A obra prima de Stanley Kubrick vai ser exibida dentro de dias em aberto no canal Cinemundo
O canal Cinemundo está a homenagear clássicos durante todo o mês de agosto e “2001: Odisseia no Espaço” é o escolhido para a próxima sessão.
Sumário:
- O Canal Cinemundo está a homenagear clássicos do cinema durante todas as segundas do mês de agosto;
- Até agora já passaram no canal clássicos como, “E tudo o vento levou”, “Casablanca” e “Voando Sobre um Ninho de Cucos”, todos vencedores de Oscars;
- A próxima segunda é dedicada ao maior clássico de ficção científica de sempre, “2001: Odisseia no Espaço”, que marcou e mudou a indústria do cinema, desde a sua estreia em 1968.
Durante o mês de agosto, as segundas no Cinemundo têm sido dedicadas aos clássicos. Por lá já passaram “E tudo o vento levou”, “Casablanca” e “Voando Sobre um Ninho de Cucos”, todos eles vencedores de Oscars. A próxima segunda, dia 19, é dedicada ao maior clássico de ficção científica de sempre, o “2001: Odisseia no Espaço”, que vai passar no canal às 21h.
De 1968, o primeiro filme de ficção científica de Stanley Kubrick, sobre inteligência artificial e as consequências que podia ter para a humanidade, foi uma obra que mudou completamente o paradigma do cinema. A ficção científica, que tinha caído em desuso, voltou à popularidade, a banda sonora não convencional ainda é tema de diálogo e Kubrick trouxe ao de cima conversações sobre o futuro e a inteligência artificial nunca antes faladas.
Vários realizadores e atores têm “2001: Odisseia no Espaço” como um dos seus filmes favoritos. É o caso de Ridley Scott, Denis Villeneuve, Tom Hanks e de Christopher Nolan. Chris Nolan contou numa entrevista à Entertainment Weekly que, quando viu o filme de Kubrick pela a primeira vez sentiu “a extraordinária experiência de ser levado para outro mundo”. E quando vemos os seus filmes de ficção científica, como é o caso de “Interstellar”, ainda podemos ver influências de “2001: Odisseia no Espaço”.
A Ficção científica em Portugal e mais Stanley Kubrick
Os portugueses não ficam de fora neste interesse pela ficção científica. Segundo o ICA, dois dos filmes mais vistos de sempre em Portugal estão dentro do tema. São estes “Avatar” e “Avatar: O Caminho da Água”. Juntos, os dois filmes de James Cameron levaram mais de dois milhões de portugueses ao cinema, arrecadando, em bilheteira, cerca de quinze milhões de euros.
Para os fãs de Stanley Kubrick, o mês não irá acabar sem mais um dos seus populares filmes de ficção científica. A última segunda do mês, dia 26, será dedicada a “Laranja Mecânica”, de 1971, que passará no Cinemundo às 22h45.
Já viste o clássico da ficção científica “2001: Odisseia no Espaço”?