20 Filmes para ver até 2012 terminar III

 

Já pode ver os filmes que estão nas posições 10 até à 6ª. Muita atenção: estes são mesmo obrigatórios. Quase todos eles exibidos em Festivais (Toronto e Cannes) e por lá têm reunido os mais diversos elogios. Sci-fi, romances de época, “dramédias”, dramas, aventuras… há de tudo. Ora veja:

10. “LOOPER – REFLEXO ASSASSINO”

Com uma premissa que parece ter origem na criativa mente de Christopher Nolan, “Looper” tornou-se num improvável blockbuster (e que ao que consta é bastante bom). Rian Johnson, regressado à realização depois de “Os Irmãos Bloom”, tem recebido bons elogios um pouco por todo lado. E se Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis estão no ecrã, então há obrigatoriedade de ir ao cinema espreitar este “Looper”.

  • Estreia a 11 de outubro
  • Distribuído por ZON Audiovisuais

9. “ANNA KARENINA”

Como é que uma adaptação ousada do clássico da literatura de Leo Tolstoy e que já foi inúmeras vezes adaptado ao cinema, consegue ter o dom de criar expectativa? Dois nomes que respondem à questão: Joe Wright e Keira Knightley. Este é o terceiro capítulo de uma “trilogia” iniciada em “Orgulho e Preconceito” e que se estendeu a “Expiação”. Na verdade não se trata de uma trilogia, mas todos sabemos do que esta dupla é capaz quando se fala de dramas de época. Os ecos de Toronto falam em boa prestação de Keira Knightley sendo que há quem tenha ficado deslumbrado pela sua grandiosidade, e quem tenha ficado desapontado com a excessiva preocupação técnica (com fortes referências a uma influência negativa de Baz Lurhmann).

  • Estreia a 6 de dezembro
  • Distribuído por ZON Audiovisuais

8. “LIFE OF PI”

É talvez a incógnita do ano. Se Ang Lee, o seu realizador, já foi capaz de desenvolver o magnífico “O Segredo de Brokeback Mountain” e logo a seguir desapontar com “Taking Woodstock”, a “A Vida de Pi” torna-se mais importante do que aquilo que se possa imaginar. Mas o ponto de partida (a obra literária) tem tão bom aspeto que é quase impossível desiludir. E depois há também um deslumbrante trailer, dos mais belos do ano.

  • Estreia a 29 de novembro
  • Distribuído por Big Picture Films

7. “AMOUR”

Foi apresentado no último Festival de Cannes e saiu vencedor da ambicionada Palma De Ouro. Não chega? Então diz-se por aí que é um retrato profundo do amor na idade avançada. Não basta? É o regresso do realizador (Michael Haneke) que nos trouxe “O Laço Branco” e “A Pianista” e é o candidato austríaco ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro! É sabido também que Rita Blanco tem um pequeno cameo. Motivos mais do que suficientes para figurar neste pódio.

  • Estreia a 6 de dezembro
  • Distribuído por Leopardo Filmes

6. “SILVER LININGS PLAYBOOK”

David O. Russell, há dois anos atrás, trouxe-nos “The Fighter” e com ele dois Óscares para o seu elenco foram conquistados (Melissa Leo e Christian Bale). Este é o seu “comeback” naquela que já é apelidada de “Litle Miss Sunshine” de 2012. Exibido recentemente no Festival de Toronto e amplamente aclamado, “Silver Linings Playbook” coloca Jennifer Lawrence na frente da corrida para o Óscar de Melhor Atriz, Bradley Cooper como um surpreendente concorrente à categoria principal masculina e ainda é capaz de mostrar que o talento Robert De Niro se mantém intacto. Não somos nós que o dizemos, mas queremos comprovar todos estes ótimos indicadores!

  • Estreia a 6 de dezembro
  • Distribuído por ZON Audiovisuais

Não perca em breve a quarta e última parte de “TOP 20  Filmes para ver até 2012 terminar”

Veja o [20º – 16º] – Parte I do TOP

Veja o [15º – 11º] – Parte II do TOP

NOTA: A escolha foi baseada nas listas de estreias de todos os filmes desde 27 de setembro a 27 de dezembro. As opções tomadas são um reflexo das datas de estreia divulgadas pelas distribuidoras. Todas essas datas de estreia estão sujeitas a alteração. A inclusão dos filmes nesta lista é de caracter subjetivo.