Jacob Tremblay e Julia Roberts

10 Filmes sobre Bullying

1 de 11

No Dia Mundial do Combate ao Bullying fica a conhecer 10 filmes sobre a problemática. 

Hoje é o Dia Mundial do Bullying, que alerta para um dos problemas mais graves que ocorrem nas escolas de todo o mundo. O bullying corresponde aos atos de agressão física e/ou de violência psicológica que acontecem entre jovens adolescentes, mas que também pode estender-se ao ambiente laboral.

Segundo dados da UNICEF, uma em cada três crianças, entre os 13 e os 15 anos, é regularmente vítima de bullying na escola. Como habitual nesta data procura-se chamar mais a atenção para a problemática, bem como encontrar soluções para a poder combater.

Na verdade, existem diversas formas de bullying: o físico, o psicológico, o verbal, o sexual, o social e o ciberbullying. Às vezes é difícil detectá-lo, não só porque ocorre longe da presença dos adultos, mas porque tende a se diversificar. É isso que sucede com o caso do ciberbullying, que aproveita as novas tecnologias para ampliar atos de humilhação.

Com um conjunto de 10 filmes, a MHD procura captar o olhar de todos sobre o assunto, que tem de ser mais discutido. O cinema é, de facto, essa ferramenta de ensino, que pode ajudar muitos jovens a revelarem que são vítimas de bullying. Ao mesmo tempo, canalizando as suas emoções, estes mesmos jovens podem superam momentos de profunda tristeza, e de depressão e evitar que cometam suicídio.

São vários os filmes que enfocam a problemática, uns de forma mais leve com o propósito de entreter, outros de forma mais séria e realista. Todos eles indicados para consciencializar a todos sobre o problema, bem como a traçar várias estratégias para identificar algum caso de bullying.

1 de 11

Lê Também:
10 filmes da autoria de Cineastas Femininas que não podes perder este ano