A Idade da Pedra

Futebol: O Desporto Rei no Cinema

1 de 18

Num momento entusiasmante que se vive com o Mundial FIFA 2018 vale a pena conhecer um conjunto de filmes onde o futebol se torna rei do cinema. 

Há momentos em que precisamos de filmes românticos, outros quando precisamos de assistir a um daqueles melodramas familiares, e de vez em quando há uma sensação qualquer que pede por uma história verídica que nos faça levantar a moral e o espírito. Quem diria que todas estas fórmulas cinematográficas poderiam estar presentes em filmes sobre futebol, ou melhor, filmes com futebol? Nem sempre vistos com bons olhos, os filmes com futebol são pouco comentados pelos espectadores mais cinéfilos, e tão raramente abordados pela indústria de cinema.

No entanto, e não só por estarmos numa altura demasiado excitante vivida com o Mundial da FIFA, considerámos interessante relembrar um conjunto de filmes sobre o desporto mais amado do mundo. Há quem ainda pense que o futebol é o desporto somente de mentes agressivas sempre prontas para atirar uma cuspidela ou quaisquer picardias aos jogadores e aos árbitros. Mas nos dias que correm este é um discernimento algo equivocado. O futebol deve ser vivido como um momento especial, como um momento de união, tal como o próprio cinema!

Assistir futebol e assistir a um determinado filme têm muito em comum. São ambos programas de fim-de-semana que permitem reunir a família! Ambos fazem os amigos se juntarem na casa de um outro amigo ou amiga,  acompanhados de umas cervejas fresquinhas, de pipocas e de umas gargalhadas espalhafatosas. Também dizem respeito àquele instante, quando dois vizinhos após vários anos de “bons dias” e “boas noites”, fixam-se finalmente olhos nos olhos e comentam resultados do jogo ou de Óscares, quiçá descobrindo ter o mesmo clube e o mesmo gosto cinematográfico.

Na lista que se segue podes ficar a conhecer alguns dos melhores trabalhos feitos em cinema, e até em televisão, sobre o futebol. De entre os formatos, não só em ficção se contam as melhores histórias. Também o documentário anda de braços dados com o futebol, e mais recentemente até o delicioso universo da animação com o caso de “A Idade da Pedra” (2018). Todos estes enredos, e todos os seus protagonistas, são particulares, mas com muito futebol fazem o espectador estar preso ao ecrã, sentindo as suas emoções à flor da pele.

“Ronaldo” (2015)

Futebol
Poster do filme

Dos criadores dos documentários sobre Ayrton Senna e Amy Winehouse, “Ronaldo, O Filme” narra a história de Cristiano Ronaldo com acesso à vida privada do jogador de futebol mais conhecido de sempre. Através de conversas e imagens de inéditas, o filme oferece uma visão surpreendente da vida desportiva e pessoal de Cristiano Ronaldo. A realização é de Anthony Wonke.

1 de 18

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *