitão da selecção inglesa. A sua vida de sucesso é subitamente interrompida pela acusação de participação no arranjo do resultado de um Inglaterra-Alemanha. Danny é condenado a três anos de prisão e encarcerado num estabelecimento prisional cujo director está empenhado na construção de uma equipa semi-profissional formada pelos guardas prisionais. A Danny é naturalmente feita uma proposta irrecusável de treinar essa equipa. Antes de assumir o cargo, Danny propõe que se faça um jogo de preparação entre prisioneiros e guardas prisionais. A tarefa de pôr em campo um conjunto desordenado de condenados é a comédia que propõe este filme, um remake do “The Longest Yard”, de Robert Aldrich, realizado em 1974 e também conhecido por “The Mean Machine” que contou com Burt Reynolds no papel principal. Já este é realizado por Barry Skolnick e conta com Vinnie Jones, David Kelly, David Hemmings, Jason Flemyng e Jason Statham no elenco.
“Golo!” (2005)
Quando Santiago Munez atravessou a fronteira mexicana para a América aos 10 anos, tinha duas coisas na sua posse: a sua bola de futebol e uma velha fotografia do campeonato do mundo. Santiago vai crescendo e ganhando a vida com pequenos trabalhos em Los Angeles, mas nunca abandonou o sonho de um dia se tornar jogador de futebol. No entanto, o pai não é da mesma opinião e passa a vida a repetir-lhe que só há dois tipos de pessoas: as que vivem em casas grandes e as que, como eles, lhes lavam o carro. Mas um dia, um antigo jogador de futebol britânico, agora caçador de talentos, Glen Foy, reconhece nele a habilidade, rapidez e a bravura de um jogador de futebol – o tipo de talento que o clube da primeira liga Britânica Newcastle United está faminto por ter. Num país em que o futebol é uma religião e para quem o Newcastle St. James Park é a catedral, este jovem latino-americano tem de provar que tem a coragem e o jogo para ganhar um contrato com um dos mais amados clubes de futebol no mundo. David Beckham e Zinédine Zidane são duas das estrelas reais do mundo do futebol que participam no filme. A realização é de Danny Cannon e participam Kuno Becker, Alessandro Nivola, Anna Friel, entre outros.
“Fuga para a Vitória”, (1981)
Um importante jogo de futebol está prestes a começar. Mais que um jogo, isto é uma guerra! O campo de batalha: um estádio, em Paris, ocupado por forças nazistas. Os exércitos: um de jogadores profissionais alemães, contra um grupo de prisioneiros de guerra. O objetivo: mais uma demonstração da superioridade da raça ariana. Para os Aliados, é a única chance de realizarem um incrível e perigoso plano de fuga. Realizado pelo mítico John Huston com Sylvester Stallone, Michael Caine, Max von Sydow e o inesquecível jogador brasileiro Pelé.
“Joga Como Beckham” (2002)
Jess é uma rapariga de 18 anos apaixonada por futebol que consegue “tratar” a bola melhor que muitos rapazes da sua idade. O seu sonho é jogar numa equipa de top feminino mas tem um grande senão – a recusa dos seus pais que só desejam que case com um rapaz indiano e que aprenda a cozinhar. Uma comédia hilariante no universo do futebol feminino… A história de duas raparigas de 18 anos, candidatas a construir uma carreira em campo. Com realização de Gurinder Chadha, participam Parminder Nagra, Keira Knightley, Jonathan Rhys Meyers. A obra foi aclamada pela crítica e foi nomeada ao Golden Globe de Melhor Comédia ou Musical em 2004.
“Pelé” (2016)
Com apenas 17 anos, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, conduz o Brasil na corrida ao Mundial de 1958. Neste filme contam-se Kevin de Paula como Pelé, Seu Jorge, Mariana Nunes, Milton Gonçalves e Vincent D’Onofrio.
“Heleno” (2011)
O jogador de futebol Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro) era considerado o príncipe do Rio de Janeiro dos anos 40, numa época em que a cidade era um cenário de sonhos e promessas. Sendo ao mesmo tempo um génio explosivo e apaixonado nos campos de futebol, além de galã charmoso nos salões da sociedade carioca, tinha certeza de que seria o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Mas o seu comportamento acanhado, a sua indisciplina e a doença (sífilis) foram minando o que poderia ser uma grande jornada de glória, transformando-a numa trágica história. Baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes. Rodrigo Santoro é o protagonista desta história filmada por José Henrique Fonseca.
“Golpe de Cabeça” (1978)
Sujeito problemático, François Perrin é despedido do seu clube de futebol e da fábrica locais, ambos dirigidos pelo mesmo homem: Sivardière. Depois de ser preso por uma violação que não cometeu, Perrin é de repente libertado, afinal precisam dele para um jogo…
“Zidane, Um Retrato do Século XXI” (2006)
Dezassete câmaras sincronizadas foram colocadas em torno do estádio e todas apontadas a Zinédine Zidane, por ocasião de um jogo no Estádio de Santiago de Barnabéu que opôs o Real Madrid ao Villareal. “Zidane, un portrait du XXIe siècle” é um documentário espantoso e em tempo real de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. A realização é da dupla Douglas Gordon e Phillipe Parreno.
“Em Busca de Glória” (2000)
“Eusébio: História de Uma Lenda” (2015)
O filme é um relato impressionante da vida de Eusébio da Silva Ferreira visto pelo seu lado mais íntimo e humano. Desde os tempos de menino, que sonhava ser jogador da bola, até ser consagrado como o melhor jogador do mundo, o “Pantera Negra” revela-nos, na primeira pessoa, os momentos gloriosos da sua carreira ao serviço da seleção e do seu clube do coração, o Sport Lisboa e Benfica. O amor e a paixão à camisola fizeram de Eusébio um nome que entrou para sempre na história de Portugal e do desporto rei. Ele é um exemplo para todas as gerações e permanece na imaginação de todos como um herói, simples e humilde. Realizado por Filipe Ascensão, o filme foi projetado em parceria com Eusébio da Silva Ferreira e reúne depoimentos de António Simões, Hilário da Conceição, Flora da Silva Ferreira, Sir Bobby Charlton, Rui Costa, Luís Figo, Cristiano Ronaldo, entre outros.
“Ruth” (2018)
No início, Eusébio da Silva Ferreira foi do Sporting, o de Lourenço Marques, filial moçambicana do Sporting Clube de Portugal. E os “leões” de Lisboa quiseram-no, mas Eusébio seguiu o seu coração e foi para o Benfica, onde se tornaria um dos maiores futebolistas de sempre. Mas, antes de ser o “King” ou o “Pantera Negra”, Eusébio foi “Ruth”, o nome com que aterrou incógnito em Lisboa, aos 17 anos – uma estratégia que o Benfica utilizou para fintar a concorrência à contratação do jovem craque moçambicano. É esse episódio do início da carreira de Eusébio que conta o filme realizado por António Pinhão Botelho, a partir de um argumento escrito pela sua mãe, Leonor Pinhão. A história, que acontece entre Lourenço Marques e Lisboa, é sobre o futebol e sobre um homem, mas também procura ser um fresco do Portugal colonial do início dos anos 1960. Eusébio é interpretado pelo jovem mas promissor Igor Regalla.
“Maldito United” (2009)
“Maldito United” tem acção em Inglaterra, nos anos 60 e 70, e conta a história do famoso treinador de futebol Brian Clough e da sua breve carreira (44 dias) como manager do Leeds United. Treinador de sucesso no Hartlepool e Derby County – sempre com o seu fiel amigo Peter Taylor como adjunto – Brian decide aceitar o convite para treinar o Leeds United, anteriormente orientado pelo seu rival Don Revie. No entanto, as coisas não correm da melhor forma: o seu amigo Peter não o acompanha, as suas ideias chocam com as dos jogadores e dirigentes do Leeds, os resultados não aparecem… Esta é a história do Maldito United. Realizado por Tom Hopper com Michael Sheen, Timothy Spall, Colm Meaney e Jim Broadbent.
“United” (2011)
“The Game of Their Lives” (2005)
Inspirando numa história verídica, “The Game of Their Lives” remonta à década de 1950, quando um grupo de atletas amadores da pequena cidade de St. Louis vai até ao Brasil para participar no Mundial de Futebol. Em Belo Horizonte, disputam um jogo épico contra a experiente selecção da Inglaterra. Embora a equipa americana nunca tenha ganho o campeonato do mundo do futebol, esta história é sobre as famílias e as paixões dos seus jogadores.
“Der ganz grosse Traum” (2011)
Filme alemão sem estreia em Portugal, “O Grande Sonho” (tradução literal do alemão) segue director Konrad Koch (Daniel Brühl), um jovem professor contratado para dar aulas de inglês. Ele é o primeiro a ocupar esse cargo num colégio secundário na Alemanha. Juntamente com o diretor da escola, Konrad Koch procura renovar os ares e a ideologia da instituição, enfrentando a resistência do corpo docente. Para aumentar o interesse dos alunos, Koch usa um método diferente, e apresenta-lhes um novo desporto vindo do Reino Unido: o futebol. Sebastian Grobler é o realizador deste filme com o reconhecidíssimo Daniel Brühl, de “Rush: Duelo de Rivais” e “Capitão América: Guerra Civil”.