Os 10 principais géneros de animes | Kodomo e Mecha

Interessado e curioso mas pouco confiante em tudo conseguir entender e apreciar na arte dos Animes? Então este artigo é para ti. Nele tentaremos explicar os principais géneros deste mundo nipónico.


<< Início | Shounen e Shoujo >>


KODOMO

No Japão, o termo kodomo significa “criança” por isso este género está direcionado para um público infantil, mais concretamente crianças entre os 6 e os 12 anos. As séries deste género têm um carácter educativo, tanto a nível individual como social, onde se ensina a respeitar os mais velhos, a preservar amizades ou a valorizar a família. Os enredos são simples e fáceis de compreender.

animes

O género kodomo teve início no final do século XIX com a publicação de mangas muito curtas, tendo aproximadamente quinze páginas. Estas mangas criadas na era Meji tinham como objetivo incentivar a alfabetização dos jovens japoneses. Um dos animes do género kodomo mais conhecidos no mundo e em Portugal é a série Doraemon, baseada na manga escrita pela dupla Fujiko Fujio (Hiroshi FujimotoMotoo Abiko).

Vê também: As 10 séries anime mais longas e ainda em exibição (parte 1)

 

MECHA

Este género, ao contrário daquele que apresentámos anteriormente, não tem propriamente um público-alvo, embora grande parte dos seus admiradores sejam do sexo masculino. O termo “mecha” advém da palavra “mechanical” e é um termo de ficção científica para designar um robô grande. Os animes do género mecha caracterizam-se por ter enredos que utilizam robôs como elementos principais da narrativa.

O género começou em 1956, com a manga Tetsujin 28-go de Mitsuteru Yokoyama, que mais tarde foi adaptada para uma série em 1963 e lançada no estrangeiro com o título Gigantor. A inclusão desta obra no género mecha é, no entanto, discutível, visto que o robô é controlado remotamente, em vez de ter um piloto no interior da máquina.

Lê também: Live-action de Akira pode ser uma trilogia com Christopher Nolan

animes

A qualidade da narrativa e da animação de cada obra mecha difere imenso de série para série e o conteúdo varia bastante, sendo habitual encontrarmos séries mecha adequadas para crianças e jovens adolescentes (género shounen), mas outras direcionadas exclusivamente para um público mais maduro (género seinen).

Vê mais: Live-action de Pokemon pode estar a caminho

Outro aspeto importante acerca deste género é que nem todos os robôs destas séries têm de ser completamente mecânicos. Alguns têm componentes biológicos, enquanto outros são eles próprios parcialmente biológicos, como acontece nas animes Neon Genesis Evangelion, Eureka Seven, e Zoids. Entre as séries do género mais famosas, para além das que já referimos acima, temos Mobile Suit Gundam, Code Geass, Tengen Toppa Gurren Lagann.


<< Início | Shounen e Shoujo >>


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *