Desenhos Animados dos anos 90

Os 15 Desenhos Animados que marcaram os Anos 90

Dragon Ball Super: Broly chega hoje aos cinemas portugueses apresentando a ocasião perfeita para recordarmos este e outros desenhos animados que marcaram a década de 90.

1 de 15

Pode ser uma questão meramente geracional e totalmente enviesada mas vamos mostrar o peito às balas e dizê-lo de uma vez: já não se fazem desenhos animados como antigamente!

Para quem cresceu na “Era de Ouro” da animação televisiva dos anos 80 e 90, é difícil olhar para o que a atualidade oferece às crianças do agora, relembrando com nostalgia as manhãs e tardes onde não existiam telemóveis, nem tablets, nem redes sociais ou notificações contínuas para interromper o último episódio dos Moto Ratos de Marte ou onde os 20 minutos diários do Dragon Ball eram absolutamente religiosos e incorruptíveis.

Por tudo isso e ainda a propósito da estreia cinematográfica de Dragon Ball Super: Broly, apanhamos a onda nostálgica para revisitar 15 desenhos animados que marcaram (e definiram) os anos 90.

X-Men

desenhos animados

Como bem sabemos, os X-Men partiram de uma criação do Mestre Stan Lee em colaboração com Jack Kirby para a Marvel em 1963.

Os X-Men representam um grupo de mutantes reunidos por Charles Xavier para defender seu sonho de “convivência pacífica entre humanos e mutantes”, ao mesmo tempo em que, secretamente, defendiam a humanidade dos “mutantes do mal”, vivendo no eterno conflito de defender um mundo que não os compreende.

Com um genérico badass com um inesquecível riff de guitarra que é quase capaz de nos dar o nosso próprio conjunto de super-poderes, a série animada alimentou-se do sucesso sólido proliferado pela BD e catapultou o nosso grupo de mutantes favoritos para o estrelato. Depois de um tiro de pólvora seca em 1989, a série arrancou definitivamente em 1992, produzido pela Marvel Productions, a Saban e a Graz Entertainment. A série chegou a Portugal no mítico e  animado ano de 1994, com a ajuda do empurrão de Ana Malhoa e da Vacaréré no Buéréré da SIC.

1 de 15

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

One thought on “Os 15 Desenhos Animados que marcaram os Anos 90

  • Falta aqui uma das mais míticas de sempre e polémica também. Ren & Stimpy

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *