15 Filmes mais sobrevalorizados do século XXI | Sniper Americano (2014)

                   https://www.magazine-hd.com/apps/wp/?p=297186

No final de 2014, Clint Eastwood surgiu na Oscar season de surpresa e estreou “Sniper Americano” no final de dezembro, mesmo a tempo de concorrer aos Óscares em 2015. O que é pior que um Oscar bait? Um Oscar bait arrogante e ofensivo como é “Sniper Americano”.

Foi um dos filmes mais bem sucedidos de 2014, não só em termos de bilheteira, mas também em aclamação da crítica e nomeações para os Óscares (6 nomeações, onde só faltou a indicação do boneco desta cena em melhor ator secundário), mas aparentemente não se percebe bem porquê.

“Sniper Americano” até pode parecer bem intencionado mas, como diria Rober Altman, “todos os bons filmes de guerra são filmes anti-guerra” – e o filme de Clint Eastwod é um insultuoso filme pró-guerra, que partilha convicções dúbias, que é nacionalista, que adultera a história verídica do protagonista Chris Kyle (protagonizado por Bradley Cooper), que veste a guerra de forma charmosa e hollywoodesca, propagando mensagens de ódio dantescas (um sniper que tem a “coragem” de matar e de contar quantas pessoas mata).

Tamanha aclamação só pode ter uma explicação à luz dos dias de hoje: em 2014 já existia uma América pré-Trump, e as convicções políticas e sociais são as que bem conhecemos.

                   https://www.magazine-hd.com/apps/wp/?p=297186

Daniel E.S.Rodrigues

Sonho como se estivesse num filme de Wes Anderson, mas na verdade vivo no universo neurótico de Woody Allen. Sou obcecado pela temporada de prémios, e gostaria de ter seguido a carreira de cartomante para poder acertar em todas as previsões dos Óscares, Globos de Ouro (da SIC), Razzies, Troféus TV7 Dias e Corpo do Ano Men's Health. Mas, nesse universo neurótico e imperfeito em que me insiro, acabei por me tornar engenheiro. Sigam-me no Instagram para mais bitaites sobre Cinema, Música, Fotografia e outras coisas desinteressantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *